Exercícios sobre IDH
Sobre o IDH, assinale a opção correta:
A) É um indicador qualitativo de desenvolvimento humano.
B) Analisa cinco parâmetros relacionados à sociedade global.
C) Mede o nível de desigualdade social entre as comunidades.
D) É um indicador quantitativo de desenvolvimento humano.
E) Possui caráter puramente voltado para a economia.
Alternativa D. O IDH é um indicador quantitativo, uma vez que expressa, por meio da variável valor, o nível de desenvolvimento humano de uma determinada sociedade.
O IDH, o PIB e o Gini são indicadores muito utilizados para a análise de aspectos humanos da sociedade. No caso do IDH, pode-se afirmar que
A) possui caráter numericamente estável de suas variáveis sociais e econômicas.
B) indica o desenvolvimento humano de uma nação por meio de suas riquezas.
C) apresenta indicadores que podem sofrer variações numéricas ao longo do tempo.
D) permite analisar a desigualdade de acesso às políticas públicas de habitação.
E) tem como variável principal a renda de cada trabalhador assalariado.
Alternativa C. O IDH é um indicador socioeconômico variável, uma vez que as transformações que acontecem na sociedade, nos aspectos sociais e econômicos, alteram seu valor. Um exemplo: a queda da expectativa de vida devido a uma pandemia pode gerar uma redução no valor final do IDH.
Os valores do IDH podem variar de 0 a 1 em uma escala. Com relação aos índices numéricos do IDH, qual afirmativa apresenta uma relação correta:
A) O valor de IDH mais próximo de 1 indica um alto nível de desenvolvimento humano.
B) O IDH no valor de 0,8 é considerado um padrão muito baixo para o cenário mundial.
C) O valor de IDH acima de 0,9 é impossível de ser alcançado pelos países do globo.
D) O índice mais próximo de 0,1 indica um IDH adequado para o desenvolvimento.
E) Os valores de 0,1 e 0,2 de IDH são muito recorrentes nas regiões mais desenvolvidas.
Alternativa A. O IDH varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o lugar, já quanto mais perto de 0, menos desenvolvido ele é.
O IDH avalia parâmetros relacionados à saúde, educação e renda. No caso da educação, quais são os dois pontos avaliados:
A) quantidade de analfabetos e não analfabetos.
B) anos previstos de estudo e média de anos de escolaridade.
C) força de trabalho formada em Ensino Técnico e Ensino Superior.
D) idade de entrada e idade de saída do Ensino Fundamental.
E) maior percentual de população com nível médio e superior.
Alternativa B. O parâmetro educação, no IDH, é composto de duas variáveis. A primeira é a previsão de anos de estudo de uma criança ao nascer, e a segunda é a média de estudos da população em geral.
Nos últimos anos, os relatórios de IDH divulgados pela Organização das Nações unidas (ONU), em nível mundial, indicam um país na dianteira do desenvolvimento humano no mundo. Localizado no norte da Europa, é reconhecido por sua sociedade igualitária, alto nível de renda e amplo acesso da população às políticas de saúde e educação. Qual o nome desse país:
A) Rússia
B) Grécia
C) Noruega
D) Israel
E) Portugal
Fazendo-se uma análise da distribuição espacial do IDH no mundo, percebe-se que o continente que possui os menores valores de IDH no cenário mundial é
A) a África.
B) a Ásia.
C) a Oceania.
D) a América Latina.
E) a América Central.
Alternativa A. A maior concentração de países com IDH baixo ou muito baixo está na África. Esse cenário reflete o processo predatório de colonização que aconteceu no continente, assim como a instabilidade política e o baixo crescimento econômico, característicos de vários países africanos.
De acordo com a classificação mundial do IDH, elaborada pela ONU, o Brasil pode ser considerado um país com IDH
A) muito alto.
B) alto.
C) médio.
D) baixo.
E) muito baixo.
Alternativa B. O Brasil, apesar da dificuldade de implementação de políticas de saúde e educação, possui um IDH considerado alto. No ano de 2019, por exemplo, o IDH do país foi de 0,765.
O IDH é um indicador que pode ser aplicado em países, mas também em outras escalas espaciais, como cidades e estados. No caso do Brasil, o maior IDH das unidades federativas é o do
A) Pará.
B) Rio Grande do Sul.
C) Mato Grosso.
D) Amapá.
E) Distrito Federal.
Alternativa E. O Distrito Federal é o ente federativo brasileiro que possui o maior IDH do país. O resultado expressivo é fruto, em especial, da alta renda dos moradores locais. O IDH do Distrito Federal, em 2019, foi de 0,824, considerado muito alto.
