Whatsapp

Exercícios sobre Primeira Revolução Industrial

Exercícios de Geografia

Esta lista de exercícios averiguará os seus conhecimentos sobre a Primeira Revolução Industrial e as transformações empreendidas por esse processo na sociedade. Publicado por: Mateus Campos
questão 1

A Primeira Revolução Industrial foi um importante processo de transformação política, econômica e social, iniciado em meados de 1760, na Europa. Qual foi o país europeu pioneiro na implementação da Revolução Industrial?

A) Alemanha

B) Inglaterra

C) França

D) Rússia

E) Portugal

questão 2

No que toca às mudanças na sociedade empreendidas pela Revolução Industrial, qual movimento foi determinante para a ocorrência das transformações advindas desse período?

A) Ascensão da burguesia como classe social detentora do poder político e econômico.

B) Crescimento dos movimentos de nacionalismo nos países desenvolvidos europeus.

C) Aumento da chegada de imigrantes provenientes das novas colônias de exploração.

D) Diminuição da importância econômica do capital no desenvolvimento econômico.

E) Incremento de ferramentas de tecnologia da informação nas linhas de produção.

questão 3

Aponte o principal recurso mineral utilizado como motor da Primeira Revolução Industrial:

A) Petróleo

B) Carvão mineral

C) Gás natural

D) Ouro

E) Terras rasas

questão 4

A Revolução Industrial promoveu importantes mudanças no sistema de produção. No caso da Primeira Revolução Industrial, o modo de produção artesanal foi substituído pelo

A) desenvolvimento de esteiras automatizadas para produção.

B) reduzido número de trabalhadores na linha de produção.

C) crescimento dos custos dos empresários com matéria-prima.

D) emprego de máquinas reunidas em plantas industriais.

E) incremento de profissionais altamente qualificados nas fábricas.

questão 5

Com base nos tipos de indústria, assinale a alternativa que apresenta a principal indústria da Primeira Revolução Industrial:

A) química

B) farmacêutica

C) petrolífera

D) mecânica

E) têxtil

questão 6

As formas de trabalho na Primeira Revolução Industrial sofreram grandes transformações, capitaneadas pelo

A) emprego de uma mão de obra na linha produtiva extremamente qualificada.

B) elevado investimento na formação técnica dos trabalhadores fabris.

C) aumento da substituição de mão de obra braçal por braços mecânicos.

D) desenvolvimento de políticas trabalhistas de cunho assistencialista.

E) estabelecimento de atividades assalariadas com base na divisão do trabalho.

questão 7

A Primeira Revolução Industrial promoveu a transformação do setor de transportes mundial com base nas objetivações do capitalismo industrial. Marque a alternativa que apresenta uma mudança importante nos transportes a partir desse momento histórico:

A) Instituição de meios de transporte movidos pela tração animal.

B) Utilização de combustíveis fósseis para mover os automóveis.

C) Desenvolvimento de meios de transporte movidos a vapor.

D) Criação de meios de transporte coletivo movidos a eletricidade.

E) Crescimento do uso de fontes sustentáveis nos transportes.

questão 8

A Primeira Revolução Industrial promoveu mudanças profundas nas estruturas urbanas das cidades. Esse cenário é explicado por meio do(a):

A) planejamento urbano presente nos principais centros urbanos do mundo.

B) crescimento do êxodo rural e consequente expansão desordenada das cidades.

C) diminuição do processo de urbanização em razão da migração intraurbana.

D) incremento de políticas públicas de saneamento urbano nas cidades industriais.

E) elevação da capacidade de consumo da população urbana assalariada.

questão 9

(Enem 2016) Em virtude da importância dos grandes volumes de matérias-primas na indústria química — eram necessárias dez a doze toneladas de ingredientes para fabricar uma tonelada de soda —, a indústria teve uma localização bem definida quase que desde o início. Os três centros principais eram a área de Glasgow e as margens do Mersey e do Tyne.

LANDES, D. S. Prometeu desacorrentado: transformação tecnológica e desenvolvimento industrial na Europa ocidental, desde 1750 até a nossa época. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994.

A relação entre a localização das indústrias químicas e a das matérias-primas, nos primórdios da Revolução Industrial, provocou a

A) busca pela isenção de impostos.

B) intensa qualificação da mão de obra.

C) diminuição da distância dos mercados consumidores.

D) concentração da produção em determinadas regiões do país.

E) necessidade do desenvolvimento de sistemas de comunicação.

 

questão 10

(Unesp) Assinale a alternativa que indica corretamente o fator considerado determinante para a localização das indústrias durante a Primeira Revolução Industrial (final do século XVIII a meados do século XIX).

A) Reservas de petróleo

B) Incentivos fiscais

C) Mão de obra especializada

D) Jazidas de carvão mineral

E) Disponibilidade de água

 

questão 11

(Uneb 2018) Os fatores locacionais da indústria são elementos socioespaciais necessários para atrair o maior número possível de fábricas e empresas em um determinado local. Os conhecimentos referentes aos fatores de localização industrial permitem afirmar:

A) A proximidade do mercado consumidor constitui o fator fundamental para a instalação das indústrias típicas da revolução técnico-científica.

B) Desde a Primeira Revolução Industrial, a necessidade de mão de obra qualificada constituiu um fator decisivo para instalação de indústrias.

