Exercícios sobre intemperismo
Qual é o nome do tipo de intemperismo resultante da ação das raízes nas rochas?
A) Vegetal
B) Químico
C) Físico
D) Geológico
E) Biológico
Alternativa E
O intemperismo biológico é o provocado pelos seres vivos, como animais e plantas, que atuam na fragmentação e transformação das rochas. A ação das raízes das plantas é um exemplo de intemperismo biológico.
A decomposição química das rochas e minerais é um dos processos mais comuns de intemperismo. Ela é provocada principalmente por meio da ação da
A) radiação.
B) água.
C) vegetação.
D) umidade.
E) temperatura.
Alternativa B
A água é o principal agente do intemperismo químico. Ela provoca a chamada erosão química das rochas, modificando a sua composição química e mineralógica.
Assinale a alternativa que apresenta um condicionante geográfico muito influente no intemperismo:
A) altitude
B) longitude
C) clima
D) tectonismo
E) latitude
Alternativa C
O clima é um condicionante geográfico muito importante em relação ao intemperismo. Nas áreas mais úmidas e chuvosas, ele ocorre, no geral, de forma mais rápida; já em zonas secas e áridas, sua ação é mais lenta.
O intemperismo físico é um dos tipos mais comuns de modificação das rochas. O resultado desse tipo de intemperismo é a
A) lateralização dos solos.
B) remoção da vegetação.
C) fraturação das rochas.
D) erosão química do solo.
E) lixiviação do subsolo.
Alternativa C
O intemperismo físico promove, entre outros, a fraturação das rochas diversas, alterando, assim, as estruturas geológicas e formando os solos.
O intemperismo físico resulta em diversos processos espaciais, como o
A) processo de laterização.
B) tectonismo terrestre.
C) aumento da lixiviação.
D) aumento de aquíferos.
E) movimento de massa.
O intemperismo químico do solo tem como uma das suas consequências a
A) formação de horizontes homogêneos.
B) preservação da vegetação rasteira.
C) concentração de matéria orgânica.
D) perda da fertilidade do solo agrícola.
E) elevação da biota no subsolo terrestre.
Alternativa D
O intemperismo químico retira das rochas e dos solos uma grande quantidade de minerais, logo, provoca alteração na sua composição química, resultando assim no empobrecimento do solo.
A infiltração da água no solo é um dos condicionantes importantes para analisar o intemperismo químico. Um elemento que aumenta a infiltração da água precipitada no subsolo é
A) a temperatura.
B) a vegetação.
C) a maritimidade.
D) o vento.
E) o tectonismo.
Alternativa B
A vegetação possibilita maior infiltração da água precipitada no solo, portanto, sua presença é fundamental para a movimentação da água no solo e, por conseguinte, no subsolo.
O intemperismo é uma etapa inicial do processo de erosão. A fim de evitar o aumento dos processos erosivos, deve-se
A) promover a adubação do solo.
B) criar animais na localidade.
C) sedimentar o solo do terreno.
D) encanar os cursos de água.
E) conservar a vegetação nativa.
Alternativa E
A conservação da vegetação nativa é a principal medida para diminuir os processos erosivos, uma vez que as plantas contribuem de maneira decisiva para aumentar a infiltração da água do solo, evitando que ele carregue sedimentos em excesso.
(FGV) As variações de temperatura ao longo dos dias e noites nas diferentes estações do ano causam expansão e contração térmica nos materiais rochosos, levando à fragmentação dos grãos minerais. Além disso, os minerais, com diferentes coeficientes de dilatação térmica, comportam-se de forma diferenciada às variações de temperatura, o que provoca deslocamento relativo entre os cristais, rompendo a coesão inicial entre os grãos. Todos os processos que causam desagregação das rochas, com separação dos grãos minerais antes coesos e com sua fragmentação, transformando a rocha inalterada em material descontínuo e friável, constituem o processo de
A) intemperismo físico.
B) laterização.
C) lixiviação.
D) formação das voçorocas.
E) ravinamento.
Alternativa A
O intemperismo físico é capaz de fragmentar e transformar rochas diversas, transformando a geologia local, inclusive por meio da desagregação de rochas e minerais, formando assim os solos.
(UEG - 2018) Sobre a formação e características das rochas e solos, verifica-se o seguinte:
A) os solos resultantes da decomposição das rochas sedimentares ocorrem com maior frequência nas regiões de clima temperado.
B) os solos formam-se inicialmente pela desintegração das rochas por ação do intemperismo químico, físico e biológico.
C) as rochas metamórficas são formadas originalmente no interior da crosta terrestre e são denominadas rochas básicas.
D) as rochas ricas em sílica são denominadas rochas alcalinas e sua decomposição forma solos ricos para a agricultura.
E) o plutonismo é a ação geológica responsável pela formação das rochas extrusivas pelo rápido resfriamento do magma.
Alternativa B
A formação dos solos se dá pelo processo de intemperismo, mediante a fragmentação de rochas e minerais diversos em pequenos corpos, que formam a cobertura de solo da crosta terrestre.
(UEFS) Sobre o intemperismo e os solos e sua importância socioeconômica, é correto afirmar:
A) o intemperismo, meteorização ou erosão complementar, constitui a etapa final dos processos mecânicos que desintegram e decompõem as rochas.
B) o uso do solo com monoculturas e pastagens extensas diminui a erosão, aumenta a diversidade biológica e a produtividade agrícola.
C) a ação antrópica, nos países subdesenvolvidos, tanto na zona rural quanto na urbana, constitui-se a verdadeira causa da ação do intemperismo físico e da degradação do solo, nesses espaços.
D) a preservação dos solos, a maneira de tratar o ambiente e a forma de produzir alimentos apontam para a construção de uma vida saudável.
E) o fogo, além de limpar o terreno rapidamente, conserva os micro-organismos do horizonte O do solo e não contribui para acelerar o efeito estufa.
Alternativa D
A preservação dos solos, especialmente por meio do seu manejo adequado, é fundamental para o desenvolvimento da sociedade, garantindo inclusive a oferta de solos adequados para a produção de alimentos.
(Enem - 2017) As rochas são desagregadas e decompostas e os materiais resultantes de sua ação, tais como seixos, cascalhos, areias, siltes e argilas, são carregados e depois depositados e, também, substâncias dissolvidas na água podem precipitar. Em virtude de sua atuação, quaisquer rochas, independentemente de suas características, podem ficar destacadas no relevo.
BELLOMO, H. R. et al. (Org.). Rio Grande do Sul: aspectos da geografia. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1997 (adaptado).
O texto refere-se à modelagem do relevo pelos processos naturais de
A) magmatismo e fusão.
B) vulcanismo e erupção.
C) intemperismo e erosão.
D) tectonismo e subducção.
E) metamorfismo e recristalização.
Alternativa C
O intemperismo e a erosão são fenômenos naturais que têm o potencial de alterar a paisagem mediante sua ação no espaço geográfico, especialmente sobre as formas geomorfológicas e geológicas terrestres.