Whatsapp

Exercícios sobre imigração

Exercícios de Geografia

Esta lista de exercícios avaliará a sua capacidade em reconhecer os principais processos envolvidos nos movimentos de imigração populacional que são realizados pelo globo. Publicado por: Mateus Campos
questão 1

Em Geografia da População, qual o termo que designa corretamente o movimento de entrada de um indivíduo em um determinado território?

a) Migração intraurbana.

b) Imigração.

c) Transumância.

d) Emigração.

e) Migração pendular.

questão 2

O movimento de “fuga de cérebros” consiste na entrada de profissionais qualificados em países que oferecem melhores condições de trabalho. Esse movimento de imigração é classificado como de origem:

a) forçada.

b) climática.

c) pendular.

d) econômica.

e) religiosa.

questão 3

Nos últimos anos, um grande volume de venezuelanos tem entrado no Brasil em busca de melhores condições de vida. Uma causa da imigração venezuelana para o Brasil é a:

a) sequência de desastres naturais que atingiram o litoral caribenho do país.

b) instabilidade política que se reflete na piora das condições de vida da população.

c) perseguição religiosa que acontece na maior parte do interior do país.

d) ascensão de grupos políticos apoiados pelas forças militares estadunidenses.

e) elevação dos preços dos combustíveis fósseis no mercado internacional.

questão 4

O Brasil tem registrado, nas últimas décadas, um grande volume de entrada de imigrantes venezuelanos e haitianos. No caso específico dos haitianos, a entrada dessa população em território brasileiro teve como elemento disparador a

a) indisponibilidade de água potável para a população das principais cidades do Haiti.

b) disputa militar entre os países caribenhos pela posse de ilhas oceânicas da região.

c) elevação das tensões raciais entre os principais grupos étnicos da população local.

d) perseguição política sofrida pelas minorias religiosas que habitam o interior do Haiti.

e) ocorrência de fenômeno sísmico de alta magnitude que gerou muitos impactos no país.

questão 5

Qual o termo corretamente aplicado para os indivíduos que saem do seu país de origem por sofrerem perseguição sistemática por questões étnicas e culturais?

a) Perseguido político.

b) Emigrante.

c) Refugiado.

d) Assentado.

e) Imigrante interno.

questão 6

Na atualidade, razões econômicas, políticas e sociais são os principais elementos de atração de imigrantes no globo. Assinale corretamente a alternativa que indica as regiões do globo que concentram o maior fluxo de entrada de imigrantes.

a) América Latina e Sul da Europa.

b) Europa do Norte e África Subsaariana.

c) Sudeste Asiático e Europa Oriental.

d) Europa Ocidental e América do Norte.

e) Norte de África e Oriente Médio.

questão 7

A imigração europeia para o Brasil, desde o fim do século XIX até meados do século XX, está diretamente associada ao:

a) uso de trabalhadores para aquecer o mercado de bens manufaturados.

b) processo de crescimento da indústria automobilística nacional.

c) início do desenvolvimento da atividade de mineração no país.

d) aumento do volume de escravos na produção agrícola brasileira.

e) emprego de políticas estatais para atração de mão de obra para o campo.

questão 8

A imigração interna é um movimento que ganhou força no Brasil ao longo do século XX, em especial por meio da expansão da industrialização. Qual o estado brasileiro que centralizou a entrada de imigrantes internos no último século?

a) Santa Catarina.

b) Minas Gerais.

c) Espírito Santo.

d) São Paulo.

e) Mato Grosso.

questão 9

(IFFAR-2019) Na primeira República (1889-1930), no Brasil, o processo de crescimento industrial foi acompanhado pelo aumento do número de cidades. Essa associação entre industrialização e urbanização, no caso brasileiro, está estreitamente ligada ao aumento do(a):

a) escravidão.

b) mão de obra assalariada no campo.

c) imigração.

d) uso da mão de obra indígena no meio urbano.

e) emigração.

questão 10

(Unesp-2018) A imigração de muçulmanos para diferentes países do mundo tem gerado um fenômeno conhecido por islamofobia, ou seja, sentimento de aversão aos fiéis ao islamismo. Esse sentimento de aversão é legitimado:

a) pelas resoluções da ONU, que oneram os países responsáveis pela ajuda humanitária.

b) pela velha ordem mundial, cuja origem se relaciona à Guerra Fria.

c) pela guerra ao terror, cuja origem remete à Doutrina Bush.

d) pelas leis trabalhistas arcaicas, que impedem o imigrante de trabalhar legalmente.

e) pelas cotas de imigração, cuja origem remonta ao Tratado de Roma.

questão 11

(UFPR-2018) A seleção de futebol da França, campeã da Copa de 2018, possui mais da metade dos seus jogadores de origem africana e/ou árabe. Desde 1998, a seleção francesa é conhecida em seu país como equipe “black-blanc-beur” (negra, branca e árabe). Uma razão histórica do aumento da diversidade étnica, racial e religiosa na Europa, presente nos dias atuais, é:

a) a crescente imigração de pessoas oriundas de países em conflito étnico na África, de ex-colônias europeias na África e na Ásia e de nações desenvolvidas na Oceania e nas Américas a partir dos anos 1940.

b) a crescente imigração de pessoas oriundas de países em guerra no Oriente Médio, de países em descolonização na África e na Ásia e de nações pobres na África, Ásia e Américas a partir dos anos 1970.

c) a crescente imigração de pessoas oriundas de países em crise econômica na América do Norte, de países em guerra civil na América do Sul e de nações subdesenvolvidas na África a partir dos anos 1990.

d) a crescente imigração de pessoas oriundas de países em crise humanitária no Oriente Médio, de países em conflito civil pertencentes à antiga União Soviética e de nações do Primeiro Mundo durante a crise financeira de 2008.

e) a crescente imigração de pessoas oriundas de países asiáticos em decorrência da Revolução Cultural Chinesa, de países subdesenvolvidos pós-coloniais da África e de nações latino-americanas em crise a partir dos anos 1930.

questão 12

(Unicentro-2016) Os conhecimentos sobre a população mundial e brasileira possibilitam afirmar:

a) Os Estados Unidos adotaram uma política restritiva à imigração porque, na última década, ocorreu uma explosão demográfica no país.

b) O Japão estimula a imigração porque a população local está envelhecendo e há falta mão de obra no país, o que já inviabiliza as atividades econômicas.

c) A pirâmide etária brasileira vem se modificando e, atualmente, ela é igual à francesa.

d) A transumância, maior movimento da população brasileira, está relacionada à implantação da agroindústria.

e) Os movimentos xenofóbicos, nas últimas décadas, estão se ampliando nos países centrais, principalmente na Europa.

respostas
Questão 1

Letra B.

O movimento de entrada de uma população em um determinado território para estabelecer moradia, sendo esse território diferente de sua origem, é chamado de imigração.

Voltar a questão
Questão 2

Letra D.

A “fuga de cérebros” é um clássico exemplo de imigração econômica, ou seja, um movimento populacional que tem como característica principal a busca por melhores condições de emprego e renda.

Voltar a questão
Questão 3

Letra B.

A Venezuela vivencia nas últimas décadas vários distúrbios de caráter político e econômico. Dessa maneira, muitos imigrantes venezuelanos, em razão do cenário interno adverso e da falta de perspectivas localmente, buscam no Brasil melhores condições de vida.

Voltar a questão
Questão 4

Letra E.

O elemento natural desencadeador da imigração haitiana, em especial para o Brasil, foi o forte terremoto que atingiu o país em 2010. As condições precárias do país, que já existiam anteriormente, foram ressaltadas em razão dos prejuízos gerados pelo tremor de terra.

Voltar a questão
Questão 5

Letra C.

O termo refugiado designa corretamente o indivíduo que sai do seu território de origem em função de uma perseguição sistemática, seja por questões culturais, como a religião, seja étnicas, como a raça. O mundo vivencia uma crise de refugiados nos últimos anos, fomentada por conflitos bélicos localizados, além de distúrbios sociais e econômicos.

Voltar a questão
Questão 6

Letra D.

As regiões do globo que concentram o maior fluxo de entrada de imigrantes são a América do Norte e a Europa Ocidental. Nessas regiões, estão localizados países desenvolvidos e industrializados, que são muito buscados por imigrantes, principalmente econômicos, em busca de melhores condições de vida.

Voltar a questão
Questão 7

Letra E.

A imigração europeia para o Brasil teve como contexto a ação do Estado brasileiro, que, a partir do fim da escravidão, buscou alternativas de substituição de mão de obra para o trabalho nas áreas rurais do país. Portanto, os imigrantes europeus foram atraídos para o Brasil por meio da ação estatal, que buscava trabalhadores para as fazendas do país.

Voltar a questão
Questão 8

Letra D.

O estado de São Paulo foi o principal receptor de imigrantes no século XX, quando comparado aos demais entes federados do Brasil. O principal motivo para tal está centrado no processo de industrialização brasileira, que foi amplamente concentrado nesse estado. Sendo assim, muitos indivíduos de outros estados do país migraram para São Paulo em busca de trabalho e renda.

Voltar a questão
Questão 9

Letra C.

O processo de urbanização brasileiro foi fomentado pelo crescimento da imigração no país, em especial da migração campo-cidade, também chamada êxodo rural. O principal motor para esse deslocamento populacional em larga escola foi a industrialização do país, que se desenvolvia nas principais cidades brasileiras.

Voltar a questão
Questão 10

Letra C.

A Guerra ao Terror foi um movimento encabeçado pelo ex-presidente americano George W. Bush, na primeira década do século XXI, marcado pela invasão estadunidense de países como Afeganistão e Iraque, por meio do argumento de combater o terrorismo global. Esses eventos desencadearam uma onda de islamofobia, ou seja, de aversão aos praticantes do islamismo, que formam a maior parte da população dos países invadidos pelos Estados Unios nesse período. Esse movimento foi e ainda é muito forte em solo estadunidense e também em países europeus.

Voltar a questão
Questão 11

Letra B.

O processo de imigração da população em termos globais tem como principal centro receptor a Europa. Portanto, o continente tem registrado um aumento da diversidade étnica, linguística e religiosa nos seus territórios. A principal fonte desse movimento são os países subdesenvolvidos, no geral ex-colônias europeias e nações que vivem conflitos diversos.

Voltar a questão
Questão 12

Letra E.

O crescente aumento dos movimentos de xenofobia na Europa deve-se ao crescimento da entrada de imigrantes em território europeu. A xenofobia é uma característica marcante do processo de imigração nesse continente, sendo inclusive ancorada por ações políticas.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado