Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Falha de San Andreas

Exercícios de Geografia

A partir destes exercícios sobre a Falha de San Andreas, testaremos seus conhecimentos acerca do movimento transformante das placas tectônicas. Publicado por: Hugo Mota
questão 1

Considerando que a crosta terrestre está assentada sobre gigantescas placas sólidas e que elas se movimentam sobre o manto de modo lento e em direções distintas, podemos classificar seus movimentos em:

a) Aparente, divergente e convergente.

b) Uniforme, transformante e aparente.

c) Divergente, convergente e transformante.

d) Convergente, divergente e uniforme.

questão 2

A teoria da movimentação de placas foi proposta pelo alemão Alfred Wegener no inicio do século XX, a partir da observação do formato dos continentes e a dedução de que estes poderiam ter formato no passado um único bloco, teoria confirmada décadas mais tarde. Considerando a movimentação das placas, indique o tipo de movimento que a placa norte-americana realiza em relação a placa do pacífico e africana, respectivamente.

a) Convergente / Transformante

b) Divergente / Convergente

c) Transformante / Convergente

d) Transformante / Divergente

e) Divergente / Transformante

questão 3

(FGV) A figura abaixo apresenta o mapa-múndi com as principais placas litosféricas:

A teoria da tectônica de placas é um modelo para a Terra, em que a litosfera rígida e fria “flutua” sobre uma astenosfera plástica e quente. A litosfera é segmentada por fraturas, formando um mosaico com placas que deslizam horizontalmente por cima da astenosfera.

(Adaptado de: GUERRA, A. e CUNHA, S. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995, p.67.)

Existem diferentes tipos de movimentos entre placas tectônicas. Considerando a Falha de San Andreas, classifique o tipo de movimento realizado pelas placas que a compõem e o principal evento geológico a ele associado.

a) divergente; a ativação do processo plutônico;

b) conservativo; a ocorrência de terremotos;

c) destrutivo; a formação de fossas oceânicas;

d) construtivo; a formação de cadeias montanhosas;

e) convergente; a subducção da placa continental.

questão 4

Os acidentes geográficos são responsáveis pela alteração nas feições da paisagem, com destaque para os eventos expressos na crosta terrestre. Indique qual desses acidentes geográficos não se liga diretamente à movimentação das placas tectônicas.

a) Cordilheira do Himalaia

b) Falha de San Andreas

c) Cordilheira dos Andes

d) Gran Canyon

questão 5

Os terremotos no sul da Califórnia não deveriam ser notícia. Esta região do mundo registra cerca de 10.000 tremores por ano, a maioria imperceptíveis. Mas se acontecem todos em uma semana e no mesmo lugar, os especialistas se põem em alerta.” Retirado de: El País (acesso em 22 de janeiro de 2018).

O catastrófico terremoto que pode ocorrer na Falha de San Andreas (Califórnia, EUA) ficou conhecido como:

a) Big Ban

b) Big Fat

c) Little Boy

d) Big One

respostas
Questão 1

Letra C

Os movimentos das placas tectônicas podem ser classificados em: 1) divergentes, quando há o afastamento entre as placas (deslocamento em sentido contrário), como o que ocorre com a placa Africana e Sul-americana; 2) convergentes, quando há o choque entre as placas (movimento no mesmo sentido), como entre a Placa Indiana e a Euro-asiática, formando a cordilheira do Himalaia; 3) transformantes, quando as placas deslocam-se no sentido horizontal (lado a lado), como no caso das placas Norte-americana e a do Pacífico.

Voltar a questão
Questão 2

Letra D

O movimento realizado pela placa tectônica norte americana em relação a placa do Pacífico é transformante, preponderantemente, uma vez que uma pequena parte, ao norte da placa, pode ser considerado convergente. Já em relação a placa Africana esse movimento é divergente, formando assim a Dorsal Meso-oceânica.

Voltar a questão
Questão 3

Letra B

A movimentação de placas tectônicas na Falha de San Andreas, costa oeste dos Estados Unidos, envolve as Placas do Pacífico e Norte-americana em um movimento tangencial (também denominado conservativo ou transformante). Essa movimentação libera grande quantidade de energia e torna a região da Califórnia bastante suscetível à ocorrência de terremotos.

Voltar a questão
Questão 4

Letra D

O Gran Canyon localiza-se no Estado americano de Arizona (EUA) e formou-se por volta de 1,7 bilhões de anos em razão das ações erosivas do vento e, principalmente, da água do rio Colorado.

Voltar a questão
Questão 5

Letra D

O gigantesco terremoto que pode ocorrer na Falha de San Andreas ficou conhecido como “Big One” e, segundo especialistas, deve ocorrer no período de até 30 anos, uma vez que a porção sul da falha de San Andreas não registra grandes tremores há quase 300 anos.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola