Exercícios sobre pradarias
As pradarias estão localizadas em uma ampla zona geográfica, especialmente em regiões de média latitude, em ambos os hemisférios do planeta. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um país que possui vegetação de pradarias:
a) Colômbia
b) Brasil
c) Canadá
d) China
e) Rússia
Letra A. As pradarias ocorrem em diversas zonas geográficas do globo, especificamente nas de médias latitudes, marcadas pelo clima temperado. Portanto, o único país que não possui vegetação de pradarias, entre os listados acima, é a Colômbia, situada em uma zona tropical do globo.
As pradarias possuem uma grande diversidade em termos de microclima. Geralmente, esse tipo vegetacional ocorre na faixa climática
a) subpolar.
b) polar.
c) temperada.
d) tropical.
e) equatorial.
Letra C. As pradarias são vegetações típicas de climas subtropicais e temperados, logo, estão situadas em zonas de médias temperaturas.
Assinale uma característica climática das regiões geográficas de pradarias:
a) presença de elevado volume de pluviosidade e umidade.
b) ocorrência de chuvas bem distribuídas ao longo do ano.
c) existência de quatro estações do ano muito homogêneas.
d) registro de elevadas temperaturas nas estações do ano.
e) diminuta pluviosidade registrada apenas durante o verão.
Letra B. As pradarias são típicas de zonas subtropicais e temperadas, nas quais predomina uma distribuição regular de chuvas ao longo de todo o ano, com índices satisfatórios de pluviosidade.
As pradarias possuem particularidades em termos vegetacionais. Uma característica dessa vegetação é a
a) predominância de plantas rasteiras.
b) presença de árvores de grande porte.
c) existência de árvores retorcidas.
d) acentuada biodiversidade de espécies.
e) ocorrência de plantas subaquáticas.
Letra A. As pradarias são formadas por plantas com baixa estatura, predominantemente plantas rasteiras como as gramíneas, que possuem estruturas vegetacionais bastante homogêneas.
A classificação das pradarias é bastante difícil mediante a sua especificidade vegetal. Uma forma de categorizá-las é a sua divisão por meio do critério de
a) textura.
b) coloração.
c) estatura.
d) latitude.
e) altitude.
Letra C. As pradarias são classificadas mediante sua estatura em: alta, média e baixa. A diferença de estatura entre as plantas dessa vegetação é dada em razão de condições climáticas e pedológicas, sendo que há uma variação desde plantas rasteiras até capins de altura mediana.
Qual elemento climático está diretamente relacionado ao conceito de pradaria?
a) Radiação
b) Massas de ar
c) Pressão atmosférica
d) Continentalidade
e) Umidade
Letra E. A umidade é um elemento climático central na constituição da pradarias, uma vez que essas vegetações são típicas de zonas muito úmidas, com boa distribuição de chuvas.
Indique a alternativa que apresenta uma característica pedológica das pradarias:
a) inexistência de horizontes compostos por minerais.
b) ocorrência de baixo teor de argila e umidade no solo.
c) presença de muitos fragmentos de rocha no subsolo.
d) formação pedogênica composta por alto teor de areia.
e) existência de grande quantidade de matéria orgânica.
Letra E. Os solos das pradarias possuem bastante matéria orgânica, notadamente fruto das espécies rasteiras dessa vegetação, mas também da acentuada presença de umidade no subsolo.
A pradaria é comumente confundida com outras vegetações que apresentam características muito semelhante às dela. Um aspecto que diferencia as pradarias das estepes, por exemplo, é
a) a geologia.
b) a pedologia.
c) a hidrografia.
d) o clima.
e) o relevo.
Letra D. As pradarias e as estepes possuem particularidades importantes, especialmente com relação à morfologia vegetacional de suas plantas, geralmente rasteiras e baixas. Porém, nas pradarias, predomina o clima temperado, enquanto nas estepes o clima é bem mais seco.
As pradarias são vegetações bastante vulneráveis em relação aos impactos ambientais. No Brasil, verifica-se a ação humana nas pradarias pelo processo de
a) condensação.
b) laterização.
c) lixiviação.
d) arenização.
e) sedimentação.
Letra D. A arenização é um processo comum em zonas degradadas de pradarias nas quais há acentuada ação humana e, por consequência, perda da vegetação e da fertilidade do solo. A arenização é caracterizada pelo acentuado aumento de areia no solo, ocasionando inclusive a perda de grandes extensões desse recurso.
Assinale a alternativa que apresenta uma prática econômica típica das pradarias:
a) extração de minerais
b) atividades agropecuárias
c) exploração madeireira
d) implantação de represas
e) retirada de biomassa
Letra B. As atividades agropecuárias, especialmente voltadas para cultivos de grãos e criação de animais, são típicas de pradarias. Essas zonas vegetacionais possuem condições propícias, como relevo, clima e vegetação, para o estabelecimento de grandes zonas agricultáveis.
No Brasil, a vegetação de pradarias apresenta um nome bastante específico:
a) Caatinga.
b) araucária.
c) Cerrado.
d) Pampas.
e) Pantanal.
Letra D. As pradarias são chamadas regionalmente no Brasil de Pampas, um importante bioma brasileiro caracterizado pela vegetação de campos, pelo clima subtropical e pelo relevo de coxilhas.
Qual é o único estado brasileiro que registra a ocorrência de pradarias?
a) Minas Gerais
b) Pernambuco
c) Rio Grande do Sul
d) São Paulo
e) Mato Grosso do Sul
Letra C. As pradarias, também chamadas de Pampas no Brasil, ocorrem especificamente no Rio Grande do Sul. O clima subtropical desse estado, em conjunto com o relevo suave ondulado e a vegetação de gramíneas, caracteriza essa vegetação localmente.