Exercícios sobre Geografia Econômica
A Revolução Industrial foi um dos principais marcos da mudança econômica global. Esse processo foi iniciado na
a) Alemanha.
b) França.
c) Inglaterra.
d) Rússia.
e) Escócia.
Letra C
A Primeira Revolução Industrial foi iniciada na Inglaterra e marcou o processo de expansão da industrialização, que foi fundamental para o desenvolvimento econômico mundial. Para saber mais sobre essa revolução, clique aqui.
O processo de urbanização contribuiu de forma ativa para o desenvolvimento de vários setores econômicos. O crescimento das cidades foi impulsionado pelo
a) aumento da mortalidade.
b) uso de redes de internet.
c) consumo de alimentos.
d) declínio do capitalismo.
e) processo de êxodo rural.
Letra E
O processo de êxodo rural, ou seja, a saída da população do campo para a cidade, contribui para o crescimento dos centros urbanos, caracterizando o processo de urbanização em nível mundial.
A globalização é um dos principais aspectos do momento atual da economia mundial. Ela é marcada pelo
a) aumento no número de bilionários na sociedade global.
b) desenvolvimento dos transportes e das comunicações.
c) crescimento da igualdade social em todo o mundo.
d) processo de privatização de empresas transnacionais.
e) cenário de enriquecimento dos países subdesenvolvidos.
Letra B
A globalização é o processo de integração mundial marcado pelo desenvolvimento dos transportes e das comunicações. Para saber mais sobre esse processo, clique aqui.
O setor da economia que é formado pelas atividades industriais e de construção civil é corretamente chamado de
a) extrativista.
b) primário.
c) secundário.
d) policultura.
e) moderno.
Letra C
O setor secundário da economia, um dos setores que compõem o quadro econômico e produtivo global, é formado por atividades como a indústria e a construção civil.
Na Geografia Econômica os movimentos de bens, serviços, pessoas e capitais pelo espaço geográfico são expressos pelo conceito de
a) infraestrutura.
b) rede.
c) mercado.
d) fluxo.
e) desenvolvimento.
Letra D
O conceito de fluxo é um dos principais da Geografia Econômica. Ele remete ao movimento ou ainda ao deslocamento de bens, serviços, pessoas e capitais no espaço econômico mundial.
Atualmente, o cenário econômico brasileiro é marcado especialmente pela
a) importação de alimentos e minerais.
b) estatização das empresas privadas.
c) produção de bens de origem primária.
d) exportação de eletrônicos e de chips.
e) fabricação de bens de alta tecnologia.
Letra C
O Brasil é um dos principais produtores mundiais de bens agrícolas e minerais, que são produtos que compõem o chamado setor primário da economia.
No âmbito econômico mundial, o Brasil é corretamente classificado como um país
a) emergente.
b) comunista.
c) desenvolvido.
d) planificado.
e) socialista.
Letra A
O Brasil é um país economicamente classificado como emergente, visto que é uma nação em processo de desenvolvimento, com vasto parque industrial e relativo crescimento econômico.
As alternativas abaixo apresentam alguns dos mais importantes organismos e blocos econômicos mundiais. De qual deles o Brasil faz parte?
a) OCDE.
b) G7.
c) Asean.
d) G8.
e) Brics.
Letra E
O Brasil compõe, junto a Rússia, Índia, China e África do Sul, o agrupamento Brics, que é formado por potências emergentes mundiais. Para sabe mais sobre o Brics, clique aqui.
(UEPB 2010) Identifique, entre as proposições, a que NÃO está correta em relação ao processo das redes no mundo globalizado.
a) O sistema de redes permite que diversas atividades e a estrutura da produção sejam reorganizadas e as interações complexas impulsionem a economia mundial.
b) A globalização e os avanços tecnológicos tornaram a informática e as comunicações mais acessíveis, permitindo o processamento, o armazenamento e a distribuição rápida de informações através de redes de comunicação para o mundo financeiro globalizado.
c) A economia cibernética e virtual não é excludente e está ao alcance de todas as camadas da sociedade.
d) A confiabilidade no tráfego de informações concretizou a mundialização do mercado financeiro e comercial. A cibereconomia gira diariamente em moedas nacionais, bilhões de dólares e euros.
e) Os satélites artificiais, a telefonia e a informática constituem o tripé da era da comunicação em tempo real.
Letra C
A economia virtual não está disponível para todos os indivíduos, visto que não são todos que possuem condições financeiras de adquirir ferramentas tecnológicas, como celulares e computadores.
(Unesp 2010) As duas guerras mundiais cortaram boa parte dos vínculos econômicos entre os países. Depois de 1945, a economia capitalista recuperou, pouco a pouco, seu alcance mundial, num processo conduzido, principalmente, pelas empresas multinacionais. A partir do final da década de 1980, o cenário econômico mundial passou por profundas transformações. Dentre elas, a ascensão ao poder, nos dois países mais importantes do mundo capitalista, do presidente norte-americano Ronald Reagan e da primeira-ministra britânica Margaret Thatcher. Suas ações políticas atacaram os direitos trabalhistas e os benefícios sociais, em prejuízo da maioria da população. O objetivo era aumentar a parcela da riqueza nacional em mãos dos capitalistas. A desigualdade social se acentuou. As empresas estatais foram quase todas privatizadas e o controle do Estado sobre as companhias particulares foi reduzido ao mínimo. Outra mudança importante nesse período foi o fim do comunismo soviético, numa sequência de eventos que têm como marco a queda do Muro de Berlim, em 1989. A Guerra Fria terminou, com a vitória indiscutível do capitalismo.
Igor Fuser, Geopolítica: o mundo em conflito, 2006. Adaptado.
O texto enfatiza a ascensão ao poder de líderes políticos partidários
a) do socialismo
b) do neoliberalismo.
c) do comunismo.
d) do fascismo.
e) da social-democracia.
Letra B
O neoliberalismo é uma das principais doutrinas econômicas utilizadas até a atualidade. Ele prega a mínima intervenção do Estado na economia por meio da adoção de políticas econômicas liberais.
(PUC-RJ 2016) As organizações de cooperação internacional cresceram muito após a 2ª Guerra Mundial. Em 1948, uma dessas organizações foi criada para gerir o Plano Marshall, que reconstruiria a Europa destruída pelo conflito. Posteriormente, nos anos de 1960, essa organização passou a aceitar membros não europeus que seguissem os preceitos da democracia representativa e da economia de livre mercado. Atualmente, ela fornece uma plataforma ampla de comparação entre políticas econômicas, visando a solucionar problemas comuns e coordenar políticas domésticas e internacionais, sendo referência em temas sobre modelos de desenvolvimento e qualidade de vida, em múltiplas escalas. Ela é denominada de Organização:
a) do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
b) para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
c) dos Estados Americanos (OEA).
d) Mundial do Comércio (OMC).
e) das Nações Unidas (ONU).
Letra B
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é um exemplo de agrupamento econômico global que reúne nações com relativo desenvolvimento social que adotam uma economia de livre mercado. Para saber mais sobre a OCDE, clique aqui.
(IF-MT 2017) O G7 é um grupo de países que mantêm vínculos políticos importantes e sustentam políticas voltadas ao fortalecimento de suas economias. As suas orientações visam, basicamente, ao favorecimento de produção agrícola, comercial, industrial e financeira de seus membros. Os países que compõem o G7 são:
a) Inglaterra, Espanha, Portugal, Japão, Canadá, Rússia e China.
b) Japão, Canada, EUA, Espanha, Portugal, Itália e Alemanha
c) EUA, Bélgica, França, Espanha, Canadá, Inglaterra e Itália.
d) EUA, Grã-Bretanha, Canadá, Alemanha, França, Itália e Japão.
e) EUA, China, México, Canadá, Japão, Rússia e Bélgica.
Letra D
O Grupo dos Sete (G7) é um agrupamento econômico que reúne sete das principais potências econômicas em nível mundial. Os países que fazem parte do G7 são: Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Alemanha, França, Itália e Japão.