Exercícios sobre a constante de ionização
Dadas as constantes de ionização dos ácidos abaixo:
Podemos afirmar que:
a) o ácido mais forte é o HCN.
b) o ácido mais forte é o HNO2.
c) o ácido mais forte é o H2SO4.
d) o ácido mais forte é o H3PO4.
e) n.d.a.
Letra c). Para determinar a força de um ácido a partir do valor da constante de ionização, basta compará-lo com outro. Quanto maior o valor da constante de ionização, mais forte será o ácido. De outra forma, quanto menor for a constante de ionização, menor será a força do ácido.
No exercício, o ácido sulfúrico (H2SO4) é o que apresenta maior força, já que sua potencia, 10-2, é a maior entre as opções fornecidas.
Em um laboratório, um químico manipula dois frascos, sendo que cada um deles possui um ácido diferente. No rótulo do primeiro, está escrito ácido acético (H3CCOOH), cuja constante de ionização é de 1,8.10-5. No outro frasco, está escrito ácido hipocloroso (HClO), cuja constante de ionização é de 3,5.10-8. A partir dessas informações, o químico pôde concluir que:
a) uma solução de ácido hipocloroso contém mais íons hidrônio (H+) do que uma solução de ácido acético.
b) o ácido acético é mais forte que o ácido hipocloroso.
c) o ácido hipocloroso é mais solúvel que o ácido acético.
d) o ácido hipocloroso é mais forte que o ácido acético.
Letra b). O exercício informa a constante de ionização de cada ácido que é uma variável utilizada para comparar a força, isto é, a capacidade de um ácido em produzir íons, quando dissolvido em água, com relação a outro. Quanto maior o valor da constante de ionização, mais forte será o ácido, e, em contrapartida, quanto menor for a constante de ionização, menor será a força do ácido.
No exercício, o ácido acético (H3CCOOH) é o que apresenta maior força, já que sua potencia, 10-5, é a maior entre as opções fornecidas.
(Udesc-SC) O grau de ionização (α) indica a porcentagem das moléculas dissolvidas na água que sofreram ionização, e a constante de ionização Ka indica se um ácido é forte, moderado ou fraco. Partindo desses pressupostos, escolha a alternativa abaixo que apresenta a ordem decrescente de ionização dos ácidos, considerando soluções aquosas a 1 mol/L: HCN (Ka = 6,1.10–10), HF (Ka = 6,3.10–4), CH3COOH (Ka = 1,8.10–5) e HClO4 (Ka = 39,8)
a) HCN > CH3COOH > HF > HClO4
b) HClO4 > CH3COOH > HF > HCN
c) HF > CH3COOH > HClO4 > HCN
d) HCN > HClO4 > HF > CH3COOH
e) HClO4 > HF > CH3COOH > HCN
Letra e). Para colocar os ácidos referidos no exercício em ordem decrescente de força, basta analisar os valores das constantes de ionização fornecidas. Quanto maior o valor da constante de ionização, mais forte será o ácido. Em contrapartida, quanto menor for a constante de ionização, menor será a força do ácido.
No exercício, o ácido perclórico (HClO4) é o que apresenta maior força, já que sua potencia, 100, é a maior entre as opções fornecidas. O segundo mais forte é o ácido fluorídrico (HF), cuja potência é 10-4. Já o ácido mais fraco é o ácido cianídrico (HCN), cuja potência é 10-10.
(UFTM-MG) Observe a tabela que considera volumes iguais de quatro soluções aquosas de ácidos com mesma concentração em quantidade de matéria (mol.L–1) e valores aproximados da constante de equilíbrio (Ka).
Sobre essas soluções, pode-se afirmar que:
a) o HClO(aq) é o mais ionizado.
b) o HCN(aq) é o que apresenta maior acidez.
c) o HNO2(aq) é o mais ionizado.
d) o H3C–COOH(aq) é o que apresenta maior acidez.
e) o HCN(aq) é o mais ionizado.
Letra c). O exercício informa a constante de ionização de cada ácido, que é uma variável utilizada para comparar a força, ou seja, a capacidade de produzir íons de um ácido, quando dissolvido em água, com relação a outro. Quanto maior o valor da constante de ionização, mais forte será o ácido, e, quanto menor for a constante de ionização, menor será a força do ácido.
No exercício, o ácido nitroso (HNO2) é o ácido que apresenta maior força (ou seja, tem maior capacidade de ionizar), já que sua potencia, 10-4, é a maior entre as opções fornecidas.