Whatsapp

Exercícios sobre os planetas

Exercícios de Geografia

Esta lista de exercícios permitirá avaliar os seus conhecimentos sobre as principais características naturais do conjunto de oito planetas que formam o Sistema Solar. Publicado por: Mateus Campos
questão 1

O Sistema Solar é composto por um total de oito planetas. O conceito de planeta está atrelado a determinadas características, entre elas:

A) contar com iluminação direta do Sol e ter água.

B) possuir mais de uma lua e receber luz do Sol.

C) apresentar estrelas e possuir oxigenação do ar.

D) ter equilíbrio estático e orbitar ao redor do Sol.

e) dispor de uma lua e ter uma estrutura redonda.

questão 2

Como é corretamente denominada a teoria que justifica a formação do Sistema Solar?

A) Teoria celular

B) Teoria da nebulosa

C) Teoria da deriva

D) Teoria das cordas

E) Teoria planetária

questão 3

O Sistema Solar possui quatro planetas rochosos, também chamados de telúricos, formados basicamente por diversos metais e rochas. Quais são eles?

A) Vênus, Terra, Saturno e Júpiter.

B) Terra, Marte, Saturno e Urano.

C) Saturno, Mercúrio, Marte e Terra.

D) Marte, Terra, Júpiter e Saturno.

E) Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.

questão 4

Os planetas gasosos são menos conhecidos pela ciência, porém sabe-se que são constituídos prioritariamente por diversos gases, principalmente

A) hidrogênio e neônio.

B) hidrogênio e hélio.

C) argônio e neônio.

D) oxigênio e ozônio.

E) nitrogênio e xenônio.

questão 5

Os planetas gasosos possuem características em comum que os diferenciam dos planetas rochosos. No geral, esses planetas, formados predominantemente por gases, apresentam ainda uma

A) pequena quantidade de satélites naturais que orbitam ao seu redor.

B) superfície formada por pequenos fragmentos de rochas e solos.

C) elevada quantidade de minerais silicatos na sua composição.

D) quantidade de elementos químicos suficiente para garantir vida.

E) dimensão territorial caracterizada pela grande extensão da sua área.

questão 6

Os planetas rochosos apresentam elementos de massa e densidade que interferem diretamente na sua dinâmica. Esses planetas possuem uma

A) gigante concentração de gases responsáveis pela sua densidade.

B) pequena massa em relação aos planetas do grupo dos telúricos.

C) elevada densidade quando comparados aos planetas jovianos.

D) diminuta densidade e massa de toda a sua superfície planetária.

E) grande concentração de satélites naturais ao longo de sua órbita.

questão 7

O planeta Terra é formado por diferentes estruturas, também chamadas de camadas, que apresentam diferenças físicas significativas. As camadas terrestres são:

A) magma, manto e núcleo.

B) litosfera, crosta e manto.

C) biosfera e atmosfera.

D) atmosfera e astenosfera.

E) crosta, manto e núcleo.

questão 8

O planeta Marte, também conhecido como Planeta Vermelho, possui características naturais que despertam a curiosidade de muitos pesquisadores. O solo de Marte é caracterizado pela

A) presença de inúmeros satélites naturais, que possuem luz própria.

B) inexistência de depósitos de recursos minerais, como os silicatos.

C) elevada concentração de gases nobres na sua camada astenosférica.

D) predominância de crateras formadas por impactos de meteoritos.

E) ocorrência de grandes reservatórios subterrâneos de água potável.

questão 9

A posição dos planetas ao longo do Sistema Solar interfere diretamente nas suas características naturais. Indique a alternativa que apresenta, respectivamente, o planeta do Sistema Solar mais próximo e o mais distante do Sol:

A) Mercúrio e Júpiter.

B) Marte e Saturno.

C) Terra e Netuno.

D) Vênus e Saturno.

E) Mercúrio e Netuno.

questão 10

O planeta Terra é o único do Sistema Solar que possui comprovadamente a existência de diversas formas de vida. Um elemento que possibilita essa característica é a

A) presença de uma camada atmosférica gasosa composta por elementos como o vapor de água.

B) concentração de gases nobres tipicamente encontrados nos planetas mais gasosos.

C) elevada distância da superfície terrestre da forte radiação solar emitida pelos satélites naturais.

D) pequena densidade e massa terrestre formada por rochas homogêneas, como as magmáticas.

E) inexistência de satélites naturais que orbitam e iluminam toda a órbita da superfície terrestre.

questão 11

Os anéis planetários são grandes estruturas formadas por materiais diversos que orbitam ao redor dos planetas. Os planetas do Sistema Solar que possuem anéis são

A) Júpiter, Saturno, Vênus e Mercúrio.

B) Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

C) Júpiter, Saturno, Urano e Marte.

D) Vênus, Mercúrio, Terra e Saturno.

E) Mercúrio, Júpiter, Saturno e Urano.

questão 12

(UCPEL-2017) Cientistas dizem ter evidências da existência de um novo planeta no Sistema Solar. Desde o rebaixamento de Plutão, o Sistema Solar passou a contar com oito planetas. Entretanto, com a suposta existência de um novo planeta, voltaria a ter nove. Em estudo publicado no periódico Astronomical Journal, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, os cientistas demonstram, por meio de modelos matemáticos e simulações de computadores, as conclusões de sua pesquisa. Entretanto, ainda não foi possível a observação direta do chamado “Planeta Nove”. Com relação aos planetas integrantes do Sistema Solar, é correto afirmar que

A) Marte é um planeta do tipo terrestre ou telúrico, é conhecido como Estrela D’Alva ou Estrela da Manhã e por sua característica brilhante pode ser visto durante o dia.

B) Júpiter é o último (a partir do Sol) dos planetas rochosos, aparece como uma “estrela de fogo” à noite, possui calotas polares que contêm água.

C) Urano é conhecido como o Planeta Azul, mas não pela presença de água e sim pelo gás metano, possui 13 luas.

D) Saturno é outro dos planetas rochosos, composto basicamente de hidrogênio e hélio, caracterizado pela existência de anéis formados por seus satélites.

E) Mercúrio é o menor e o mais interno, tem uma aparência similar à da Lua, com crateras de impacto e planícies lisas, não possui satélites naturais.

respostas
Questão 1

Alternativa D. Os planetas são corpos celestes que orbitam em torno do Sol. Ademais, esses corpos possuem uma forma arredondada, ou seja, possuem um equilíbrio estático. Essas são duas das principais características dos planetas do Sistema Solar.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa B. A teoria da nebulosa é a mais aceita para explicar a formação do Sistema Solar. Ela indica que a constituição do Sol e dos planetas derivou de uma grande nuvem de poeira e gás. Essa nuvem se formou ao longo de bilhões de anos e seria a principal responsável pela formação dos corpos celestes.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa E. Os planetas rochosos, também chamados de telúricos, são formados predominantemente por estruturas rochosas. Ademais, eles são os planetas mais próximos do Sol. Os planetas rochosos são: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa B. Os planetas gasosos, também chamados de jovianos, são formados por vários gases, com destaque para o hidrogênio e o hélio. Esses planetas estão localizados em uma posição mais distante do Sol. Os planetas gasosos são: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa E. Os planetas gasosos são frequentemente chamados de planetas gigantes. Tal alcunha é derivada da grande extensão territorial desses planetas, em especial, quando comparados aos planetas rochosos. Os maiores planetas do Sistema Solar são, respectivamente, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Todos eles são gasosos.

Voltar a questão
Questão 6

Alternativa C. Os planetas rochosos (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte) apresentam maior densidade quando comparados aos planetas gasosos. São formados prioritariamente por materiais mais densos, como as rochas. Desse modo, estão concentrados mais próximo do Sol.

Voltar a questão
Questão 7

Alternativa E. O planeta Terra é formado por três camadas: a camada mais externa e superficial, chamada de crosta terrestre; a camada intermediária, nomeada de manto; e a camada mais interna, denominada núcleo terrestre.

Voltar a questão
Questão 8

Alternativa D. O planeta Marte apresenta estruturas formativas complexas e que carecem de maiores pesquisas científicas. O solo local é marcado pela presença de grandes crateras. Conforme estudos astronômicos recentes, essas crateras são resultados do impacto de meteoritos no solo de Marte.

Voltar a questão
Questão 9

Alternativa E. O planeta mais próximo do Sol é Mercúrio. Ele é um planeta rochoso e considerado muito denso. Já o planeta mais distante do Sol é Netuno. Ele é um planeta gasoso e apresenta uma composição formada basicamente por gases, ou seja, é pouco denso.

Voltar a questão
Questão 10

Alternativa A. O planeta Terra é o único do Sistema Solar onde há comprovadamente o registro de formas de vida. Um dos elementos que contribuem para esse fato é a presença de uma camada formada, entre outros, por vapor de água. Essa camada é a atmosfera, sistema fundamental para a existência e manutenção da vida terrestre.

Voltar a questão
Questão 11

Alternativa B. Os planetas do Sistema Solar que possuem anéis são os chamados gasosos, ou seja, formados predominantemente por gases. Esses planetas estão mais distantes do Sol e ainda foram pouco estudados pela ciência. São eles: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Voltar a questão
Questão 12

Alternativa E. O planeta Mercúrio é o mais interno do Sistema Solar, ou seja, é o mais próximo do Sol. Ele é um planeta de diâmetro pequeno, muito denso e formado por estruturas rochosas. Em Mercúrio não há satélites naturais, como luas.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado