Whatsapp

Exercícios sobre rochas metamórficas

Exercícios de Geografia

Com estes exercícios sobre rochas metamórficas, você pode testar seus conhecimentos sobre essas rochas formadas pela transformação de outras rochas. Publicado por: Amarolina Ribeiro
questão 1

O processo de metamorfismo que origina as rochas metamórficas ocorre a partir de dois principais fatores condicionantes, que são:

a) o intemperismo e a erosão.

b) o local e a estrutura do lugar onde se encontra a rocha.

c) a ação humana e as condições climáticas.

d) o vulcanismo e os processos tectônicos.

e) a temperatura e a pressão do ambiente.

questão 2

As rochas metamórficas são resultantes de um processo de metamorfismo de rochas magmáticas ou sedimentares em que ocorre modificação de sua composição atômica. Os principais exemplos de rochas metamórficas são:

a) gnaisse, ardósia e mármore.

b) ouro, hulha e carvão mineral.

c) cobre, prata, estanho e xisto betuminoso.

d) bauxita, hulha e gnaisse.

e) estanho

questão 3

As rochas metamórficas são formadas a partir da transformação de outras rochas já existentes. Essa rocha original é aquela a partir da qual, por processos geológicos variados, formou-se uma nova rocha. Que nome é dado na Geologia a essa rocha original?

a) gnaisse

b) quartzo

c) protólito

d) hulha

e) ardósia

questão 4

O mármore é um tipo de rocha metamórfica que possui alto valor econômico. Assinale a alternativa que melhor explica a origem dessa rocha.

I) Com o passar dos milhões de anos, os sedimentos acumulados vão sendo sobrepostos e exercem um “peso” cada vez maior. Essa pressão compacta os sedimentos, que se transformam em rochas metamórficas, como o mármore.

II) O mármore foi originado do calcário e submetido a condições específicas de temperatura e pressão durante um dado período geológico.

III) É um tipo de rocha encontrado especialmente nas bacias sedimentares e origina-se da decomposição da matéria orgânica, que, com o decorrer do tempo e das condições de temperatura e pressão, solidifica-se e transforma-se no que conhecemos hoje como mármore.

Estão corretas as alternativas:

a) II e III.

b) I e III.

c) Apenas a alternativa I.

d) Todas as alternativas.

e) Apenas a alternativa II.

respostas
Questão 1

Letra E

Os dois principais fatores que determinam o processo de metamorfismo das rochas são a temperatura e a pressão, além de alguns outros elementos, como a composição da rocha original, a presença de fluidos e o tempo de duração do processo em si.

Voltar a questão
Questão 2

Letra A

Os principais exemplos de rochas metamórficas são gnaisse, ardósia e mármore. Essas rochas são muito utilizadas na construção civil e na produção de objetos e peças para ornamentação e decoração. Em todas as outras alternativas, há ao menos um tipo de material fóssil, que é de origem sedimentar.

Voltar a questão
Questão 3

Letra C

Protólito é a denominação dada na Geologia à rocha a partir da qual, por processos geológicos variados, houve a formação de uma nova rocha metamórfica. O protólito de uma ardósia são sedimentos argilosos, argilitos ou folhelhos. Já protólito do mármore é o calcário.

Voltar a questão
Questão 4

Letra E

As rochas metamórficas são formadas a partir da transformação de outras rochas já existentes. Essa rocha original é chamada de protólito, que é a denominação dada na Geologia à rocha a partir da qual, por processos geológicos variados, forma-se uma nova rocha. O mármore é formado a partir do calcário, que é submetido à alta temperatura e pressão.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado