Topo
pesquisar

Exercícios sobre o Massacre de Babi Yar

Exercícios de História

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre o Massacre de Babi Yar, ocorrido em Kiev durante a ocupação nazista na Segunda Guerra Mundial. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

O extermínio dos judeus de Kiev, que aconteceu nos dias 29 e 30 de setembro de 1941, foi determinado pelos nazistas em represália:

a) aos ataques dos Partisans que se escondiam nas florestas da Bielorrússia.

b) aos ataques a bomba contra prédios utilizados pelos nazistas em Kiev.

c) à derrota que os nazistas haviam sofrido às margens do Rio Volga, na cidade de Stalingrado.

d) ao fracasso da invasão da cidade de Leningrado, habilmente defendida por Zhukov.

e) à relutância dos judeus de Kiev em usar a estrela de Davi bordada em suas roupas.

questão 2

O Massacre de Babi Yar foi realizado por forças que compunham o exército nazista e que eram designadas ou que haviam sido remanejadas para lidar com o extermínio dos judeus no Leste Europeu. Selecione abaixo o grupo que NÃO teve participação nesse massacre.

a) Colaboracionistas locais, que compunham a Polícia Auxiliar Ucraniana.

b) Membros da Heer, o corpo de infantaria da Wehrmacht.

c) Schutzstaffel, mais conhecida como SS.

d) Kriegsmarine, a marinha de guerra da Alemanha.

e) Einsatzgruppen, os grupos de extermínio.

questão 3

A conquista da cidade de Kiev foi realizada pelo Grupo de Exércitos do Sul, com o auxílio do Grupo de Exércitos do Centro, entre agosto e setembro de 1941. Essa conquista estava inserida dentro da estratégia alemã que fez parte da:

a) Operação Cidadela

b) Operação Himmler

c) Operação Barbarossa

d) Solução Final

e) Anschluss

questão 4

A conquista de Kiev, assim como a de muitas outras regiões pertencentes à União Soviética no Leste Europeu, fez parte de um plano de expansão territorial conduzido por Hitler, conhecido como:

a) Lebensraum

b) Anschluss

c) Generalplan Ost

d) Madagaskarplan

e) Hungerplan

respostas
Questão 1

Letra B

O chamado Massacre de Babi Yar foi realizado pelos nazistas como represália a um ataque a bomba realizado contra prédios utilizados pela administração alemã em Kiev. Esse ataque causou a morte de alguns alemães, e os nazistas culpavam os judeus por esse incidente que, na verdade, havia sido realizado pela NKVD, a polícia secreta soviética.

Voltar a questão
Questão 2

Letra D

O Massacre de Babi Yar, assim como muitos outros massacres cometidos pelos nazistas no Leste Europeu, foi encabeçado pelos grupos de extermínio Einsatzgruppen. Em Kiev, aconteceu ainda algo comum naquele momento que foi a participação de outras forças de combate no massacre dos judeus. Os grupos que atuaram nesse episódio foram os colaboracionistas locais da Polícia Auxiliar da Ucrânia, além da SS e de soldados do corpo de infantaria da Wehrmacht. Não houve atuação de membros da marinha de guerra, a Kriegsmarine.

Voltar a questão
Questão 3

Letra C

A conquista de Kiev fez parte do plano de invasão da União Soviética, conhecido também como Operação Barbarossa e que foi iniciada em junho de 1941. Essa operação coordenou a ocupação da União Soviética visando à destruição do bolchevismo, à constituição do “espaço vital” e à tomada dos recursos minerais da União Soviética. Essa conquista era também importante para garantir acesso à produção de grãos da Ucrânia.

Voltar a questão
Questão 4

Letra A

A conquista do Leste Europeu pelos alemães fazia parte da ideia constituída por Hitler de “espaço vital”, conhecida como Lebensraum. Essa ideia consistia em formar o Terceiro Reich alemão com as terras dessa região, mesmo as historicamente não habitadas por povos germânicos. A intenção desse projeto era colonizar esse território por meio da migração da população germânica e da escravização dos eslavos.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola