Exercícios sobre conceito de número de oxidação
Quando há diminuição do pH, a ferragem fica desprotegida. No processo de oxidação do ferro, ocorrem expansão de volume e, consequente, fragmentação do concreto. As equações que podem representar a formação da ferrugem pela ação do CO e da água são:
Os números de oxidação do ferro nos compostos Fe(HCO3)2 e Fe2O3.2H2O são, respectivamente:
a) +1 e +2
b) +1 e +3
c) +2 e +2
d) +2 e +3
e) +3 e +3
Letra d)
Para determinar o NOX do ferro nas substâncias fornecidas, basta utilizarmos o raciocínio paraconstrução da fórmula de um composto iônico. Vale ressaltar que, durante a montagem da fórmula, a carga do íon transforma-se na quantidade de átomos do outro grupo. Assim:
-
Fe(HCO3)2 = os índices 1 no ferro e 2 no bicarbonato indicam as quantidades de elementos. Por ser um composto iônico, as quantidades resultam no cruzamento de cargas. Dessa forma, podemos afirmar que o NOX do ferro é +2, enquanto que o NOX do bicarbonato é -1.
-
Fe2O3.2H2O = os índices 2 no ferro e 3 no óxido indicam as quantidades de elementos. Por ser um composto iônico, as quantidades resultam no cruzamento de cargas. Dessa forma, podemos afirmar que o NOX do ferro é +3, enquanto que o NOX do oxigênio é -2.
Dadas as alternativas, assinale aquela cujo óxido encontrado na natureza tem metal com número de oxidação +3.
a) Cu2O
b) Cr2O3
c) PbO
d) Na2O
e) CaO
Letra b)
Todas as alternativas apresentam um óxido, substância cujo oxigênio tem NOX -2. Assim, para determinar o NOX de cada metal, basta lembrar que, em uma substância composta, a soma dos NOX é sempre igual a 0.
a- Como o NOX do oxigênio é sempre igual a -2 nos óxidos e a somatória deve resultar 0, Cu deve apresentar um NOX igual a +1.
b- Como o NOX do oxigênio é sempre igual a -2 nos óxidos e a somatória deve resultar 0, Cr deve apresentar um NOX igual a +3.
c- Como o NOX do oxigênio é sempre igual a -2 nos óxidos e a somatória deve resultar 0, Pb deve apresentar um NOX igual a +2.
d-Como o NOX do oxigênio é sempre igual a -2 nos óxidos e a somatória deve resultar 0, Na deve apresentar um NOX igual a +1.
e- Como o NOX do oxigênio é sempre igual a -2 nos óxidos e a somatória deve resultar 0, Ca deve apresentar um NOX igual a +2.
(UERJ) O formol ou formalina é uma solução aquosa de metanal utilizada na conservação dos tecidos de animais e de cadáveres humanos para estudos em Biologia e Medicina. Ele é oxidado a ácido fórmico segundo a equação a seguir a fim evitar que os tecidos animais sofram deterioração ou oxidação.
Nessa transformação, o número de oxidação do carbono sofreu uma variação de:
a) - 4 para + 4
b) - 3 para - 2
c) - 2 para - 1
d) 0 para + 2
Letra d)
-
No formol, o oxigênio tem NOX -2 por atrai um elétron do carbono em cada ligação da dupla (ligação 1). Assim, o carbono tem NOX +2. No entanto, o carbono está atraindo um elétron de cada ligação simples (ligações 2 e 3) realizada com os hidrogênios, o que o deixaria com NOX -2. Como o carbono apresenta perda e ganho de 2 elétrons, seu NOX real é 0.
-
No ácido fórmico, o oxigênio tem NOX -2 por atrair um elétron do carbono em cada ligação da dupla (ligação 1). Assim o carbono tem NOX +2. O outro oxigênio tem NOX -2 por atrai um elétron do carbono (ligação 2) e outro elétron do hidrogênio (ligação 3) em cada uma das ligações simples realizadas. Assim, o carbono fica com NOX +1. Por fim, o carbono atrai um elétron na ligação simples com o hidrogênio (ligação 4), ficando com NOX -1. Como o carbono apresenta perda de 3 elétrons (resultante dos NOX +2 e +1) e ganho de um elétron (representado pelo NOX -1), seu NOX real é +2.
(Cesgranrio) Os números de oxidação dos halogêneos nos compostos NaCl, NaClO3, KI, I2, NH4IO3 são, respectivamente:
a) +1, +3, 0, -2, +4
b) +1, -5, -1, 0, +5
c) -1, -5, +1, 0, -5
d) -1, +5, -1, 0, +5
e) -1, -3, +1, 0, -4
Letra d)
-
NaCl: por ser uma substância composta, a soma dos números de oxidação do Na e do Cl deve ser igual a 0. Como o NOX do Na é fixo e igual +1, o Cl deve apresentar um NOX igual a -1.
-
NaClO3: por ser uma substância composta, a soma dos números de oxidação do Na, Cl e O deve ser igual a 0. Como o NOX do Na é fixo e igual a +1 e o NOX do oxigênio em sais é fixo e igual -2, o Cl deve apresentar um NOX igual a +5.
-
Kl: por ser uma substância composta, a soma dos números de oxidação do K e do l deve ser igual a 0. Como o NOX do K é fixo e igual +1, o l deve apresentar um NOX igual a -1.
-
l2: por ser uma substância simples, o NOX é sempre igual a 0.
-
NH4IO3: por ser uma substância composta, a soma dos números de oxidação do N, H, l e O deve ser igual a 0. Como o NOX do nitrogênio (quando associado ao hidrogênio) é fixo e igual a -3, o NOX do H (quando está com ametais) é fixo e igual a +1 e o NOX do oxigênio em sais é fixo e igual a -2, o l deve apresentar um NOX igual a +5.