Exercícios sobre o modelo atômico de Thomson

Exercícios de Química

Estes exercícios sobre o modelo atômico de Thomson abordam as características utilizadas por esse cientista para explicar a constituição do átomo. Publicado por: Diogo Lopes Dias
questão 1

Dadas as seguintes observações:

I- Natureza elétrica da matéria

II- Indivisibilidade do átomo

III- Presença de partículas pequenas e com carga no átomo

E considerando que o modelo de Thomson tratou de novos conhecimentos sobre o átomo, que até então não haviam sido propostos por falta de embasamento científico, quais dos itens a seguir estão de acordo com esse modelo atômico?

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e II.

e) I e III.

questão 2

Thomson propôs seu modelo atômico tendo como base descobertas relacionadas com a radioatividade e experimentos realizados com o tubo de raios catódicos, construído pelos cientistas Geissler e Crookes. Com esse experimento, Thomson chegou à conclusão de que, quando os átomos do material gasoso no interior do tubo eram submetidos a uma alta tensão, partículas de natureza negativa eram arrancadas e direcionadas até a placa positiva (ânodo). Baseado nesse experimento, ele batizou as partículas negativas do átomo de:

a) Elétrons.

b) Prótons.

c) Nêutrons.

d) Subníveis.

questão 3

(Fuvest-SP) Thomson determinou, pela primeira vez, a relação entre a massa e a carga do elétron, o que pode ser considerado como a descoberta do elétron. É reconhecida como uma contribuição de Thomson ao modelo atômico:

a) o átomo ser indivisível.

b) a existência de partículas subatômicas.

c) os elétrons ocuparem níveis discretos de energia.

d) os elétrons girarem em órbitas circulares ao redor do núcleo.

e) o átomo possuir um núcleo com carga positiva e uma eletrosfera.

questão 4

(UFMG-MG) Na experiência de espalhamento de partículas alfa, conhecida como “experiência de Rutherford”, um feixe de partículas alfa foi dirigido contra uma lâmina finíssima de ouro, e os experimentadores (Geiger e Marsden) observaram que um grande número dessas partículas atravessava a lâmina sem sofrer desvios, mas que um pequeno número sofria desvios muito acentuados. Esse resultado levou Rutherford a modificar o modelo atômico de Thomson, propondo a existência de um núcleo de carga positiva, de tamanho reduzido e com, praticamente, toda a massa do átomo. Assinale a alternativa que apresenta o resultado que era previsto para o experimento de acordo com o modelo de Thomson.

a) A maioria das partículas atravessariam a lâmina de ouro sem sofrer desvios e um pequeno número sofreria desvios muito pequenos.

b) A maioria das partículas sofreria grandes desvios ao atravessar a lâmina.

c) A totalidade das partículas atravessaria a lâmina de ouro sem sofrer nenhum desvio.

d) A totalidade das partículas ricochetearia ao se chocar contra a lâmina de ouro, sem conseguir atravessá-la.

respostas
Questão 1

Letra e). A resposta é a alternativa e, pois:

I- Verdadeira, pois Thomson foi o primeiro cientista a propor um modelo em que o átomo apresentava característica ou natureza elétrica;

II- Falso, pois, se o átomo apresenta natureza elétrica diferente, deveria apresentar constituição também diferente, podendo ser dividido;

III- Verdadeiro, já que se descobriu a existência dos elétrons (partículas de carga negativa).

Voltar a questão
Questão 2

Letra a). Thomson denominou as partículas negativas de elétrons. As outras alternativas estão incorretas, pois:

b- Os prótons foram propostos por Goldstein e Rutherford.

c) Os nêutrons foram propostos por Chadwick.

d- Os subníveis são sub-regiões presentes nos níveis e foram propostos por Sommerfeld.

Voltar a questão
Questão 3

Letra b). Thomson foi o primeiro cientista que propôs a existência de partículas subatômicas, que seriam negativas, denominadas de elétrons.

Voltar a questão
Questão 4

Letra d). De acordo com o modelo de Thomson, o átomo apresenta uma distribuição homogênea de cargas negativas e positivas. Assim, quando a radiação alfa atingisse o átomo, haveria ricocheteamento, pois cargas iguais afastam-se.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Assista às nossas videoaulas
Artigo
Relacionado