Exercícios sobre a formação de blocos econômicos
Discorra sobre a gênese e a importância da formação dos blocos econômicos.
No cenário mundial da globalização, as disputas econômicas entre os países se acirram cada vez mais. Uma das ideias mais populares a respeito da disputa pelo poder econômico mundial que surgiu foi a dos blocos econômicos regionais. Em várias partes do planeta, os países fizeram alianças objetivando seu fortalecimento perante a economia mundial, ou mesmo a intensificação das relações comerciais entre os aliados. Atualmente, existem pouco mais de trinta blocos econômicos regionais, envolvendo países de todas as partes do globo terrestre.
Os blocos econômicos possuem distintos níveis de integração econômica e acordos comerciais. Alguns se preocupam em fazer acordos somente comerciais, outros de cunho político-econômico. Sendo assim, cite os níveis de integração dos blocos econômicos e explique-os.
Existem quatro níveis de integração dos blocos econômicos: Zona de Livre Comércio, em que os acordos comerciais estabelecidos objetivam exclusivamente a redução ou a eliminação de taxas alfandegárias nas trocas comerciais entre os países membros; União Aduaneira, que resulta de uma mesma regulamentação para o comércio dos países do bloco com outras nações, adotando, assim, a chamada Tarifa Externa Comum (TEC); Mercado Comum, queengloba a Zona de Livre Comércio e a União Aduaneira, além de permitir a livre circulação de pessoas, mercadorias, capitais e serviços entre os países membros; União Política, Econômica e Monetária, estágio mais avançado de um bloco econômico, no qual as nações adotam a mesma política econômica, além de uma moeda única.
Marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) para as assertivas que seguem:
( ) A União Europeia (UE) foi criada no ano de 1991, a partir do Tratado de Maastricht, e implementada em 1993. Reúne, atualmente, 25 países do continente europeu. O seu nível de integração a configura como uma União Política, Econômica e Monetária.
( ) O MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) foi criado em 1991 por meio do Tratado de Assunção. Os quatro países da América do Sul que fundaram o bloco - membros efetivos - são: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
( ) O NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte) foi criado em 1988 com o objetivo de estreitar os laços políticos econômicos entre EUA, Canadá e México. Assim, o nível de integração desse bloco seria de um Mercado Comum.
( ) A APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) configura-se como uma Zona de Livre Comércio, a maior de que se tem notícia. São 20 países-membros, sendo todos do continente asiático e/ou banhados pelo Oceano Pacífico.
VERDADEIRO – A União Europeia é o bloco econômico que melhor expressa um projeto de organização e integração regional, englobando todos os níveis de integração: Zona de Livre Comércio, União Aduaneira, Mercado Comum e União Política, Econômica e Monetária. O euro é a moeda adotada por esse bloco.
VERDADEIRO – Alguns países, como Chile, Bolívia e Peru têm o status de membros associados. Apesar de certas discrepâncias econômicas entre os países-membros, o objetivo desse bloco econômico é a unificação nos moldes da União Europeia.
FALSO – O NAFTA é uma Zona de Livre Comércio criada somente para facilitar as trocas comerciais entre Estados Unidos e Canadá, porém, um ano depois, o México foi incluído no grupo.
VERDADEIRO – Esse bloco foi criado somente para facilitar as trocas comerciais entre os países-membros. São eles: Brunei, Indonésia, Japão, Malásia, Filipinas, Cingapura, Coreia do Sul, Tailândia, China, Taiwan, Papua Nova Guiné, Rússia e Vietnã (do continente asiático); Austrália, Canadá, Estados Unidos, México, Chile e Peru (banhados pelo Oceano Pacífico).
(PUC – RJ) Nos anos 90, os projetos de integração regional e formação de blocos econômicos passam a ser uma realidade. Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai formam, a partir de 1° de janeiro de 1995, uma zona de livre comércio – o Mercosul. Sobre este bloco regional, podemos afirmar:
I - o Mercosul procura estabelecer políticas comuns que permitam a livre circulação, entre países membros, de bens, capitais, serviços e trabalhadores.
II - a abertura econômica surgida com o Mercosul determinou uma reestruturação industrial e a adoção de novas estratégias de produção em razão da formação de um novo mercado de mais de 200 milhões de consumidores.
III - a desvalorização do real em relação ao dólar promoveu uma mudança nos fluxos comerciais entre Brasil e Argentina.
Está(ão) correta(s):
(A) apenas a afirmativa I.
(B) apenas a afirmativa III.
(C) as afirmativas I e II.
(D) as afirmativas II e III.
(E) as afirmativas I, II e III.
Letra “E”.Todas as afirmativas estão corretas. A de número 1 é o princípio básico que orientou a criação do bloco econômico. A de número 2 está correta não só pelas necessidades internas do novo bloco econômico, mas também porque a globalização passou a exigir ações econômicas mais eficientes. A de número 3 também está correta porque, após a desvalorização do real, as tensões de fundo econômico entre o Brasil e a Argentina aumentaram.