Whatsapp

Exercícios sobre Nova Ordem Mundial

Exercícios de Geografia

Esta lista de exercícios avaliará os seus conhecimentos sobre a Nova Ordem Mundial, importante período geopolítico que redimensionou as relações entre os países do globo. Publicado por: Mateus Campos
questão 1

A Nova Ordem Mundial marca uma mudança na estrutura política, econômica, militar e social em nível global. O acontecimento político que marca o início dessa nova ordem é o

A) término da Primeira Guerra.

B) fim da Guerra Fria.

C) começo da Primavera Árabe.

D) aumento da xenofobia.

E) processo de globalização.

 

questão 2

A Nova Ordem Mundial é caracterizada por vários polos de poder, ou seja, vários países ou grupos de países que detêm determinado protagonismo em nível mundial, seja no plano político, seja no econômico. Desse modo, a Nova Ordem Mundial é definida pela

A) bipolaridade.

B) neutralidade.

C) homogeneidade.

D) multipolaridade.

E) unipolaridade.

questão 3

A Nova Ordem Mundial, do ponto de vista bélico, pode ser contextualizada pelo domínio de um país como grande potência militar do globo. Qual o nome desse país?

A) Arábia Saudita.

B) Estados Unidos.

C) Rússia.

D) Índia.

E) Israel.

questão 4

Com relação ao plano econômico, a Nova Ordem Mundial é marcada pela presença de vários polos de poder econômico no globo. A partir de um critério de classificação, os países do globo, na atualidade, podem ser divididos com relação às questões econômicas em

A) países desenvolvidos e países subdesenvolvidos.

B) países centrais e países desenvolvidos.

C) países emergentes e países promissores.

D) países pobres e países de industrialização tardia.

E) países socialistas e países de economia planificada.

questão 5

A Nova Ordem Mundial é caracterizada pela presença de vários centros de poder e suas respectivas zonas de influência. São exemplos de centros de poder na atualidade:

A) China, Rússia e Coreia do Norte.

B) Liga Árabe, Rússia, Japão.

C) América Latina, Estados Unidos e Canadá.

D) União Africana e o Mundo Árabe.

R) Estados Unidos, União Europeia e Japão.

questão 6

No que toca à questão econômica, a Nova Ordem Mundial ressignificou a distribuição do poder econômico no globo, sendo uma consequência desse processo a

A) preocupação com a qualidade ambiental mundial.

B) melhoria da desigualdade social entre as nações.

C) acentuação dos fluxos econômicos entre os países.

D) unificação de territórios disputados militarmente.

E) ascensão de movimentos de segregação racial.

questão 7

China ou República Popular da China é um país localizado na Ásia Oriental e é considerada uma das civilizações mais antigas do mundo. O país possui uma das maiores economias do planeta e é também a terceira maior nação em extensão territorial. Atualmente, a China é um dos países mais industrializados do mundo, exercendo forte influência na economia mundial.

SOUSA, Rafaela. China; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/china-1.htm. Acesso em 02 de março de 2021.

Com relação à Nova Ordem Mundial, do ponto de vista político e econômico, qual a melhor classificação para a China?

A) País subdesenvolvido, não industrializado e grande produtor de minérios.

B) País emergente de economia planificada e com baixo desenvolvimento técnico.

C) País desenvolvido especializado na produção de bens primários.

D) País capitalista de economia planificada e altas taxas de desemprego.

E) País subdesenvolvido industrializado que é um novo polo de poder mundial.

questão 8

Os Brics são detentores de mais de 21% do PIB mundial, formando o grupo de países que mais crescem no planeta. Além disso, representam 42% da população mundial, 45% da força de trabalho e o maior poder de consumo do mundo. Destacam-se também pela abundância de suas riquezas nacionais e pelas condições favoráveis que atualmente apresentam para explorá-las.

PENA, Rodolfo F. Alves. "Brics"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/bric.htm. Acesso em 02 de março de 2021.

Os Brics representam uma característica da Nova Ordem Mundial, que está corretamente indicada em:

A) emprego de linhas de produção com baixo investimento tecnológico.

B) atuação comercial favorável às políticas econômicas protecionistas.

C) adoção de políticas de união monetária entre os países do globo.

D) unificação de territórios de nações subdesenvolvidas industrializadas.

E) agrupamento de países com interesses políticos e econômicos mútuos.

questão 9

(Unicentro 2019) No final do século XX, a economia globalizada da Nova Ordem Mundial apresenta como características principais:

A) o colonialismo, a rígida regulamentação dos mercados financeiros e a não intervenção do Estado na economia.

B) o neoliberalismo, a desregulamentação das atividades financeiras e a não intervenção estatal nas matérias relativas às finanças.

C) a tendência nacionalista da produção, a desregulamentação dos mercados e o aumento da intervenção estatal no sistema financeiro.

D) o internacionalismo capitalista, a crescente regulamentação dos mercados financeiros e a não intervenção estatal nesse terreno.

E) o internacionalismo socialista, a rígida regulamentação dos mercados financeiros e a crescente intervenção estatal nos assuntos econômicos.

questão 10

(Unicentro 2019) A partir da ilustração e dos conhecimentos sobre a nova ordem mundial, a globalização e o neoliberalismo, pode-se afirmar que:

A) o avanço das multinacionais, sua importância econômica e sua aliança com o Estado-Nação têm contribuído para que os Estados fiquem mais soberanos.

B) a globalização econômica-financeira e cultural impediu o surgimento de movimentos nacionalistas e provocou o declínio da xenofobia.

C) o neoliberalismo tem caráter exclusivamente político-cultural, visando ao fortalecimento do Estado.

D) os avanços tecnológicos, a internet e as telecomunicações tornaram as fronteiras dos Estados mais permeáveis.

E) a orientação neoliberal, o crescimento de capitais especulativos e a abertura econômica irrestrita têm contribuído para diminuir as desigualdades sociais na maioria dos países emergentes.

questão 11

(IFG 2011) Com o término da Segunda Guerra Mundial, constituiu-se um regime geopolítico internacional no qual dois grandes blocos de países se enfrentavam. Um, capitaneado pela antiga União Soviética, e outro, pelos Estados Unidos. Esse regime, conhecido como Guerra Fria, entrou em crise no final da década de 1980. Em 1991, ano de dissolução da antiga União Soviética, chegou-se definitivamente ao seu fim. Um novo sistema geopolítico se estabeleceu. Assinale a alternativa que corretamente designa esse novo período.

A) Nova ordem mundial ou globalização.

B) Globalização ou capitalismo.

C) Nova ordem mundial ou socialismo.

D) Economia de mercado ou economia planificada.

E) Globalização ou velha ordem mundial.

questão 12

(Unesp 2016) Criado em resposta às crises econômicas do final da década de 1990, o G-20 reflete o contexto de

A) unilateralidade da antiga ordem mundial, marcada pela supremacia britânica no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

B) bipolaridade da antiga ordem mundial, caracterizada pela estabilidade financeira dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

C) multipolaridade da antiga ordem mundial, marcada pelo fortalecimento da cooperação entre blocos econômicos.

D) multipolaridade da nova ordem mundial, caracterizada pela diversidade de interesses das economias industrializadas e emergentes.

E) bipolaridade da nova ordem mundial, caracterizada pelo controle estadunidense e soviético das instituições financeiras internacionais.

respostas
Questão 1

Alternativa B. O fim da Guerra Fria marcou a passagem de uma Ordem Mundial marcada pela bipolaridade, entre Estados Unidos e União Soviética, para a multipolaridade, também chamada de Nova Ordem Mundial, cenário que remete à presença de várias forças de poder no globo.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa D. A principal característica da Nova Ordem Mundial é a multipolaridade, ou seja, há vários centros de poder político e econômico no mundo.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa B. Na atualidade, os Estados Unidos é a principal potência militar do planeta. Esse cenário é dado em razão do alto investimento estatal estadunidense nas suas forças de segurança, que resulta em grande domínio técnico e tecnológico.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa A. A Nova Ordem Mundial, do ponto de vista econômico, possui uma clara distinção entre os países desenvolvidos (detentores de tecnologias e exportadores de bens de capitais) e subdesenvolvidos (exportadores de matérias-primas e produtores de bens não duráveis).

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa E. Os tradicionais centros de poder da chamada Nova Ordem Mundial são os Estados Unidos, a União Europeia e o Japão. Eles possuem alto poder econômico, ampla produção tecnológica e vasta área de influência em nível regional e até mesmo global.

Voltar a questão
Questão 6

Alternativa C. A Nova Ordem Mundial resultou em uma ampla rede de fluxos econômicos entre os países, já que o desenvolvimento dos transportes e das comunicações advindo da globalização propiciou o crescimento do comércio mundial e a ampliação das áreas de influência dos países.

Voltar a questão
Questão 7

Alternativa E. A China é um país subdesenvolvido e industrializado que desponta no cenário mundial como um novo polo de poder, uma vez que apresenta, além da sua pujança econômica, um crescimento consistente da sua força militar e da sua produção tecnológica. Essas características permitiram à China ampliar as suas zonas de influência no globo.

Voltar a questão
Questão 8

Alternativa E. Os Brics, acrônimo que indica os países Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul, é um agrupamento de nações que possuem interesses econômicos e políticos em comum. A formação de acordo entre países é uma alternativa de instituir novos polos de poder no contexto da Nova Ordem Mundial.

Voltar a questão
Questão 9

Alternativa B. A Nova Ordem Mundial, do ponto de vista econômico, é caracterizada pelo sistema capitalista de produção, que marca a adoção do neoliberalismo como doutrina econômica, cenário que reduz a atuação do Estado na economia e favorece o setor privado.

Voltar a questão
Questão 10

Alternativa D. A Nova Ordem Mundial é caracterizada pela globalização, ou seja, pelo aumento das redes e fluxos de tecnologia da comunicação. Desse modo, a economia mundial se tornou muito mais dinâmica. Além disso, o predomínio do neoliberalismo como doutrina econômica resultou na diminuição do papel do Estado na economia. Sendo assim, a atuação das empresas em nível internacional foi fortificada.

Voltar a questão
Questão 11

Alternativa A. A crise do modelo de bipolaridade existente no período de Guerra Fria permitiu a remodelação da distribuição das forças de poder entre os países do globo. Desse modo, surgiu a Nova Ordem Mundial, marcada pela multipolaridade de forças e pelo predomínio da globalização.

Voltar a questão
Questão 12

Alternativa D. O agrupamento de países, como o G20 e os BRICS, assim como a concretização dos globos econômicos são características da Nova Ordem Mundial. Eles representam a tentativa dos países em formar novos polos de poder no mundo, especialmente do ponto de vista econômico.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado