Exercícios sobre países desenvolvidos
Os países desenvolvidos apresentam características positivas em relação ao quadro econômico e aos índices sociais. Quando se avalia a participação das atividades econômicas na composição de seus Produtos Internos Brutos, as atividades de um setor econômico específico são os destaques desses países no que se refere à produção de riquezas e geração de empregos à população. Qual é esse setor?
A) Primário
B) Extrativo
C) Petrolífero
D) Terciário
E) Importador
Alternativa D
O setor terciário, que reúne as atividades econômicas ligadas aos serviços, é o setor proeminente nas economias dos países desenvolvidos. É o que mais produz riquezas e mais emprega pessoas.
Uma das características marcantes do setor industrial dos países desenvolvidos é a força das indústrias tradicionais e modernas que produzem elementos para o abastecimento dos mercados interno e externo. Assinale a alternativa que justifica a importância das indústrias nos países desenvolvidos e que as diferencia das indústrias típicas dos países subdesenvolvidos:
A) predomínio de indústrias de base.
B) predomínio de indústrias com tecnologias elevadas.
C) predomínio de indústrias automobilísticas.
D) predomínio de indústrias de máquinas e equipamentos.
E) predomínio de indústrias tradicionais.
Alternativa B
Os países desenvolvidos são caracterizados pelo predomínio das indústrias com alto grau de desenvolvimento tecnológico em todos os níveis. Produzem mercadorias diversas para o abastecimento dos mercados internos e externos utilizando-se do que há de mais moderno e avançado em termos tecnológicos.
Um dos critérios mais considerados para a classificação dos países como desenvolvidos, utilizado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e pelo Banco Mundial, é:
A) Índice de Desenvolvimento Humano
B) Distribuição da renda entre a população
C) Produto Interno Bruto
D) Grau de escolaridade
E) Dívida externa
Alternativa C
O Produto Interno Bruto (PIB) é o indicador que norteia a classificação dos países segundo o grau de desenvolvimento econômico para o FMI e o Banco Mundial. O total de riquezas produzidas por esses países ao longo de um ano e todas os índices que variam desse fator são considerados para o estabelecimento do ranking econômico global. O país que mais produz riquezas, ou seja, possui maior PIB, é o mais rico, logo, o mais desenvolvido.
O IDH, Índice de Desenvolvimento Humano, é utilizado como parâmetro para medição do desenvolvimento das nações. Varia de 0 a 1 e conta com os seguintes elementos para ser calculado:
A) renda bruta, renda per capita e densidade demográfica.
B) renda per capita, mortalidade infantil e analfabetismo.
C) índices de vacinação, renda per capita e alimentação.
D) renda per capita, escolaridade e saúde (expectativa de vida).
E) saúde (expectativa de vida), mortalidade infantil e alimentação.
Alternativa D
O Índice de Desenvolvimento Humano, conhecido como IDH, é um indicador que avalia dados de escolaridade, saúde, com destaque à expectativa de vida e renda. Os fatores avaliados determinam o grau de desenvolvimento econômico e social da população de um país.
Uma das questões mais avaliadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) é a economia dos países — diretamente ligada à busca pela manutenção da paz mundial — junto à qualidade de vida da população desses países. Marque a alternativa que traz corretamente o indicador utilizado pela ONU para avaliar se um país é desenvolvido:
A) IDH – Índice de Desenvolvimento Humano
B) PIB – Produto Interno Bruto
C) Investimentos em armamentos
D) Gini – Concentração da riqueza
E) PNB – Produto Nacional Bruto
Alternativa A
A Organização das Nações Unidas (ONU) considera o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) o indicador que melhor define o desenvolvimento. O IDH é definido pela análise de três fatores: escolaridade, saúde e renda. Os países com os maiores IDH são, para as Nações Unidas, os mais desenvolvidos por apresentarem boas condições econômicas e sociais.
Segundo a Organização das Nações Unidas, os países mais desenvolvidos do mundo são:
A) Estados Unidos, Brasil, Reino Unido e China.
B) Noruega, Irlanda, Suíça e Islândia.
C) Noruega, Finlândia, Alemanha e Estados Unidos.
D) Estados Unidos, China, Japão e Alemanha.
E) China, Rússia, Estados Unidos e Noruega.
O conceito de desenvolvimento para os países envolve, além do patamar econômico, a questão social, ou seja, como a população do país vive. Um país desenvolvido possui, portanto, economia forte e uma sociedade com qualidade de vida. Assinale o item que reúne duas importantes características verificadas nos países denominados desenvolvidos atualmente:
A) Produto Interno Bruto (PIB) grande e alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
B) Produto Interno Bruto (PIB) grande e elevada renda per capita.
C) Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) alto e setor de defesa forte.
D) Produto Interno Bruto (PIB) grande e balança comercial favorável.
E) Produto Interno Bruto (PIB) e elevado grau de escolarização.
Alternativa A
O indicador do Produto Interno Bruto é o principal fator de referência econômica em um país. Apresentar grande PIB é um dos quesitos para que um país seja desenvolvido. O Índice de Desenvolvimento Humano é o indicador que melhor sinaliza a realidade da qualidade de vida de uma população. Os dois fatores, PIB e IDH, juntos, indicam corretamente o grau de desenvolvimento de um país ao avaliarem a economia e a qualidade de vida do povo.
Um dos fatores que mais impedem a classificação do Brasil como país desenvolvido é:
A) balança comercial deficitária.
B) ausência de industrialização.
C) distribuição de renda muito desigual.
D) pequena participação do setor primário na composição do PIB.
E) pobreza em recursos naturais.
Alternativa C
O Brasil é um país emergente ou “em desenvolvimento”, pois apresenta forte economia, mas a população possui, de forma geral, baixos índices sociais, e a grande razão é a renda mal distribuída. Trata-se de uma realidade comum entre países subdesenvolvidos.
Analise os itens:
I. Economias apoiadas no setor de serviços.
II. Industrialização que envolve a produção de bens e mercadorias com alto valor agregado em função do desenvolvimento tecnológico.
III. Renda distribuída de forma homogênea.
IV. Boa qualidade de vida para a população em geral.
As características podem ser corretamente associadas para qual grupo de países:
A) Países subdesenvolvidos
B) Países socialistas
C) Países em desenvolvimento
D) Países desenvolvidos
E) Países de economia primária
Alternativa D
As características são aplicadas ao grupo dos países desenvolvidos caracterizados pelos indicadores econômicos positivos e, ao mesmo tempo, garantem boa qualidade de vida para suas populações.
(Fatec - SP)
O desenvolvimento de novas tecnologias tornou-se fundamental para o desenvolvimento econômico e reforçou a vantagem de alguns países sobre outros. Quanto mais complexa a tecnologia desenvolvida, mais elaborado e caro era o processo de invenção ou descoberta. O ‘país desenvolvido’ típico tinha mais de mil cientistas e engenheiros para cada milhão de habitantes na década de 1970, mas o Brasil tinha cerca de 250, a Índia 130, o Paquistão uns sessenta, o Quênia e a Nigéria cerca de trinta.
(HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX. São Paulo: Cia das Letras, 1995, p. 261. Adaptado)
Assinale a alternativa em que há uma análise coerente com as informações fornecidas pelo texto.
A) Devido à Guerra Fria, os países do eixo capitalista impediram o desenvolvimento tecnológico nos países do eixo socialista.
B) O investimento em tecnologia do período foi elevado nos países do grupo BRICS, que eram atrelados ao bloco econômico soviético.
C) Os países, à época considerados do Primeiro e do Terceiro Mundo, apresentavam desenvolvimento tecnológico desigual.
D) No período de Guerra Fria, as disputas se concentravam no aspecto ideológico e dispensavam o uso de tecnologias.
E) Com a globalização, observa-se que o avanço tecnológico atingiu o mundo todo de forma equilibrada.
Alternativa C
O conceito de desenvolvimento variou ao longo da História. Na segunda metade do século XX, durante a Guerra Fria, os países eram divididos em “mundos”. O primeiro mundo reunia os países capitalistas desenvolvidos; o segundo mundo abrigava os países socialistas; o terceiro mundo era o grupo dos países capitalistas subdesenvolvidos. A desigualdade entre o nível tecnológico dos países do primeiro e do terceiro mundo sempre foi proeminente.
(Santa Casa - SP)
Recentemente, voltou à tona o debate sobre a possível entrada do Brasil para a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Para isso, o país está disposto a se autodeclarar “desenvolvido” perante a Organização Mundial do Comércio (OMC), o que traz consequências. Por exemplo, tome-se o caso de um medicamento para Aids. A dose patenteada do produto custava, em 2013, cerca de US$ 16. Em razão das negociações realizadas com base na “licença compulsória” (medida prevista na OMC sempre que um país não desenvolvido enfrenta desafios na área de saúde), o valor da dose foi baixado para US$ 0,43.
(Ronaldo Lemos. “Mudança na OMC pode impactar a saúde”. www.folha.uol.com.br, 13.05.2019. Adaptado.)
O exemplo apresentado revela que a mudança na autodeclaração brasileira enquanto país desenvolvido perante a OMC terá como consequência:
A) a mudança de perfil na balança comercial, o que obriga o país a atender sua demanda industrial nacionalmente.
B) o encerramento de acordos comerciais, como aqueles para a importação de produtos médicos.
C) o isolamento do país em seu bloco econômico, comprometendo o abastecimento interno.
D) a aproximação entre representantes dos capitais público e privado, propondo soluções às necessidades do mercado.
E) a perda de direitos no âmbito do comércio internacional, como concessões e isenções tributárias.
Alternativa E
A Organização Mundial do Comércio (OMC) oferece vantagens aos países considerados subdesenvolvidos ou pobres, como o Brasil é denominado atualmente. Se considerado desenvolvido, o Brasil perderá vantagens no comércio mundial.
(Unitau) Sobre a métrica IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), analise as afirmações.
I. O IDH é uma medida resumida do progresso a longo prazo, tendo como parâmetros três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde.
II. O objetivo da criação do IDH foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento.
III. Em 10 anos, o IDH, na maioria das cidades brasileiras, passou da situação de “alto desenvolvimento” para a categoria “médio desenvolvimento”, por conta da grave situação da saúde pública no país.
IV. Os municípios das regiões brasileiras Sul e Sudeste estão concentrados, em sua maioria, na faixa de “baixo desenvolvimento”. Isso ocorre por conta do aumento das favelas nas grandes cidades da região.
Está CORRETO o que se afirma em:
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e IV, apenas.
E) I, II e III, apenas.
Alternativa C
I. O IDH é uma medida resumida do progresso a longo prazo, tendo como parâmetros três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde. (Verdadeiro)
II. O objetivo da criação do IDH foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento. (Verdadeiro)
III. Em 10 anos, o IDH, na maioria das cidades brasileiras, passou da situação de “alto desenvolvimento” para a categoria “médio desenvolvimento”, por conta da grave situação da saúde pública no país. (Falso)
O IDH das cidades brasileiras não apresenta processo de redução.
IV. Os municípios das regiões brasileiras Sul e Sudeste estão concentrados, em sua maioria, na faixa de “baixo desenvolvimento”. Isso ocorre por conta do aumento das favelas nas grandes cidades da região. (Falso)
Os municípios da Região Sul e da Região Sudeste são os que apresentam os maiores índices de IDH no Brasil. As cidades brasileiras com os menores índices de qualidade de vida estão na Região Norte e na Região Nordeste.