(Ufal) A partir da década de 90, ocorreram muitas mudanças no perfil demográfico do Brasil. Muitas afirmações usadas frequentemente em estudos da população brasileira já não correspondem à realidade. Éramos um país jovem. Estamos envelhecendo; o brasileiro vive mais e a taxa de fecundidade caiu. Desde 1970 não somos mais um Brasil rural. Melhoramos nossos indicadores sociais, porém as desigualdades tornam nosso povo mais pobre: a concentração de renda nas mãos de uma pequena parcela da população. O Brasil, atualmente, ocupa a 70ª posição no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), segundo o IBGE. Para definição desse índice, são utilizadas variáveis básicas, referentes ao modo como vive a população.
Com base no texto e em seus conhecimentos, quais as variáveis que fazem parte do IDH?
A) Educação, taxa de fecundidade e taxa de desemprego.
B) Renda per capita, expectativa de vida e educação.
C) Taxa de desemprego, taxa de exportação e expectativa de vida.
D) Taxa de exportação, consumo de energia e educação.
E) Expectativa de vida, renda per capita e taxa de exportação.
Alternativa B. Os três parâmetros que compõem o IDH são: a renda per capita da população, a expectativa de vida da população, e a educação (dividida em anos previstos de estudo e média de anos de escolaridade).
(UCPEL) Desde 1993, a ONU (Organização das Nações Unidas) tem utilizado uma medida comparativa entre países que permite uma avaliação mais complexa das características de cada um. Trata-se do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), utilizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano em seus relatórios.
O IDH de cada país é calculado com base nas seguintes variáveis:
A) saúde, educação e trabalho.
B) educação, produto interno bruto e taxa de mortalidade.
C) renda per capita, emprego e saúde.
D) longevidade, educação e renda.
E) expectativa de vida, educação e taxa de mortalidade infantil.
Alternativa D. A questão apresenta os três parâmetros do IDH de uma forma mais generalizada. Desse maneira, longevidade refere-se à expectativa de vida; renda é a produção total de riquezas dividida pela população; e a educação diz respeito aos anos previstos e médios de estudo da população.
(PUC-RS) Responder a questão considerando a tabela que apresenta dados referentes ao Índice de Desenvolvimento Humano do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
País |
IDH |
França |
0,932 |
Tailândia |
0,768 |
Bangladesh |
0,509 |
Ruanda |
0,431 |
Noruega |
0,956 |
A partir das informações da tabela, é correto afirmar:
A) A expectativa de vida em Bangladesh deve ser inferior à da França, embora a renda per capita e os índices de escolarização possam ser os mesmos nos dois países.
B) Tanto Tailândia como Ruanda são países considerados de IDH insatisfatório ou baixo, portanto, com expectativa de vida para homens e mulheres inferior aos 50 anos.
C) A França e a Noruega são consideradas como países de IDH elevado, portanto, autossuficientes quanto à produção de energia.
D) A Tailândia, por apresentar um IDH considerado médio, deve possuir taxas de analfabetismo próximas a zero.
E) O contraste entre os países da tabela evidencia a relação que existe entre IDH e a situação econômica e tecnológica dos países.
Alternativa E. A tabela apresenta a desigualdade econômica e social entre os países expressa pelo IDH. No caso de Noruega e França, ambas são países desenvolvidos e altamente industrializados. Já os demais possuem uma economia pouco desenvolvida baseada na exportação de bens primários e artigos poucos duráveis.
(FGV 2014) Por meio das doze zonas francas, como a Zonamérica, o país ganhou competitividade em relação aos dois vizinhos da fronteira. As vantagens fiscais levaram multinacionais da Europa, dos EUA e da Ásia a colocarem nessas zonas francas seus pontos de escoamento para os demais países da região. Essas empresas encontraram nesse país uma alternativa às rígidas restrições à importação na Argentina e aos gargalos portuários no Brasil, mesmo sendo o mercado brasileiro o principal cliente para a maioria. Na Zonamérica só há empresas de serviços. O forte das atividades concentra-se nas áreas de logística, call centers, tecnologia da informação e serviços financeiros. Entre a longa lista de vantagens oferecidas pelo país, estão elevado IDH, segurança, democracia, mão de obra bilíngue e qualificada, baixas posições em problemas como corrupção e liberdade no uso de moedas diferentes.
(Valor Econômico, 23.08. 2014. Adaptado)
O texto refere-se
A) à Venezuela.
B) à Colômbia.
C) ao Peru.
D) ao Paraguai.
E) ao Uruguai.
Alternativa E. O Uruguai é o país da América do Sul que apresenta o maior valor do IDH. O indicador reflete as políticas econômicas e sociais do país, que atraem um grande volume de investimentos e auxiliam no desenvolvimento da nação.