Whatsapp

Exercícios sobre população mundial

Exercícios de Geografia

Esta lista de exercícios permitirá avaliar os seus conhecimentos sobre as principais características geográficas relacionadas ao cenário demográfico da população mundial. Publicado por: Mateus Campos
questão 1

A população mundial apresentou um aumento significativo ao longo da história. Um conjunto de mudanças está atribuído ao crescimento da população do mundo, entre elas está:

A) a atenuação do crescimento vegetativo entre países economicamente mais pobres do planeta.

B) a substituição da mão de obra mecanizada nas grandes fazendas de produção de alimentos.

C) o deslocamento de refugiados de países subdesenvolvidos para nações mais industrializadas.

D) o estabelecimento de unidades industriais nas zonas rurais dos países menos desenvolvidos.

E) o processo de urbanização ocorrido por meio do êxodo da população do campo para a cidade.

questão 2

O crescimento da expectativa de vida é um fator determinante para a ampliação da população mundial. Os dados positivos desse indicador demográfico estão diretamente relacionados com

A) a melhoria da oferta de saneamento básico.

B) a mecanização das atividades agrícolas.

C) a concentração de rendimentos financeiros.

D) o consumo de alimentos industrializados.

E) o desenvolvimento de cidades inteligentes.

questão 3

Os indicadores demográficos são ferramentas importantes para avaliar a geografia da população mundial. No contexto global, houve, ao longo dos últimos séculos, um constante crescimento populacional, verificado por meio da

A) retração do crescimento vegetativo.

B) elevação da distribuição de renda.

C) ampliação da razão entre os sexos.

D) diminuição da mortalidade infantil.

E) expansão do processo de imigração.

questão 4

O crescimento da população mundial é demarcado por diferenças entre as regiões do globo. O continente europeu, por exemplo, tem como características demográficas a

A) concentração de população no meio rural e o saldo migratório negativo.

B) elevação da expectativa de vida e a diminuição da taxa de fecundidade.

C) atenuação do processo de imigração e a queda da qualidade de vida.

D) expansão do número de filhos por mulher e a melhoria na oferta de saúde.

E) retração do processo de imigração e o expressivo aumento populacional.

questão 5

Na atualidade, o ritmo de crescimento da população mundial tem diminuído. Um dos elementos que contribuem para o referido cenário, entre outros, é a

A) ausência de políticas públicas de planejamento familiar.

B) oferta de condições sanitárias igualitárias para a população.

C) queda do índice de natalidade nos países mais desenvolvidos.

D) diminuta participação das mulheres no mercado de trabalho.

E) elevação da mortalidade infantil nos países emergentes.

questão 6

Os indicadores populacionais globais têm apresentado uma tendência de queda nos últimos anos. Contudo, determinadas regiões do planeta ainda registram índices de crescimento populacional muito elevados. Qual continente possui o crescimento demográfico mais intenso na atualidade?

A) África

B) América

C) Ásia

D) Europa

E) Oceania

questão 7

A distribuição da população mundial é desigual ao longo das regiões do planeta. Em relação ao contexto da distribuição populacional em nível global, marque a alternativa correta:

A) A Oceania é continente mais densamente povoado e populoso do mundo.

B) A Mongólia é um país classificado como muito povoado e pouco populoso.

C) O sul da Europa é uma região geográfica muito populosa e pouco povoada.

D) O sudeste asiático é considerado uma das regiões mais povoadas do planeta.

E) O Canadá é a única nação da América do Norte tida como muito povoada.

questão 8

Qual o país mais populoso do mundo?

A) Brasil

B) Índia

C) China

D) Rússia

E) Angola

questão 9

(Enem 2015) A humanidade conhece, atualmente, um fenômeno espacial novo: pela primeira vez na história humana, a população urbana ultrapassa a rural no mundo. Todavia, a urbanização é diferenciada entre os continentes.

DURAND, M. F. et al. Atlas da mundialização: compreender o espaço mundial contemporâneo. São Paulo: Saraiva, 2009.

No texto, faz-se referência a um processo espacial de escala mundial. Um indicador das diferenças continentais desse processo espacial está presente em:

A) Orientação política de governos locais.

B) Composição religiosa de povos originais.

C) Tamanho desigual dos espaços ocupados.

D) Distribuição etária dos habitantes do território.

E) Grau de modernização de atividades econômicas.

questão 10

(Unicentro 2016) Os conhecimentos sobre a população mundial e brasileira possibilitam afirmar:

A) Os Estados Unidos adotaram uma política restritiva à imigração porque, na última década, ocorreu uma explosão demográfica no país.

B) O Japão estimula a imigração porque a população local está envelhecendo e falta mão de obra no país, o que já inviabiliza as atividades econômicas.

C) A pirâmide etária brasileira vem se modificando e, atualmente, ela é igual à francesa.

D) A transumância, maior movimento da população brasileira, está relacionada à implantação da agroindústria.

E) Os movimentos xenofóbicos, nas últimas décadas, estão se ampliando nos países centrais, principalmente na Europa.

questão 11

(UEG 2019) Um bom exemplo de como a indústria estimulou a urbanização pode ser verificado na própria Inglaterra do século XIX. Em 1800, apenas 25% da população desse país era urbana. Um século depois, com o crescimento da industrialização, 75% dos ingleses já moravam nas cidades. Esse processo se reproduziu mundialmente; em alguns países de forma imediata, e em outros tardiamente.

ALBUQUERQUE, Maria Adailza Martins. Geografia sociedade e cotidiano: fundamentos, volume I, 3. ed. São Paulo: Escala Educacional, 2013, p. 256.

Sobre essa relação entre industrialização e urbanização, tem se que:

A) após a Segunda Guerra Mundial, acentuou-se o processo de desconcentração industrial, quando as indústrias abandonaram áreas tradicionais nas grandes cidades e deslocaram-se para outras localidades.

B) a produção em larga escala resultante do processo de industrialização permitiu a expansão das atividades agrícolas e uma maior distribuição da população urbana para o espaço rural.

C) os primeiros núcleos urbanos surgiram em virtude da instalação de pequenas indústrias, denominadas manufaturas, que necessitavam de grande quantidade de mão de obra para a produção.

D) o período relativo à industrialização dos países desenvolvidos que ocorreu após a Segunda Guerra Mundial, chamado industrialização tardia ou retardatária, não impactou na urbanização desses países.

E) durante a Segunda Revolução Industrial, várias cidades industriais surgiram próximo às regiões carboníferas na Inglaterra, Alemanha, Rússia, França e Polônia.

questão 12

(UPE 2021) A urbanização contemporânea revela com clareza que a cidade como a conhecemos, circunscrita a um ponto, tende, em algumas áreas, a se amalgamar com outras e constituir regiões urbanas de grande coesão, deixando como imagem do passado a cidade como aglomeração concentrada. Talvez evoluamos para um mundo sem cidades a exemplo da que herdamos do passado e vivamos em grandes aglomerações dispersas. Isso não significa que não haverá mais cidades com aglomerações concentradas, significa apenas que a tendência é a de que, no futuro, multipliquem-se as grandes concentrações urbanas construídas por movimentos de dispersão.

(LENCIONI, S. Urbanização difusa e a constituição de megarregiões. In: Observatório das Metrópoles. N. 22. Ano 6. 2015.)

Com base na abordagem do texto e nos seus conhecimentos sobre o tema, assinale a afirmativa CORRETA.

A) A primeira megalópole, BosWash, foi identificada na década de 1980, nos Estados Unidos, com uma população de 50 milhões de habitantes; a segunda foi a México DC, com 20 milhões de habitantes em 1990.

B) As transformações socioespaciais provocadas pelos avanços do meio técnico-científico informacional, além de corresponderem às bases estruturais do processo de globalização, dão origem às megalópoles. São nesses espaços denominados megalópoles que se concentram as principais atividades econômicas e as grandes corporações mundiais. No Brasil existe uma megalópole.

C) As cidades globais podem apresentar uma menor densidade populacional, no entanto são centros urbanos com grande concentração de poder (político e econômico) e influência mundial. Por exemplo, Tóquio, São Paulo e Nova York são megacidades e cidades globais.

D) De acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU, os centros urbanos que possuem mais de 10 milhões de habitantes são identificados como megalópoles ou megacidades, mas com influências econômicas restritas ao país de origem.

E) A China é o país com maior número de megalópoles do mundo. Pequim deverá ser a cidade mais populosa do mundo em 2030, com função administrativa, ultrapassando Tokyo, que atualmente é a cidade mais populosa da Eurásia.

respostas
Questão 1

Alternativa E. O intenso processo de urbanização vivenciado pela população mundial resultou na melhoria das condições de vida dos indivíduos. A urbanização é resultado do crescimento das zonas urbanas, em especial, devido ao incremento populacional da saída da população do campo para as cidades. Esse fenômeno contribuiu para a queda da taxa de mortalidade infantil e o aumento da expectativa de vida, logo, foi determinante para o aumento da população mundial.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa A. A ampliação do saneamento básico, com destaque para o acesso ao abastecimento de água e à coleta de esgoto, foi crucial para a melhoria das condições de saúde da população. Esses elementos contribuíram, entre outros, para a diminuição da ocorrência de doenças. Portanto, estão relacionados à queda da mortalidade e ao consequente aumento da expectativa de vida.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa D. O constante crescimento demográfico mundial foi verificado, entre outros, por meio da diminuição da mortalidade infantil. A melhoria das condições de saúde da população mundial contribuiu para a queda desse indicador.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa B. A Europa é um continente caracterizado pelo envelhecimento populacional. Esse cenário está relacionado com a diminuição da taxa de fecundidade e a elevação da expetativa de vida da população europeia.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa C. A queda da taxa de natalidade tem sido verificada em vários países desenvolvidos. Esse fenômeno está relacionado, entre outros, ao maior acesso aos métodos contraceptivos e à ampliação do mercado de trabalho. Tal situação é um dos fatores que têm contribuído para a diminuição da taxa de crescimento da população global nos últimos tempos.

Voltar a questão
Questão 6

Alternativa A. A África é o continente que apresenta os maiores indicadores de crescimento populacional do mundo. A razão para esse cenário está ligada à diminuição da mortalidade infantil em conjunto com o aumento da expectativa de vida. Ademais, o continente africano ainda possui uma média elevada de filhos por mulher.

Voltar a questão
Questão 7

Alternativa D. O sudeste asiático é um das regiões mais povoadas do planeta, ou seja, há um grande número de populações distribuídas em uma pequena extensão territorial. A região reúne nações que possuem elevada taxa de densidade demográfica e está situada na Ásia, continente que reúne boa parte da população mundial.

Voltar a questão
Questão 8

Alternativa C. A China é o país mais populoso do mundo, ou seja, tem o maior número absoluto de habitantes. A população chinesa na atualidade é de cerca de 1,3 bilhão de habitantes. O país também é considerado bastante povoado, em especial, ao longo das suas áreas litorâneas.

Voltar a questão
Questão 9

Alternativa E. Os países apresentam diferenças demográficas entre si. As regiões mais desenvolvidas possuem, no geral, menores taxas de natalidade e maiores índices de expectativa de vida. Já nas nações menos desenvolvidas ainda há uma taxa de natalidade significativa. Portanto, as diferenças econômicas entre os países são um marcador de suas especificidades demográficas.

Voltar a questão
Questão 10

Alternativa E. O crescimento da população mundial, assim como o intenso fluxo de imigrantes, tem contribuído para o aumento da xenofobia. Esse movimento é ainda mais forte na Europa, onde os casos de aversão aos estrangeiros apresentaram um forte crescimento nos últimos anos.

Voltar a questão
Questão 11

Alternativa A. A desconcentração das atividades industriais contribuiu para uma melhor distribuição da população no território. Houve, ainda, um movimento de contrafluxo da população, das grandes cidades para cidades médias. Esse cenário ocorreu em nível mundial, já que o crescimento da população foi demarcado pelos processos de urbanização e industrialização.

Voltar a questão
Questão 12

Alternativa B. O crescimento da população mundial foi demarcado pela intensificação do processo de urbanização em todo o mundo. Esse fenômeno deu origem às chamadas megalópoles, ou seja, grandes aglomerações urbanas que possuem grande centralidade nas dinâmicas econômicas e demográficas globais. No Brasil, a aglomeração formada pelas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, assim como suas regiões adjacentes, é um exemplo de megalópole.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado