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Exercícios sobre movimento de rotação

Exercícios de Geografia

Esta lista de exercícios sobre movimento de rotação medirá seus conhecimentos sobre as principais características e consequências desse movimento realizado pela Terra. Publicado por: Mateus Campos
questão 1

O movimento de rotação é um dos principais do planeta. Uma das suas consequências é a

A) ocorrência das estações do ano.

B) sucessão dos dias e das noites.

C) elevação da temperatura global.

D) inclinação do eixo planetário.

E) frequência das chuvas de verão.

questão 2

Qual a duração aproximada do movimento de rotação terrestre?

A) 10 horas.

B) 12 horas.

C) 15 horas.

D) 24 horas

E) 48 horas.

questão 3

Qual a direção do movimento de rotação terrestre?

A) Leste para oeste.

B) Nordeste para sudeste.

C) Norte para sul.

D) Noroeste para sudeste.

E) Oeste para leste.

questão 4

O sistema de fusos horários é derivado do movimento de rotação terrestre. Os fusos horários são definidos por linhas imaginárias chamadas de

A) paralelos.

B) isolinhas.

C) meridianos.

D) trópicos.

E) círculos.

questão 5

A diferença de iluminação solar dos hemisférios está relacionada ao movimento de rotação e ocorre devido à

A) frequência dos raios magnéticos.

B) proximidade com satélites.

C) atuação de sistemas climáticos.

D) inclinação do eixo terrestre.

E) atratividade dos polos terrestres.

questão 6

Uma consequência da rotação facilmente percebida pelos seres humanos é o

A) processo de aproximação solar.

B) elevado volume de precipitação.

C) aumento da temperatura terrestre.

D) fenômeno dos eclipses solares.

E) movimento aparente do Sol.

questão 7

Assinale a alternativa que apresenta uma consequência da rotação nos meios físicos do planeta:

A) O aumento do nível dos oceanos.

B) O processo de formação de tsunamis.

C) A interferência na formação de chuvas.

D) A diferença de movimento das marés.

E) A elevação da temperatura terrestre.

questão 8

Como é corretamente chamado o movimento realizado pela Terra em torno do Sol?

A) Precessão.

B) Nutação.

C) Mutação.

E) Rotação.

E) Translação.

questão 9

(IF/BA 2013)

Já se tornou até um clichê dizer que o planeta Terra deveria se chamar planeta Água. Mas o chavão faz todo o sentido quando notamos que o líquido é a substância mais presente no globo, cobrindo mais de 70% da superfície.

Geografia atualidades 2014, p. 46.

Baseando-se nessa afirmação e em seus conhecimentos sobre as características e dinâmica da hidrosfera no mundo, é INCORRETO afirmar que:

A) o fenômeno da rotação terrestre não colabora para a formação das marés. O movimento de subida e descida das águas em relação à costa é ocasionado exclusivamente pela atração que a lua e o Sol exercem sobre as massas de água.

B) os mares são porções menores de água salgada ligada aos oceanos. Em geral, são classificados de acordo com a maneira pela qual se juntam aos oceanos, sendo comumente chamados de mares abertos, continentais e fechados.

C) as correntes marítimas são um tipo de movimento das águas oceânicas influenciado, dentre outros fatores, pela rotação da Terra e em razão da inclinação do eixo terrestre, bem como pela diferença térmica entre a linha do Equador e as zonas polares.

D) toda a água disponível no planeta está em constante renovação. Esse processo no qual a água se desloca da superfície terrestre e da atmosfera, passando pelos estados líquido, sólido e gasoso, recebe comumente o nome de ciclo hidrológico.

E) os mananciais constituem-se como fontes de água, superficiais e subsuperficiais, que podem ser usadas para o abastecimento das populações. Ainda assim, percebe-se que a interferência humana nesses ambientes vem reduzindo drasticamente a quantidade de água potável no planeta.

questão 10

(Unemat 2015)

[...] A trajetória escapa o risco nu... As nuvens queimam o céu, nariz azul... Desculpe estranho, eu voltei mais puro do céu. Na lua o lado escuro é sempre igual... No espaço a solidão é tão normal... Desculpe estranho, eu voltei mais puro do céu. [...].

(STEIN, Carlos; Hömrich, Sady; Bowie, David. O astronauta de mármore. In: Nenhum de Nós. Cardume, 1989. (CD).

O que faz com que, daqui da Terra, vejamos sempre a mesma face da lua, deve-se ao fato de:

A) o seu movimento de rotação e de translação em volta da Terra terem a mesma duração.

B) a Terra e a lua girarem em torno do Sol.

C) os movimentos de rotação da Terra e da lua terem a mesma duração.

D) os movimentos de rotação da Terra e da lua serem em sentidos contrários.

E) a lua estar sempre entre o Sol e Terra.

questão 11

(UFRR 2016) A diferença de horários em vários pontos do globo é consequência do movimento de rotação do nosso planeta, pois graças a ele o Sol ilumina diferentes lugares durante a rotação, que é de, aproximadamente, 24 horas. Essas diferenças de horários criaram a necessidade de se estabelecer uma forma comum de se marcar a hora local. Assim, foi definido um sistema de 24 fusos horários. No Brasil, no que se refere ao sistema de fusos horários, podemos afirmar que:

A) por possuir territórios no Hemisfério Norte e no Hemisfério Sul, o Brasil apresenta dois fusos horários.

B) a grande extensão territorial do país faz com que o Brasil apresente cinco fusos horários.

C) apesar de sua extensão territorial, todos os estados da federação encontram-se em um único fuso horário, o de Brasília.

D) por se localizar no Hemisfério Ocidental, os fusos horários no Brasil encontram-se adiantados em relação ao meridiano de Greenwich.

E) como o Brasil se encontra inteiramente situado no Hemisfério Ocidental, temos nossos horários atrasados em relação ao meridiano de Greenwich.

questão 12

(UFJF 2016)

Faça parte desta experiência:

Para essa experiência serão utilizados: mesa, lanterna, blusa preta e um espelho grande. A experiência deve ser realizada à noite.

Procedimento: Coloque a lanterna em cima da mesa. Não deve haver nenhuma outra fonte de luz no quarto. Com a blusa preta vestida, você deve se posicionar a cerca de 30 cm da lanterna. Agora você deve ir rodando lentamente para a esquerda até ficar de costas para a luz projetada pela lanterna e posteriormente deve segurar o espelho e incliná-lo de tal modo que ele reflita a luz projetada pela lanterna para a parte da frente da sua blusa. Rode de novo para a esquerda até ficar de frente para a luz e, enquanto roda, observe o que passa a acontecer com a parte da frente da blusa.

Resultado: quando você está virado para a lanterna, a projeção da luz na parte da frente da sua blusa é brilhante e desaparece quando completa a meia volta e fica de costas para a lanterna. Quando é utilizado o espelho para refletir a luz da lanterna, esta volta a incidir na parte da frente da blusa, mas não é tão brilhante quanto quando incidia diretamente.

Fonte: VANCLEAVE, Janice. Ciências da Terra para jovens: 101 experiências fáceis de realizar. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1993. p. 29.

Qual processo a experiência está representando?

A) Movimento de translação.

B) Precessão do equinócio.

C) Movimento de rotação.

D) Pôr do sol.

E) Estações do ano.

respostas
Questão 1

Alternativa B

A principal consequência do movimento de rotação é a sucessão dos dias e das noites, visto que a movimentação terrestre ao redor de si mesma promove a mudança da luminosidade no globo.

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Questão 2

Alternativa D

O movimento de rotação realizado pelo planeta Terra em torno de si mesmo dura aproximadamente 24 horas, logo, a duração de um dia terrestre.

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Questão 3

Alternativa E

O movimento de rotação é realizado no sentido anti-horário, logo, de oeste para leste. Portanto, ele resulta no movimento aparente do Sol visto da Terra, que por sua vez é visualizado de leste para oeste.

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Questão 4

Alternativa C

Os meridianos são linhas imaginárias que cortam o planeta do sentido norte-sul. A partir dos meridianos são estabelecidos os limites entre os fusos horários globais.

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Questão 5

Alternativa D

A diferença de iluminação entre os hemisférios ao longo do ano está relacionada ao movimento de rotação e é fruto do eixo de inclinação terrestre. Essa inclinação promove a diferença na radiação que chega à superfície do planeta.

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Questão 6

Alternativa E

O movimento aparente do Sol é o deslocamento dessa estrela visto da superfície terrestre. Ele é fruto da rotação e é visualizado no planeta no sentido leste-oeste.

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Questão 7

Alternativa D

A movimentação das marés é ocasionada, dentre outros fenômenos, pela ocorrência da rotação, que interfere na dinâmica de subida e descida das águas oceânicas.

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Questão 8

Alternativa E

A translação é o movimento realizado pela Terra em torno do Sol. A sua principal consequência é a ocorrência das estações do ano.

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Questão 9

Alternativa A

A movimentação das marés é influenciada, além do Sol e da lua, pela rotação terrestre, que contribui para o deslocamento das águas oceânicas.

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Questão 10

Alternativa A

Os movimentos de rotação e translação da lua possuem a mesma duração, logo, ela é visualizada da Terra sempre com a mesma face.

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Questão 11

Alternativa E

O Brasil é um país localizado no Hemisfério Ocidental, ou seja, a oeste do Meridiano de Greenwich. Portanto, tem suas horas atrasadas em relação ao meridiano inicial.

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Questão 12

Alternativa C

A experiência explica o movimento de rotação terrestre, por meio da simulação do deslocamento do planeta em torno de si mesmo.

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