De acordo com dados divulgados em 2009 pelo Fundo de População das Nações Unidas (FNUAP), o planeta Terra é habitado por 6,826 bilhões de pessoas. Essa população está distribuída de forma desigual pelos continentes. Nesse sentido, marque a alternativa que corresponde ao continente mais populoso.
a) África.
b) América.
c) Ásia.
d) Europa.
e) América do Norte.
Sobre os aspectos da população mundial marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas.
a) O continente africano possui elevadas taxas de crescimento populacional, entretanto, seu contingente só não é maior em razão das baixas taxas de expectativa de vida.
b) O crescimento vegetativo da população latino-americana é, de uma maneira geral, muito baixo, pois as taxas de mortalidade infantil são elevadíssimas.
c) O rápido crescimento populacional intensifica os problemas ambientais de um determinado local.
d) A população da Europa tem aumentado a cada ano, consequência da elevada expectativa de vida e das altas taxas de natalidade.
e) Quanto maior o nível de desenvolvimento de um país, maior é a expectativa de vida de seus habitantes.
(UFRR) O envelhecimento da população está mudando radicalmente as características da população da Europa, onde o número de pessoas com mais de 60 anos deverá chegar, nas próximas décadas, a 30% da população total. Graças aos avanços da medicina e da ciência, a população está cada vez mais velha. Isso ocorre em função do:
a) Declínio da taxa de natalidade e aumento da longevidade.
b) Aumento da natalidade e diminuição da longevidade.
c) Crescimento vegetativo e aumento da taxa de natalidade.
d) Aumento da longevidade e do crescimento vegetativo.
e) Declínio da taxa de mortalidade e diminuição da longevidade.
A distribuição populacional não ocorre de forma homogênea. Esse fenômeno é constatado através das disparidades nos números de habitantes de diferentes continentes, países, regiões, estados e cidades. Indique a alternativa que corresponde ao país mais populoso do planeta.
a) Estados Unidos.
b) China.
c) Índia.
d) Brasil.
e) Rússia.
Analise a tabela abaixo e marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas.
a) Com mais de 1,3 bilhão de habitantes, a China é o país mais populoso e mais povoado.
b) O Afeganistão é a nação que apresenta o maior crescimento demográfico e a menor expectativa de vida.
c) Entre os países analisados, o Brasil é o terceiro mais populoso, além de ser o menos povoado.
d) Com aproximadamente 33 mil habitantes, Mônaco possui a maior expectativa de vida, além de ser o mais povoado.
e) Estados Unidos é menos populoso que a China e mais povoado que o Afeganistão, além de possuir crescimento demográfico superior a Mônaco.
Alternativa correta: letra “C”.
a) Falso – Com 1,008 bilhão de habitantes, a África é, atualmente, o segundo continente mais populoso do planeta.
b) Falso – A América possui 925,2 milhões de habitantes, sendo o terceiro continente mais populoso da Terra.
c) Verdadeiro – Com aproximadamente 4,1 bilhões de habitantes, correspondendo a aproximadamente 65% da população mundial, a Ásia é o continente mais habitado do planeta.
d) Falso – A Europa possui 790 milhões de habitantes.
e) Falso – A América do Norte é uma subdivisão do continente americano, portanto, não pode ser considerado um continente. Sua população está estimada em 457,9 milhões de habitantes.
Voltar a questãoa) Verdadeiro – Atualmente, o continente africano possui a maior taxa de crescimento populacional: 2,3% ao ano. Os países que integram esse continente apresentam as menores médias de expectativa de vida, principalmente os países da África Subsaariana.
b) Falso – O crescimento vegetativo da população da América Latina é considerado alto: 1,2% ao ano. As taxas de mortalidade infantil nessa região têm apresentado melhoras, no entanto, em alguns países, elas continuam altas. Porém, esse fato não compromete de forma significativa o crescimento vegetativo da América Latina.
c) Verdadeiro – Os problemas ambientais são agravados pelo rápido crescimento populacional, visto que o aumento no número de pessoas habitando o planeta ocasiona o aumento da exploração dos recursos naturais e, numa ótica capitalista, intensifica o consumo.
d) Falso – Alguns países europeus têm apresentado taxas de crescimento populacional negativas. A expectativa de vida da população europeia está cada vez maior, entretanto, as taxas de natalidade estão em constante declínio.
e) Verdadeiro – O desenvolvimento de um país interfere diretamente na qualidade de vida de seus habitantes, refletindo na eficácia dos serviços de saúde, acesso a água tratada, rede de esgoto, entre outros fatores.
Voltar a questãoAlternativa correta: letra “A”.
a) Verdadeiro – O declínio da taxa de natalidade, aliado ao aumento da longevidade, promove uma mudança na pirâmide etária, em que a população adulta passa a se tornar maioria.
b) Falso – O aumento da taxa de natalidade e a redução da expectativa de vida (longevidade) de uma determinada população têm como consequência uma maioria de habitantes jovens.
c) Falso – O crescimento vegetativo e o aumento da taxa de natalidade promovem a formação de uma população de maioria jovem.
d) Falso – O crescimento vegetativo indica que houve uma grande quantidade de nascimentos, havendo, portanto, uma grande quantidade de crianças entre a população.
e) Falso – O declínio da taxa de mortalidade é um dos fatores responsáveis pelo grande número de pessoas idosas. Entretanto, a diminuição da longevidade indica a redução da expectativa de vida.
Voltar a questãoAlternativa correta: letra “B”.
a) Falso – Com aproximadamente 314,6 milhões de habitantes, os Estados Unidos ocupam o 3° lugar no ranking dos países mais populosos.
b) Verdadeiro – A China é a nação que possui a maior concentração populacional do planeta: 1.345.750.973 habitantes.
c) Falso – A Índia é o segundo país mais populoso – 1.198.003.272 habitantes.
d) Falso – Com mais de 193,7 milhões de habitantes, o Brasil é o quinto país mais populoso do planeta.
e) Falso – A Rússia é habitada por mais de 140 milhões de pessoas.
Voltar a questãoa) Falso – A China é o país mais populoso (população total), porém, essa nação não é a mais povoada (população relativa), pois sua densidade demográfica é de 140,5 habitantes por quilômetro quadrado, sendo bem inferior a Mônaco: 16.417 habitantes por quilômetro quadrado.
b) Verdadeiro – O crescimento demográfico do Afeganistão é bem superior ao dos outros países: 3,4% ao ano. A expectativa dessa nação é de apenas 44 anos, sendo a menor entre os países analisados.
c) Verdadeiro – Com população total de 193,7 milhões de habitantes, o Brasil é o terceiro país mais populoso, inferior à China (1,345 bilhão de habitantes) e aos Estados Unidos (314,7 milhões de habitantes). O país também é o menos povoado, visto que sua densidade demográfica é a menor entre as nações da tabela: 22,7 habitantes por quilômetro quadrado.
d) Verdadeiro – Mônaco apresenta a maior expectativa de vida entre os países da tabela (85 anos). A nação também é a mais povoada – 16.417 habitantes por quilômetro quadrado.
e) Falso – Com população total de 314,7 milhões de habitantes, os Estados Unidos são menos populosos que a China (1,345 bilhão de habitantes). Seu crescimento demográfico (0,9%) é superior ao de Mônaco (0,3%). Porém, o país é menos povoado que o Afeganistão, pois sua densidade demográfica é de 33,5 habitantes por quilômetro quadrado; o Afeganistão, por sua vez, apresenta densidade demográfica de 43,2 habitantes por quilômetro quadrado.
Voltar a questão