Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Ku Klux Klan

Exercícios de História

Avalie os seus conhecimentos a respeito da maior organização terrorista que surgiu nos Estados Unidos: a Ku Klux Klan, organização que promove o ódio contra negros. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

A Ku Kux Klan é conhecida por ser uma organização terrorista que persegue e comete atos de violência contra negros. Essa organização surgiu em qual contexto da história dos Estados Unidos?

a) Guerra Civil Americana

b) Reconstrução

c) Revolução Americana

d) Grande Depressão

e) Macartismo

questão 2

A Ku Klux Klan possui trajes e símbolos que nos possibilitam facilmente fazer a sua identificação. Sendo assim, qual das alternativas a seguir traz um dos símbolos que marcaram a Klan?

a) Corvo

b) Cruz celta

c) Suástica

d) Cruz em chamas

e) Trovão

questão 3

A primeira fase da Klan estendeu-se de 1866 a 1871, e a decadência dessa organização a partir de 1871 esteve diretamente relacionada com:

a) 13ª Emenda Constitucional.

b) Klan Act.

c) Black Codes.

d) Bill of Rights.

e) Prohibition.

questão 4

Como o contexto histórico após a Guerra Civil Americana influenciou o surgimento da Ku Klux Klan?

a) Os sulistas brancos estavam insatisfeitos com a abolição do trabalho escravo e com as leis que debatiam a ampliação dos direitos civis dos negros.

b) O assassinato de Abraham Lincoln por um ex-escravo enfureceu os sulistas escravocratas.

c) A crise econômica do sul motivou os sulistas a atacar os negros para roubar as riquezas que eles haviam adquirido durante a guerra.

d) Foi uma reação direta a uma ordem dos congressistas nortistas de prender Robert E. Lee, general das tropas confederadas.

e) O surgimento de Black Codes, leis propostas pelos nortistas que obrigavam os ex-donos de escravos a indenizá-los.

respostas
Questão 1

LETRA B

A Ku Klux Klan surgiu no Tennessee, estado ao sul dos Estados Unidos, em 1866, durante a fase conhecida como Reconstrução. Essa fase faz menção ao período após a Guerra Civil Americana em que os estados sulistas foram reintegrados à União e que as mudanças referentes ao fim do trabalho escravo começaram a ser implementadas.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA D

A cruz em chamas passou a fazer parte da Ku Klux Klan a partir da sua segunda fase, iniciada em 1915 e finalizada em meados da década de 1940.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA B

O enfraquecimento da Klan em sua primeira fase de atuação relacionou-se com uma lei decretada pelo governo americano em 1871. Essa lei foi aprovada pelo presidente Ulysses Grant e ampliou os mecanismos do governo americano para combater as organizações supremacistas.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA A

A Klan surgiu a princípio como uma organização secreta para que seus membros pudessem divertir-se. Por causa do contexto do sul dos Estados Unidos, a organização passou a perseguir os negros e aqueles que defendiam a ampliação dos direitos deles. Muitos sulistas americanos estavam insatisfeitos com a abolição do trabalho escravo e com as leis que ampliavam os direitos civis dos negros na época. O uso da violência foi a forma encontrada para intimidar e calar todos que defendiam os direitos dos negros no sul dos Estados Unidos.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola