Exercícios sobre favelização e segregação urbana
Os processos de favelização e segregação urbana estão intimamente relacionados e os fatores que os desencadeiam também são comuns. Abaixo estão listadas as causas desses processos de exclusão urbana:
I) A segregação urbana e social é um dos fatores para a favelização.
II) Planejamento e gestão urbana ineficientes.
III) A segregação urbana e a favelização têm origem econômica e cultural.
IV) A formação das favelas intensifica a segregação socioespacial.
V) Desigualdades socioeconômicas.
Estão corretas as alternativas:
a) I, II e V.
b) Apenas a V.
c) I, II, III e IV.
d) I, IV e V.
e) Todas as alternativas.
Letra E
Os processos de favelização e segregação urbana estão tão relacionados que um intensifica o outro. Além disso, as desigualdades socioeconômicas e os problemas de gestão e planejamento urbanos são fatores importantes para a constituição desses processos.
São comumente reconhecidas como características das favelas as afirmativas abaixo, exceto:
a) Uma parcela considerável dos terrenos invadidos que deram origem às favelas pertencia ao poder público.
b) Esses espaços são conhecidos, especialmente pela segmentarização da mídia, como territórios com altos índices de violência e marginalização social de seus moradores.
c) Área de concentração populacional em que os terrenos não foram adquiridos originalmente por meio de relações de compra e venda, mas, sim, invasão de pessoas segregadas urbana e socialmente.
d) Espaço onde o planejamento e ordenamento urbanos são regra, e a população vive em condições socioespaciais privilegiadas.
e) Espaços onde há pouca ou nenhuma intervenção estatal no sentido de prover infraestrutura básica para os seus moradores.
Letra B
Essa alternativa está incorreta porque as favelas, em geral, são conhecidas pela ausência de planejamento e ordenamento urbanos, e a população desses locais, muitas vezes, vive em condições sociais desfavorecidas.
(PUC-RS)
Considere as afirmativas referentes às favelas no Brasil.
I. A existência das favelas está relacionada diretamente com o desequilíbrio entre baixa oferta de imóveis para compra e alta demanda de mercado.
II. A ocupação desordenada das favelas degrada o meio físico e causa problemas ambientais.
III. O aumento das favelas está associado ao ingresso, nas últimas décadas, de latino-americanos e
asiáticos, que entram ilegalmente no país.
IV. O êxodo rural e os baixos salários pagos nas áreas urbanas explicam o aumento das
favelas.
15) As afirmativas corretas são, apenas,
A) I e II.
B) I e III.
C) I e IV.
D) II e IV.
E) II, III e IV
Letra D
Estão corretas apenas as alternativas II e IV, pois:
-
A retirada da cobertura vegetal dos morros e a ausência de coleta de lixo e rede de esgoto em muitas favelas constituem problemas ambientais importantes.
-
As favelas resultam da exclusão e segregação sociais. O êxodo rural, causado especialmente pela mecanização no campo, e os baixos salários pagos às pessoas com pouca qualificação profissional são fatores preponderantes para a formação das favelas.
(Enem - 2011)
Subindo morros, margeando córregos ou penduradas em palafitas, as favelas fazem parte da paisagem de um terço dos municípios do país, abrigando mais de 10 milhões de pessoas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
MARTINS, A. R. A favela como um espaço da cidade.
Disponível em: http://www.revistaescola.abril.com.br. Acesso em: 31 jul. 2010.
A situação das favelas no país reporta a graves problemas de desordenamento territorial. Nesse sentido, uma característica comum a esses espaços tem sido
a) o planejamento para a implantação de infraestruturas urbanas necessárias para atender as necessidades básicas dos moradores.
b) a organização de associações de moradores interessadas na melhoria do espaço urbano e financiadas pelo poder público.
c) a presença de ações referentes à educação ambiental com consequente preservação dos espaços naturais circundantes.
d) a ocupação de áreas de risco suscetíveis a enchentes ou desmoronamentos com consequentes perdas materiais e humanas.
e) o isolamento socioeconômico dos moradores ocupantes desses espaços com a resultante multiplicação de políticas que tentam reverter esse quadro.
Letra D
Como fruto da segregação urbana nos grandes centros do Brasil, as favelas ocupam áreas de risco, que não são de interesse imobiliário, como as encostas de morros e margens de rios.