Exercícios sobre Geografia do Brasil
O território brasileiro é dividido em 27 unidades federativas e cinco grandes regiões. As alternativas abaixo apresentam unidades federativas da região Norte do Brasil, com exceção de
a) Tocantins.
b) Amazonas.
c) Mato Grosso.
d) Roraima.
e) Rondônia.
Letra C
A região Norte do Brasil é formada pelos seguintes estados: Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará, Amapá e Tocantins. O estado do Mato Grosso faz parte da região Centro-Oeste do Brasil.
O Brasil possui uma população total superior aos 200 milhões de habitantes. Uma característica demográfica nacional é a
a) diminuição da taxa de envelhecimento da população.
b) distribuição heterogênea da população no território.
c) acentuação da mortalidade infantil das crianças do país.
d) retração do número de idosos na população total.
e) quantificação pequena de população do tipo absoluta.
Letra B
A população do Brasil está distribuída de forma bastante desigual ao longo do território nacional, com forte concentração demográfica ao longo do centro-sul e do litoral brasileiro.
A partir dos números populacionais apresentados pelo Brasil, qual região possui o maior valor de população absoluta?
a) Sul.
b) Nordeste.
c) Centro-Oeste.
d) Sudeste.
e) Norte.
Letra D
A região Sudeste do Brasil, com cerca de 84 milhões de habitantes, é a mais populosa do Brasil, ou seja, possui o maior valor de população absoluta.
Qual o estado brasileiro que apresenta o maior valor de Produto Interno Bruto (PIB)?
a) Rio de Janeiro.
b) São Paulo.
c) Paraná.
d) Tocantins.
e) Minas Gerais.
Letra B
O estado de São Paulo, com um valor aproximado de 2,3 trilhões de reais, é o que apresenta o maior volume de produto interno bruto entre as unidades federativas brasileiras.
A vegetação de Caatinga encobre parte importante do território sudestino brasileiro. Uma característica desse tipo vegetacional é a
a) ocorrência de um clima tipicamente semiárido.
b) abundância de chuvas ao longo de todo o verão.
c) existência de estações do ano bem delimitadas.
d) frequência anual de temperaturas muito baixas.
e) presença de geadas especialmente no inverno.
Letra A
A vegetação de Caatinga ocorre em regiões de ocorrência do clima semiárido, logo marcadas pelas elevadas temperaturas e pelas precipitações escassas.
O clima tropical ocorre em boa parte da porção central do território brasileiro. Qual alternativa apresenta uma característica desse tipo climático?
a) A divisão sazonal entre duas estações do ano bem definidas.
b) A ocorrência de vastas precipitações ao longo de todo o ano.
c) A inexistência de um período do ano caracterizado pela seca.
d) O registro de médias térmicas bastante baixas durante o ano.
e) O pequeno volume de precipitação principalmente no verão.
Letra A
O clima tropical que acontece em parte significativa do território brasileiro é marcado pela ocorrência de duas estações bem definidas: uma mais quente e úmida e outra mais amena e seca. Para saber mais sobre esse tipo climático, clique aqui.
A geomorfologia do Brasil apresenta aspectos bastante heterogêneos em todo o território nacional. Qual a forma de relevo predominante no país?
a) Depressão.
b) Cordilheira.
c) Planície.
d) Montanha.
e) Planalto.
Letra E
As formas de planaltos são as mais relevantes no contexto geomorfológico brasileiro, visto que representam boa parte das feições geomorfológicas registradas no país.
Em relação à hidrografia brasileira, qual região do país possui a maior disponibilidade hídrica?
a) Sul.
b) Nordeste.
c) Centro-Oeste.
d) Sudeste.
e) Norte.
Letra E
A região Norte, em razão da presença de rios caudalosos e da ocorrência do clima tropical, possui a maior disponibilidade hídrica dentre as grandes regiões brasileiras.
(UCPel 2012) No Brasil, os climas predominantes são quentes, pois a maior parte do território brasileiro está localizada na zona tropical. Entretanto, existem diferentes tipos de clima quente, devido às variações de latitude combinadas com a altitude, a continentalidade e a influência das massas de ar. Sobre os tipos climáticos brasileiros, é correto afirmar que
a) o clima equatorial apresenta pequena amplitude térmica anual, ou seja, pouca diferença entre a temperatura média do mês mais quente e a temperatura média do mês mais frio. As chuvas costumam ser abundantes durante todo o ano. A influência principal é da massa equatorial continental, responsável pela grande ocorrência de chuva.
b) o clima tropical úmido ou continental é o que ocorre na parte central do Brasil, também chamado de litorâneo pela forte influência das massas de ar equatorial e tropical atlântica.
c) o clima subtropical também pode ser chamado de clima quente, pois a temperatura média do mês mais frio é superior a 18º C. Sua ocorrência se verifica principalmente nas partes mais elevadas da região Sudeste.
d) o clima tropical semiúmido ou continental é o que ocorre na maior parte do litoral do Nordeste brasileiro. Quando recebe a influência da massa de ar equatorial atlântica, diminui a falta de água no sertão.
e) o clima tropical semiárido se caracteriza pela escassez de chuvas, que, apesar de serem poucas, ocorrem bem distribuídas durante todo o ano. Sofre influência da massa de ar polar, que ameniza as temperaturas na chamada friagem do Norte do país.
Letra A
O clima equatorial, que ocorre na porção mais ao norte do território brasileiro, registra temperaturas elevadas, volumosas precipitações e pequena amplitude térmica. Para saber mais sobre esse tipo climático, clique aqui.
(IFMT 2017) A vegetação natural, apesar de amplamente devastada, continua sendo um dos elementos mais marcantes da paisagem geográfica do Brasil. Em relação a essa vegetação, assinale a alternativa que apresenta a associação correta.
a) Mata de araucária – também conhecida por floresta latifoliada, de clima subtropical úmido de encosta, ocupa a porção meridional do país.
b) Floresta Amazônica – é uma formação vegetal homogênea, densa, latifoliada, intermitente; abriga uma das maiores biodiversidade do planeta, pouco explorada até meados do século XX.
c) Mata Atlântica – predominam espécies aciculifoliadas; abrange a fachada litorânea e é homogênea; apresenta madeira de alto valor comercial, devido à durabilidade; sofreu exploração econômica tão intensa que praticamente desapareceu.
d) Caatinga – vegetação perene e hidrófila; plantas como os cactos e arbustos espinhosos se adaptam ao clima; desenvolve raízes que se aprofundam no solo em busca de água e tem folhas pequenas.
e) Cerrado – compõe-se de um estrato superior, com árvores e arbustos tortuosos, e de um estrato inferior, com predomínio de vegetação herbáceas; possui características tropófilas e caducifoliadas.
Letra E
O Cerrado, vegetação associada ao clima tropical típico que ocorre no Brasil, possui vegetação formada por espécies lenhosas e herbáceas, com troncos grossos e folhas espaçadas, comumente adaptadas à dualidade climática desse bioma. Para saber mais sobre esse bioma, clique aqui.
(UEA 2018) O Brasil é considerado um país____________ (com grande população absoluta), porém fracamente _____________(baixa densidade demográfica), com 22,4 hab/km² (CENSO, 2010), abaixo da média mundial, estimada em aproximadamente 40,26 hab/km².
Marcos A. de Moraes e Paulo Sérgio. S. Franco. Geografia Humana, 2011. Adaptado.
Assinale a alternativa cujos termos preenchem, respectivamente, as lacunas do texto.
a) populoso – povoado.
b) explorado – ocupado.
c) povoado – populoso.
d) continental – ocupado.
e) dinâmico – explorado.
Letra A
O Brasil é um país bastante populoso, visto que apresenta um grande volume de população absoluta, e ainda pouco povoado, uma vez que há pequena concentração populacional ao longo do território do país.
(Univesp 2019) A mundialização da economia capitalista gerou a segmentação do espaço econômico mundial. Essa característica geográfica se expressa no final do século XX na formação de blocos econômicos em todo o mundo (OLIVEIRA, 2011). Nesse contexto, leia o excerto abaixo e assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Um exemplo de bloco econômico é o ________________, criado a partir do Tratado de Assunção e assinado em 1991 entre Paraguai, Argentina, Uruguai e Brasil. O tratado estabeleceu a livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre os países, através da eliminação das barreiras tarifárias e não tarifárias, e do estabelecimento de uma tarifa comum em relação aos países fora do bloco.
a) Mercado Comum do Sul (Mercosul).
b) Mercado Comum da América Latina (Mercoal).
c) Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta).
d) Organização das Nações Unidas (ONU).
e) Grupo dos 8 (G-8).
Letra A
O Mercado Comum do Sul (Mercosul), bloco econômico entre Paraguai, Argentina, Uruguai e Brasil, é uma das principais organizações econômicas que tem como participante o Brasil.