Exercícios sobre países da Ásia
Os países asiáticos Irã, Iraque, Israel, Arábia Saudita e Catar estão localizados em qual região da Ásia?
a) Sudeste Asiático
b) Extremo Oriente
c) Ásia Central
d) Oriente Médio
e) Ásia Meridional
Letra D
Os países citados fazem parte da região asiática conhecida como Oriente Médio ou Ásia Ocidental. É a região mundialmente conhecida pela predominância de povos seguidores do islamismo e de territórios que se destacam na produção petrolífera, bem como pelos constantes conflitos de ordem étnico-religiosa.
A Rússia é maior país da Ásia e do mundo. Sobre esse importante país asiático, marque a alternativa correta:
a) Com área que supera os 17 milhões de km2, a Rússia é um país transcontinental, com terras nos continentes asiático e europeu.
b) A ausência de cadeias montanhosas é uma característica do país, que se localiza em uma região de estabilidade tectônica.
c) Predominam no território as florestas tropicais, com destaque à maior delas, a floresta de coníferas.
d) O rio Danúbio é o principal do país e serve como via de interligação territorial pela navegação.
e) A maior parte da população está concentrada na porção norte do país.
Letra A
b) A Rússia possui cadeias montanhosas na estrutura de seu relevo.
c) O predomínio de climas frios não permite a formação de florestas tropicais. A floresta de coníferas, típica do país, surge em ambiente com clima frio e polar.
d) O principal rio da Rússia é o Volga. O Danúbio é um rio europeu.
e) A maior parte da população russa está concentrada na porção europeia. A região norte da Rússia, onde predominam os climas frios, apresenta baixa densidade demográfica.
A bandeira abaixo é de um país localizado na porção oriental do continente asiático.
Trata-se de um país que mantém um regime político autoritário e centralizado, com economia planificada, mesmo com o fim da antiga União Soviética. É marcado pela frágil economia e pelo isolamento geopolítico no mundo globalizado. Que país é esse?
a) China
b) Vietnã
c) Coreia do Sul
d) Coreia do Norte
e) Cazaquistão
Letra D
A bandeira é a da Coreia do Norte, um país asiático que mantém características do sistema socialista, mesmo após o fim da URSS. É um dos países mais isolados do mundo globalizado e mantido sob a égide de um governo autoritário e centralizador.
Observe e analise as características de um país asiático:
1. Cerca de 95% da população segue o islamismo como religião.
2. A maior parte do relevo é constituída por montanhas.
3. Possui economia subdesenvolvida, com baixa renda per capita.
4. Desenvolve um conflito de ordem territorial com a Índia.
5. Ultrapassou o Brasil em população e é, atualmente, o quinto país mais populoso do mundo.
As características são atribuídas à qual país?
a) Afeganistão
b) Israel
c) Irã
d) Iraque
e) Paquistão
Letra E
O Paquistão, país islâmico que desenvolve um conflito com a Índia pela região da Caxemira, é um país subdesenvolvido da Ásia e marcado pelo forte crescimento populacional. Está localizado na região da Ásia Central.
O Afeganistão é um país do continente asiático, situado entre a sua porção central e o Oriente Médio. Tem um terreno montanhoso e clima árido e semiárido, com variações regionais. Conta hoje com mais de 38 milhões de habitantes, sendo a sua capital, Cabul, a cidade mais populosa.
Leia as afirmativas a respeito do Afeganistão e marque a alternativa correta:
a) Trata-se de um país que destoa dos demais países asiáticos no que se refere à ocupação do território, iniciada a partir do século XIX.
b) Entre abril de 1978 e 1989, o país esteve sob o domínio dos soviéticos, adotando o seu sistema político-econômico.
c) A fronteira do país com a Rússia é a região dos conflitos que assolam o país do ponto de vista econômico.
d) Os climas subtropicais e tropicais permitem o amplo desenvolvimento da agricultura, a atividade econômica mais importante do país.
e) A constituição da democracia no Afeganistão é recente. Iniciou-se a partir da retirada soviética do país, em 1989.
Letra B
a) O Afeganistão é um país ocupado há cerca de cinco mil anos.
c) O Afeganistão não faz fronteira com a Rússia. Suas fronteiras são com: Paquistão, China, Irã, Turcomenistão, Uzbequistão e Tajiquistão.
d) Os climas predominantes são secos. Climas árido e semiárido dificultam a prática da agricultura.
e) O regime político do Afeganistão é uma ditadura teocrática. O grupo fundamentalista Talibã impõe à população um regime ditatorial baseado nas leis religiosas do islamismo.
Coreia do Sul, ou República da Coreia, é um país do Leste Asiático localizado na península da Coreia. Sua capital é a cidade de Seul. Uma das características que mais chamam a atenção sobre a Coreia do Sul é sua economia, desenvolvida de forma rápida, com base na industrialização, a partir da segunda metade do século XX.
Em função de seu modelo de crescimento econômico, a Coreia do Sul faz parte do conjunto de países denominado:
a) Brics
b) Tigres Asiáticos
c) Novos Tigres
d) Nafta
e) Mercosul
Letra B
Com Hong Kong, Cingapura e Taiwan, a Coreia do Sul faz parte do conjunto conhecido como Tigres Asiáticos. São países e territórios asiáticos que avançaram economicamente de forma rápida e agressiva a partir da segunda metade do século XX. A industrialização para exportação é a atividade econômica que alavancou essas economias.
Considere as informações a seguir:
-
É o segundo país mais populoso do mundo, com cerca de 1,4 bilhão de habitantes.
-
A religião predominante é o hinduísmo, uma tradicional religião politeísta.
-
Desenvolve com o Paquistão um conflito de ordem territorial pelo domínio da Caxemira.
-
O rio Ganges, considerado sagrado no hinduísmo, é o principal rio do país.
-
A maior parte da população vive no campo.
-
Com Brasil, Rússia, China e África do Sul, faz parte do conjunto denominado Brics.
As características mencionadas podem ser associadas à qual país asiático?
a) Paquistão
b) Bangladesh
c) Índia
d) Arábia Saudita
e) Iraque
Letra C
As características fazem referência à Índia, o segundo país mais populoso do mundo (a maior população é a da China). A maioria da população segue a religião do hinduísmo e segue seus princípios milenares. Embora ainda apresente típicos problemas de um país subdesenvolvido, a Índia apresenta grandes e constantes índices de crescimento econômico, o que a permite fazer parte dos Brics.
Os países asiáticos Azerbaijão, Armênia, Moldávia e Cazaquistão compõem a região denominada Comunidade dos Estados Independentes.
O que esses países têm em comum?
a) São os países da Ásia que se caracterizam pela exploração petrolífera como principal atividade econômica.
b) São os países da Ásia que possuem maioria da população seguidora do judaísmo.
c) São países asiáticos marcados pela industrialização recente, com destaque para a produção de equipamentos de informática.
d) São os países da Ásia que apresentam as maiores densidades demográficas.
e) São países que fizeram parte da antiga União Soviética durante a Guerra Fria.
Letra E
Os países citados fizeram parte da antiga União Soviética. A partir de 1991, alcançaram sua independência política, mas mantêm, até os dias atuais, fortes laços políticos e econômicos com a Rússia, o principal país da ex-URSS.
(Puc-Go Medicina 2022) No dia 4 de outubro de 2021, a China promoveu sua maior incursão militar aérea frente às forças de defesa de Taiwan. Os Estados Unidos, embora reconheçam a reivindicação chinesa pela ilha, têm emitido reiteradas advertências bem como procurado estreitar os laços de cooperação militar com Japão, Austrália, Reino Unido e Índia, na busca por maior presença na região da Ásia Pacífico.
Acerca das disputas envolvendo a China e países do Ocidente na região da Ásia Pacífico, assinale a única alternativa correta:
a) A ajuda militar concedida a Taiwan pelos Estados Unidos constitui-se em fator decisivo para impedir uma invasão chinesa à ilha.
b) A hegemonia chinesa na região da Ásia Pacífico encontra forte resistência em função das alianças entre nações menores, a exemplo de Taiwan e Filipinas.
c) A constante presença militar chinesa nas imediações do território de Taiwan está associada a outra disputa pelo mar do Sul da China, o qual Pequim considera 85% seu.
d) O maior interesse na autonomia de Taiwan se deve à importância do estreito que separa a ilha da China, que se constitui em passagem primordial para grande parte do comércio internacional.
Letra C
A alternativa está correta porque a China, a partir de sua rápida ascensão econômica, estabelece um projeto de expansão imperialista sobre a região do oceano Pacífico.
a) Não ocorreu ajuda militar dos EUA a Taiwan.
b) A resistência é estabelecida pelas grandes potências.
d) Não se trata de uma região de grande importância para o comércio mundial.
(Cftmg 2020) O Japão é um dos principais focos de tsunamis do mundo. O episódio de março de 2011 foi visto pelo mundo inteiro praticamente em tempo real com imagens de alta resolução, tornando-se uma amostra nítida do poder de destruição desse tipo de catástrofe natural.
ANDRADE, Fábio. Terremotos e tsunamis no Japão. Disponível em: https://www.revistas. usp.br. Acesso em 04 de setembro de 2019.
Uma possível causa para a formação desse fenômeno natural pode ser explicada pelos
a) sismos de baixas intensidades originados no fundo oceânico.
b) movimentos sísmicos ao centro de uma placa tectônica continental.
c) terremotos de grandes magnitudes nos oceanos com hipocentro raso.
d) deslizamentos de sedimentos em taludes localizados em regiões costeiras.
Letra C
O território do Japão está localizado em uma região de encontro de três placas tectônicas. É uma região instável, portanto. A ocorrência de terremotos que geram tsunamis é constante e comum nessas áreas.
(Fmc 2020) Considere o texto sobre um projeto chinês.
China e o projeto estratégico mais importante da história
O projeto da China, denominado “Iniciativa do Cinturão e a Rota da Seda”, é o plano mais ambicioso em matéria de integração econômica e comercial que jamais se concebeu na história da humanidade. Esta magna obra, no imaginário chinês, se assemelha e se lhe dá a mesma dimensão da Grande Muralha e do Grande Canal, que, muitos séculos depois de construídos, continuam sendo expressão do esplendor e da majestade da civilização e cultura chinesa. A obra é composta pelo Cinturão Econômico da Rota da Seda Terrestre e da Rota da Seda Marítima do século XXI. A sustentação histórica do projeto está alicerçada no espírito da antiga Rota da Seda, que permitiu promover “a paz e a cooperação, a abertura e a inclusão, o aprendizado e benefícios mútuos” para todos os países e, por isso, deve ser continuado no futuro através de uma moderna rede transnacional que conecte a China com o mundo, mediante o desenvolvimento em comum de todos os países envolvidos.
Disponível em: https://dialogosdosul.operamundi.uol.com.br/china/52482/china-e-o-projeto-estrategico-mais-importante-da-historia. Acesso em: 17 out. 2019.
O principal objetivo desse projeto chinês é
a) substituir o Japão no Acordo Transpacífico de Cooperação Econômica.
b) fortalecer a dominação chinesa sobre os países islâmicos da Ásia Oriental.
c) organizar um espaço que permita a comunicação direta entre China e Europa.
d) criar uma plataforma de comércio que fortaleça a hegemonia dos Estados Unidos.
e) reinserir a seda como insumo principal da indústria têxtil mundial.
(Mackenzie 2019) No dia 18 de junho de 2018, foram celebrados, em inúmeros municípios brasileiros, os 110 anos da imigração japonesa no Brasil. A respeito dessa imigração, avalie as afirmativas a seguir.
I. A imigração japonesa no Brasil tem como marco inicial (oficial) a chegada do navio Kasato Maru no porto de Santos, no dia 18 de junho de 1908. Do porto de Kobe, no Japão, a embarcação trouxe, numa viagem de mais de cinquenta dias, o primeiro grupo de imigrantes vinculados ao acordo imigratório estabelecido entre o Japão e o Brasil.
II. A vinda dos primeiros imigrantes japoneses para o Brasil foi motivada por interesses de ambas as partes. O Brasil necessitava de mão de obra para trabalhar nas lavouras cafeeiras, sobretudo de São Paulo e do norte do Paraná, enquanto o Japão precisava aliviar as tensões sociais no país, provocadas, entre outros fatores, pelo superpovoamento.
III. Atualmente, o Brasil abriga a maior população com ascendência japonesa fora do Japão, estimada em mais de um milhão de pessoas.
É correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
Letra E
Os itens I, II e III estão corretos. A grande imigração japonesa para o Brasil iniciou-se em 1908 e esteve diretamente ligada à expansão dos cultivos de café em nosso país.