C) A mais equitativa distribuição das fontes de energia e matérias-primas no planeta favoreceu a desconcentração industrial, uma vez que esse processo busca, sobretudo, menores custos de produção.

D) Enquanto etapa do processo produtivo, a logística para o armazenamento e o escoamento da produção tornou-se inviável, diante do avanço tecnológico em infraestrutura de transporte e de comunicação.

E) Fatores locacionais, como disponibilidade de mão de obra e mercado consumidor, foram, e continuam sendo, importantes para localização de indústrias, sobretudo as de bens de consumo, o que, entre outros fatores, mostra que o fenômeno industrial sempre esteve ligado às concentrações urbanas.

questão 12

(UEFS) “O processo de desenvolvimento da atividade industrial, desde o século XVIII, não só representa a mundialização das relações capitalistas, como também exerce papel fundamental nas transformações ocorridas na organização do espaço geográfico e nas relações existentes entre as diversas partes desse espaço, nos mais diferentes níveis. O estudo da indústria é fundamental para a compreensão e a análise da organização espacial.”

A partir dessas informações e dos conhecimentos sobre o desenvolvimento da atividade industrial, pode-se concluir:

A) O artesanato foi a segunda etapa de transformação das matérias-primas e é praticado até os dias atuais, principalmente nos países do Primeiro Mundo.

B) A Alemanha foi o berço da atividade industrial, graças ao seu grande aproveitamento hidrelétrico, além da sua avançada tecnologia.

C) A Segunda Revolução Industrial teve no carvão mineral sua grande fonte de energia, o que explica a localização das indústrias nas proximidades das bacias carboníferas.

D) A invenção do computador, após a Primeira Guerra Mundial, na terceira década do século passado, foi responsável pelo avanço industrial nos continentes.

E) A industrialização não apareceu de forma homogênea em todos os países, historicamente sofreu e sofre um processo de acumulação técnica cultural, apresentando, a cada momento, as características e as determinações da sociedade responsável pela sua produção.

respostas
Questão 1

Alternativa B. A Inglaterra foi o primeiro palco das transformações da Primeira Revolução Industrial. O acúmulo de capital da burguesia assim como a presença mão de obra barata, por meio do intenso êxodo rural, propiciaram à Inglaterra o pioneirismo das atividades industriais.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa A. A ascensão da burguesia como principal classe econômica e política do período possibilitou que os burgueses fizessem vastos investimentos de capitais na construção de fábricas. Dessa maneira, houve um intenso crescimento das atividades industriais.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa B. O carvão mineral é a principal fonte de energia associada à Primeira Revolução Industrial. As reservas de carvão inglesas, assim como de outras áreas da Europa, abasteceram a máquinas e equipamentos da época.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa D. O modo de produção artesanal foi substituído pelo emprego de máquinas e equipamentos industriais. Dessa maneira, houve uma transformação muito grande nas formas produtivas, por meio de mecanismos que possibilitaram uma maior velocidade e padronização da produção.

Voltar a questão
Questão 5

Alternativa E. A principal indústria da Primeira Revolução Industrial era a têxtil. A produção de tecidos já era uma atividade econômica inglesa importante, porém realizada de maneira totalmente artesanal. A partir da ascensão do novo modelo de produção industrial empreendido pela Revolução Industrial, houve vários ganhos em termos de produtividade e de lucro.

Voltar a questão
Questão 6

Alternativa E. No que toca às formas de trabalho, a Primeira Revolução Industrial instituiu a divisão do trabalho, baseada nas diferentes modalidades da linha de produção. Além disso, o estabelecimento da forma de trabalho assalariada é uma das suas características.

Voltar a questão
Questão 7

Alternativa C. Na Primeira Revolução Industrial, foram marcantes as transformações provocadas pela ascensão do transporte movido a vapor. Dessa maneira, foram desenvolvidos mecanismos de transporte terrestre e marítimo, que possibilitaram uma menor duração das viagens.

Voltar a questão
Questão 8

Alternativa B. A estrutura urbana das cidades, na época da Primeira Revolução Industrial, sofreu profundas mudanças espaciais e sociais. Por meio do processo de êxodo rural, houve o aumento da população urbana, que gerou o crescimento desordenado dos grandes centros.

Voltar a questão
Questão 9

Alternativa D. A concentração da produção foi uma das características dos primórdios da Revolução Industrial, uma vez que era necessário que as plantas industriais estivessem localizadas nas proximidades de fontes de matéria-prima, de centros de mão de obra abundante e, também, de mercado consumidor.

Voltar a questão
Questão 10

Alternativa D. A localização das indústrias durante a Primeira Revolução Industrial tinha como aspecto determinante a proximidade de jazidas de carvão mineral, a principal fonte de energia utilizada pelas indústrias nesse período.

Voltar a questão
Questão 11

Alternativa E. A localização industrial, desde os primórdios da Primeira Revolução Industrial, levava em consideração a disponibilidade de matéria-prima, mão de obra e mercado consumidor. Os centros urbanos, no geral, atendem essas características.

Voltar a questão
Questão 12

Alternativa E. A industrialização não é um processo homogêneo e se constituiu de maneira diferenciada ao longo do tempo. No caso da Primeira Revolução Industrial, as fontes de energia, as técnicas de produção e os sistemas produtivos típicos desse período histórico não são mais empregados na atualidade.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas