Exercícios sobre a Falha de San Andreas
Considerando que a crosta terrestre está assentada sobre gigantescas placas sólidas e que elas se movimentam sobre o manto de modo lento e em direções distintas, podemos classificar seus movimentos em:
a) Aparente, divergente e convergente.
b) Uniforme, transformante e aparente.
c) Divergente, convergente e transformante.
d) Convergente, divergente e uniforme.
Letra C
Os movimentos das placas tectônicas podem ser classificados em: 1) divergentes, quando há o afastamento entre as placas (deslocamento em sentido contrário), como o que ocorre com a placa Africana e Sul-americana; 2) convergentes, quando há o choque entre as placas (movimento no mesmo sentido), como entre a Placa Indiana e a Euro-asiática, formando a cordilheira do Himalaia; 3) transformantes, quando as placas deslocam-se no sentido horizontal (lado a lado), como no caso das placas Norte-americana e a do Pacífico.
A teoria da movimentação de placas foi proposta pelo alemão Alfred Wegener no inicio do século XX, a partir da observação do formato dos continentes e a dedução de que estes poderiam ter formato no passado um único bloco, teoria confirmada décadas mais tarde. Considerando a movimentação das placas, indique o tipo de movimento que a placa norte-americana realiza em relação a placa do pacífico e africana, respectivamente.
a) Convergente / Transformante
b) Divergente / Convergente
c) Transformante / Convergente
d) Transformante / Divergente
e) Divergente / Transformante
Letra D
O movimento realizado pela placa tectônica norte americana em relação a placa do Pacífico é transformante, preponderantemente, uma vez que uma pequena parte, ao norte da placa, pode ser considerado convergente. Já em relação a placa Africana esse movimento é divergente, formando assim a Dorsal Meso-oceânica.
(FGV) A figura abaixo apresenta o mapa-múndi com as principais placas litosféricas:
A teoria da tectônica de placas é um modelo para a Terra, em que a litosfera rígida e fria “flutua” sobre uma astenosfera plástica e quente. A litosfera é segmentada por fraturas, formando um mosaico com placas que deslizam horizontalmente por cima da astenosfera.
(Adaptado de: GUERRA, A. e CUNHA, S. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995, p.67.)
Existem diferentes tipos de movimentos entre placas tectônicas. Considerando a Falha de San Andreas, classifique o tipo de movimento realizado pelas placas que a compõem e o principal evento geológico a ele associado.
a) divergente; a ativação do processo plutônico;
b) conservativo; a ocorrência de terremotos;
c) destrutivo; a formação de fossas oceânicas;
d) construtivo; a formação de cadeias montanhosas;
e) convergente; a subducção da placa continental.
Letra B
A movimentação de placas tectônicas na Falha de San Andreas, costa oeste dos Estados Unidos, envolve as Placas do Pacífico e Norte-americana em um movimento tangencial (também denominado conservativo ou transformante). Essa movimentação libera grande quantidade de energia e torna a região da Califórnia bastante suscetível à ocorrência de terremotos.
Os acidentes geográficos são responsáveis pela alteração nas feições da paisagem, com destaque para os eventos expressos na crosta terrestre. Indique qual desses acidentes geográficos não se liga diretamente à movimentação das placas tectônicas.
a) Cordilheira do Himalaia
b) Falha de San Andreas
c) Cordilheira dos Andes
d) Gran Canyon
Letra D
O Gran Canyon localiza-se no Estado americano de Arizona (EUA) e formou-se por volta de 1,7 bilhões de anos em razão das ações erosivas do vento e, principalmente, da água do rio Colorado.
“Os terremotos no sul da Califórnia não deveriam ser notícia. Esta região do mundo registra cerca de 10.000 tremores por ano, a maioria imperceptíveis. Mas se acontecem todos em uma semana e no mesmo lugar, os especialistas se põem em alerta.” Retirado de: El País (acesso em 22 de janeiro de 2018).
O catastrófico terremoto que pode ocorrer na Falha de San Andreas (Califórnia, EUA) ficou conhecido como:
a) Big Ban
b) Big Fat
c) Little Boy
d) Big One
Letra D
O gigantesco terremoto que pode ocorrer na Falha de San Andreas ficou conhecido como “Big One” e, segundo especialistas, deve ocorrer no período de até 30 anos, uma vez que a porção sul da falha de San Andreas não registra grandes tremores há quase 300 anos.