Whatsapp

Exercícios sobre as estações do ano

Exercícios de Geografia

Esta lista de exercícios avaliará a sua capacidade em identificar e caracterizar as estações do ano, assim como as principais dinâmicas relacionadas à ocorrência delas. Publicado por: Mateus Campos
questão 1

Qual é o movimento terrestre responsável pela ocorrência das estações do ano?

a) Nutação.

b) Transformação.

c) Rotação.

d) Translação.

e) Mutação.

questão 2

O fenômeno astronômico do __________________ é caracterizado pela maior incidência da radiação solar em um determinado hemisfério. Ele é responsável pelas estações do ano verão e inverno.

Qual termo completa corretamente a lacuna acima?

a) Veranico.

b) Chuva de monções.

c) Eclipse.

d) Equinócio.

e) Solstício.

questão 3

Neste fenômeno, a luz solar incide de maneira perpendicular à Linha do Equador, sendo o período de insolação solar igual nos dois hemisférios. Está atrelado ao início das estações do ano outono e primavera.

O período acima se refere ao:

a) equinócio.

b) intemperismo.

c) solstício.

d) periélio.

e) afélio.

questão 4

As estações do ano apresentam, a partir de uma visão generalista, diferentes características entre si. Em algumas regiões do globo, com destaque para áreas do Hemisfério Norte, há um tipo climático que permite visualizar de maneira didática a mudança das características das estações do ano. Qual é o nome desse tipo climático?

a) Tropical.

b) Polar.

c) Desértico.

d) Semiárido.

e) Temperado.

questão 5

No Brasil, ocorre entre os meses de março e junho, sendo claramente uma estação de transição. A sua principal característica são as mudanças atmosféricas que induzem a diminuição da temperatura e da pluviosidade.

O período acima se refere ao:

a) outono.

b) veranico.

c) friagem.

d) primavera.

e) verão.

questão 6

O verão é comumente conhecido no Brasil como a “estação das chuvas”. Tal referência está relacionada ao fato de que, na maior parte do Brasil, há uma elevação dos níveis de chuva durante o verão. Uma consequência negativa desse fenômeno nos centros urbanos brasileiros é o:

a) crescimento da produção agropecuária.

b) aumento da ocorrência de desastres naturais.

c) incremento da chuva ácida e da inversão térmica.

d) processo de expansão da mancha urbana.

e) desenvolvimento de ilhas de calor.

questão 7

No inverno, há um aumento da ocorrência de doenças respiratórias, diretamente relacionadas às características atmosféricas dessa estação do ano. Esse cenário é resultante da diminuição da:

a) latitude.

b) umidade.

c) altitude.

d) continentalidade.

e) maritimidade.

questão 8

A chegada da estação primavera é, no geral, muito comemorada pela população brasileira, em especial pela elevação das temperaturas. No Brasil, assim como no Hemisfério Sul, qual a data do equinócio de primavera?

a) 22 de março.

b) 20 de junho.

c) 22 de setembro.

d) 20 de julho.

e) 22 de dezembro.

questão 9

(IFRR) Muitos são os fatores que definem os diferentes tipos de clima no planeta Terra. E o clima subtropical, encontrado em áreas de médias latitudes, está presente em diversas regiões, especificamente no sul da América do Norte; áreas do centro, norte e Sul do continente africano; Austrália; sudeste da China; Península Arábica e norte da Índia. No Brasil, o clima subtropical está presente na região metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira, Campinas, Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. O que há em comum nessas regiões é que elas apresentam as seguintes características climatológicas:

a) no inverno, que costuma ser curto, a temperatura média anual fica em torno de 10°C, enquanto no verão fica em torno de 15°C. Há uma variação de temperaturas expressiva, ou seja, uma baixa amplitude térmica em boa parte do ano.

b) o índice pluviométrico mensal registrado fica entre 80 e 700 milímetros. É um índice considerado bastante elevado, principalmente na primavera, a estação mais quente.

c) com a ocorrência de geadas durante a estação do outono, principalmente em áreas de planícies aluviais, apresentando um verão mais longo.

d) o verão costuma ser curto, porém com temperaturas elevadas. Já o inverno é bastante rigoroso, com baixas temperaturas e alta amplitude térmica anual.

e) a umidade relativa do ar anual fica entre 20% e 30%, com chuvas mal distribuídas no ano, o que acarreta estações mal definidas, com uma primavera mais quente e o outono mais frio.

questão 10

(Unesp) A distribuição da radiação solar pela superfície terrestre é o principal desencadeador de fenômenos atmosféricos. Nas regiões de maior latitude, a incidência de raios solares é:

a) difusa, o que promove baixas temperaturas médias.

b) dispersa, o que promove áreas de baixa pressão.

c) concentrada, o que promove altas temperaturas médias.

d) variável, o que promove estações do ano bem definidas.

e) perpendicular, o que promove áreas de clima seco.

questão 11

(Unesp) Leia os textos.

Em países como Bélgica, França e Portugal, a temperatura chegou à casa dos 40 °C e a população precisou buscar maneiras de se refrescar. Parques, especialmente aqueles com fontes, têm sido o destino de muitos moradores. Aos idosos e crianças tem sido recomendado não sair às ruas nos horários de calor mais intenso para evitar problemas de saúde.

(www.terra.com.br, julho de 2010. Adaptado.)

A onda de frio na Europa já matou 28 pessoas. A nevasca que atinge do Reino Unido à Lituânia suspendeu milhares de voos e prejudicou as viagens de trens. Estradas estão bloqueadas. Na Polônia, os termômetros chegaram a registrar –33 °C.

(www.g1.com.br, dezembro de 2010.)

O tipo climático onde tradicionalmente se verifica essa grande variação de temperatura entre as estações do ano é o:

a) equatorial.

b) tropical.

c) semiárido.

d) polar.

e) temperado.

questão 12

(FGV) As variações de temperatura ao longo dos dias e noites nas diferentes estações do ano causam expansão e contração térmica nos materiais rochosos, levando à fragmentação dos grãos minerais. Além disso, os minerais, com diferentes coeficientes de dilatação térmica, comportam-se de forma diferenciada às variações de temperatura, o que provoca deslocamento relativo entre os cristais, rompendo a coesão inicial entre os grãos.

Todos os processos que causam desagregação das rochas, com separação dos grãos minerais antes coesos e com sua fragmentação, transformando a rocha inalterada em material descontínuo e friável, constituem o processo de

a) intemperismo físico.

b) laterização.

c) lixiviação.

d) formação das voçorocas.

e) ravinamento.

respostas
Questão 1

Alternativa D.

O movimento de translação é o responsável pela ocorrência das estações do ano. A partir dele, o planeta gira em torno do Sol, dando origem, junto com a inclinação do eixo terrestre, às características das estações.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa E.

O solstício marca a passagem das estações verão e inverno. Ele tem sua origem em um evento astronômico caracterizado pela ocorrência de uma maior insolação em um determinado hemisfério. Desse modo, quando há uma maior insolação no Hemisfério Norte, ocorre o início da estação verão nesse hemisfério e do inverno no Hemisfério Sul. Já quando há uma maior insolação no Hemisfério Sul, é verão nesse hemisfério e inverno no Hemisfério Norte.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa A.

O fenômeno astronômico do equinócio é marcado pelo mesmo nível de insolação nos dois hemisférios (Norte e Sul), uma vez que a luz do Sol incide de maneira direta na Linha do Equador. Desse modo, o equinócio marca o início do outono e da primavera.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa E.

O tipo climático temperado permite uma perfeita visualização das mudanças das quatro estações ao longo do ano. Na vegetação típica das áreas de clima temperado, as folhas amarelam no outono e caem no inverno; na primavera, a vegetação começa a florir e, por fim, no verão, as folhas ficam bem verdes.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa A.

A estação do outono, no Brasil, é claramente uma estação de transição, sendo marcada pela diminuição das temperaturas e das chuvas. Essa estação ocorre no Brasil entre os meses de março e junho e antecede o inverno.

Voltar a questão
Questão 6

Alternativa B.

Os eventos naturais, como desmoronamentos e enchentes, são potencializados pelos grandes volumes de chuva, assim como pela ocupação desordenada do solo urbano, em especial nas áreas de planícies pluviais e de encostas.

Voltar a questão
Questão 7

Alternativa B.

A diminuição da umidade no inverno faz com que o ar fique muito seco. Desse modo, há um aumento das doenças respiratórias, agravadas pelo grande volume de poluentes liberados pelas atividades humanas.

Voltar a questão
Questão 8

Alternativa C.

O equinócio da primavera ocorre no Brasil em 22 de setembro. Essa data é lembrada por muitos como o início da estação das flores, uma vez que, na primavera, várias espécies vegetais iniciam sua floração.

Voltar a questão
Questão 9

Alternativa D.

O clima subtropical possui um verão com temperaturas elevadas e um inverno com temperaturas muito baixas. Desse modo, a principal característica do clima subtropical é a alta diferença de temperatura ao longo das estações do ano.

Voltar a questão
Questão 10

Alternativa A.

Nas regiões de alta latitude, os raios solares incidem na superfície terrestre de maneira difusa. Desse modo, essas regiões são caracterizadas pelas baixas temperaturas, até mesmo nas estações mais quentes do ano.

Voltar a questão
Questão 11

Alternativa E.

O clima temperado é caracterizado pela elevada variação térmica anual. Além disso, nesse tipo climático, percebe-se de maneira muito didática a transição das estações do ano, em especial por meio da sua vegetação, que responde de maneira clara as diferentes características das estações.

Voltar a questão
Questão 12

Alternativa E.

O intemperismo físico está diretamente relacionado às estações do ano e suas características, uma vez que, a partir da influência da temperatura, ocorre a fragmentação de inúmeros materiais rochosos.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado