Exercícios sobre sistemas agrícolas
As alternativas abaixo apresentam características do sistema intensivo, com exceção da
a) valorização de técnicas tradicionais de cultivo.
b) utilização de mão de obra muito qualificada.
c) seleção de sementes específicas para o plantio.
d) mecanização exacerbada das atividades rurais.
e) adoção de técnicas modernas de cultivo agrícola.
Letra A
O sistema intensivo de produção agrícola está associado ao emprego de técnicas modernas de cultivo, a intensa mecanização da atividade agropecuária e a utilização de mão de obra qualificada. Por sua vez, no modelo extensivo predomina a valorização de técnicas tradicionais de cultivo. Para saber mais sobre os sistemas intensivo e extensivo, clique aqui.
O modelo extensivo de produção agropecuária tem como um de seus principais aspectos a
a) utilização de sementes transgênicas.
b) presença de mão de obra familiar.
c) extinção da produção orgânica.
d) exportação de produtos primários.
e) existência de mecanização produtiva.
Letra B
O modelo extensivo de cultivo agrícola tem como elemento central o uso de mão de obra familiar, sendo muitas vezes associado ao tipo de prática agrícola chamado de agricultura familiar.
Um aspecto negativo do espaço rural brasileiro, notadamente atrelado ao cultivo intensivo, é a
a) elevada concentração fundiária.
b) valorização dos povos originários.
c) pequena produção de resíduos.
d) implementação de projetos sociais.
e) preservação de áreas florestadas.
Letra A
A elevada concentração fundiária, fruto da intensa valorização das terras agrícolas e de fenômenos sociais como o êxodo rural, é um aspecto característico do campo brasileiro, associado ao sistema intensivo de produção agrícola.
Um elemento positivo no contexto da produção agrícola extensiva está relacionado a
a) elevada exportação de bens agropecuários.
b) cultivação somente de alimentos orgânicos.
c) ampla produtividade devido à mecanização.
d) desvalorização da mão de obra qualificada.
e) diminuta transformação do espaço natural.
Letra E
A produção agrícola extensiva, caracterizada por adotar técnicas tradicionais de cultivo, provoca menores impactos ambientais no espaço, portanto transforma de forma menos intensa o espaço geográfico.
O acrônimo Matopiba é comumente associado à prática da agricultura intensiva no Brasil. São estados que compõem esse arranjo territorial, com exceção de
a) Goiás.
b) Maranhão.
c) Bahia.
d) Tocantins.
e) Piauí.
Letra A
O Matopiba é uma região brasileira de vasta produção agropecuária associada à prática intensiva que é formada por parte dos estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
O modelo extensivo de produção agropecuária é adotado em diversas regiões brasileiras, sendo predominante em
a) grandes propriedades de terra que produzem grãos.
b) fazendas ligadas a grandes corporações mundiais.
c) chácaras que produzem por meio de monoculturas.
d) pequenas propriedades de terra de origem familiar.
e) vastas zonas desmatadas para a criação de animais.
Letra D
O modelo extensivo de produção agropecuária no Brasil é predominante em pequenas propriedades de terra, como as administradas por mão de obra familiar, ainda muito comuns no interior do país.
O processo histórico-econômico que marcou a mudança do cenário agrícola mundial e brasileiro por meio da modernização das atividades primárias é chamado de
a) reforma agrária.
b) capitalismo.
c) agrofloresta.
d) Feudalismo.
e) Revolução Verde.
Letra E
A Revolução Verde foi um processo pioneiro de modernização das atividades agropecuárias que aconteceu ao longo do século passado, marcado pela adoção de intensa tecnologia no campo. Para saber mais sobre esse processo, clique aqui.
Os sistemas agrícolas brasileiros que estão associados à lógica extrativista de valorização da cultura rural são chamados, no Brasil, de
a) sistemas de produção orgânica.
b) modelos capitalistas.
c) sistemas agrícolas intensivos.
d) modelos monocultores.
e) sistemas agrícolas tradicionais.
Letra E
Os chamados sistemas agrícolas tradicionais, conforme as diretrizes adotadas no Brasil, são modelos de produção agropecuária que estão baseados em uma lógica extrativista de conservação dos recursos naturais e de preservação das culturas tradicionais.
(Uefs 2010)
I. Atividade agrícola praticada em pequena escala de produção. Baseia-se na produção de alimentos, como feijão, milho, mandioca, inhame e outros, para seu próprio sustento. Apresenta, como características principais, pequenas propriedades, onde se faz a rotação de terras, técnica rudimentar, de baixa produtividade, que consegue, no máximo, atender às necessidades de subsistência do grupo familiar que aí trabalha.
II. Forma de cultivo de cereais e hortaliças, muito comum no Sul, Sudeste e Leste da Ásia. Apresenta, como características principais, o uso intensivo da força de trabalho e o baixo investimento de capital, em áreas com adensamento populacional e poucas terras agricultáveis, com baixa produtividade por pessoa e alta produtividade por hectare.
(COELHO; TERRA, 2005, p. 358).
Os sistemas de produção rural retratados nos textos I e II são, respectivamente,
a) agricultura extensiva e agricultura de terraceamento.
b) agricultura de terraceamento e agricultura comercial.
c) agricultura itinerante e agricultura de jardinagem.
d) agricultura intensiva e agricultura de subsistência.
e) agricultura extensiva e agricultura científica.
Letra C
A agricultura itinerante está associada à prática do sistema extensivo de produção caracterizado pela policultura e pela pequena propriedade. Já a agricultura de jardinagem ocorre por meio do uso intensivo da terra em regiões densamente povoadas.
(Unicentro 2012) As bases da produção agrícola são a terra, o trabalho e o capital. A importância de cada um na economia agrícola está relacionada ao grau de desenvolvimento econômico de cada país. Nesse contexto, é correto afirmar que o
a) sistema agrícola mais utilizado nos países centrais é o plantation.
b) sistema de plantation se caracteriza pela policultura, pela produção voltada para o mercado interno e pelo uso de latifúndios de exploração.
c) sistema intensivo manual, denominado jardinagem, é amplamente utilizado no Sudeste Asiático.
d) aumento da demanda de gêneros alimentícios, em função do crescimento demográfico mundial, fez da agricultura a atividade econômica mais rentável do planeta.
e) sistema extensivo, no Brasil, só é praticado em larga escala no Paraná, que, por essa razão, se tornou o maior produtor nacional de grãos.
Letra C
O modelo intensivo de produção agropecuária baseado na cultivação de alimentos por meio manual, especialmente em países asiáticos, é chamado de agricultura de jardinagem.
(Univap 2016) Ao mesmo tempo que a engenharia genética enfrenta desafios e a biotecnologia avança a passos largos, a prática da agricultura orgânica ganha muitos adeptos não só nos países desenvolvidos, sobretudo europeus, mas também em vários países subdesenvolvidos, com a utilização de métodos naturais para a correção do solo e controle de pragas, entre outros.
LUCCI , Elian Alabi, BRANCO, Cláudio Mendonça e LAZARO, Anselmo. Território e Sociedade no mundo globalizado: geografia geral e do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2010. p. 424.
Sobre a agricultura orgânica, avalie as afirmações:
I. Apesar de eficiente, esse modo de produção não assegura o fornecimento de alimentos saudáveis e mais saborosos.
II. Utiliza-se desmedidamente fertilizantes sintéticos solúveis, agrotóxicos e transgênicos.
III. A produção segue os princípios agroecológicos que contemplam o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais.
Está correto o que se afirma em:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) I, II e III.
Letra C
A agricultura orgânica é caracterizada pela produção de alimentos sem aplicação de agroquímicos e agrotóxicos. Esse tipo de produção busca respeitar as características ambientais locais como a água, o solo e o ar. Os defensores da agricultura orgânica argumentam que ela produz alimentos mais nutritivos.
(UFC 2016) O sistema colonial no Brasil foi marcado por modelos sócioeconômicos de ocupação predatória baseada largamente em atividades agrícolas
a) policultivadoras.
b) monocultivadoras.
c) minifundiárias.
d) cooperativas.
e) assalariadas.
Letra B
O modelo colonial brasileiro foi estabelecido por meio de atividades monocultoras, como a de cana-de-açúcar, que impacta até a atualidade o cenário socioeconômico do país.