Exercícios sobre Subdesenvolvimento
(UECE)
A respeito do “subdesenvolvimento” é correto afirmar que:
a) o subdesenvolvimento é uma situação socioeconômica caracterizada por dependência econômica e grandes desigualdades sociais.
b) antes de serem países desenvolvidos, Inglaterra, França, Bélgica e Alemanha passaram pelo subdesenvolvimento.
c) neste final de século, a principal contradição da ordem mundial é o conflito Leste × Oeste, isto é, entre os países ricos e os países pobres.
d) as disparidades socioeconômicas entre os países surgem com as grandes navegações (séculos XV e XVI), daí se formando os países subdesenvolvidos.
a) Correto – o subdesenvolvimento é caracterizado pela dependência econômica dos países de economias periféricas, que apresentam grandes índices de desigualdades sociais.
b) Incorreto – por estarem entre os pioneiros do processo de Revolução Industrial, esses países sempre foram considerados desenvolvidos.
c) Incorreto – a divisão mundial entre países pobres e ricos não é polarizada entre leste e oeste, mas entre norte e sul.
d) Incorreto – o subdesenvolvimento não nasceu imediatamente após as grandes navegações, mas podemos dizer que esse foi apenas um dos fatores que influenciaram a condição de dependência econômica de vários países.
A música faz uma crítica à condição de subdesenvolvido pela qual perpassa o Brasil. Sobre essa questão, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Pode-se afirmar que a condição de subdesenvolvimento e dependência econômica do Brasil tem raízes históricas relacionadas, principalmente, à colonização.
b) No trecho “as nações do mundo para cá mandaram os seus capitais desinteressados” faz referência ao Plano Marshall, realizado pelos Estados Unidos para ajudar os países durante a Guerra Fria.
c) O verso “começaram a nos vender e a nos comprar” pode ser entendido como uma referência ao processo de privatização ocorrido no Brasil com maior força no século XX.
d) No verso “só mandaram o que sobrou de lá”, o autor faz uma crítica à Divisão Internacional do Trabalho, em que os países desenvolvidos exportam as empresas e mercadorias, mas não os seus capitais e tecnologias.
a) Correto – na música, torna-se evidente que as condições de subdesenvolvimento do Brasil possuem raízes históricas, relacionadas, principalmente, à exploração estrangeira, via colonização e imperialismo.
b) Incorreto – o Plano Marshall foi um auxílio concedido pelos Estados Unidos aos países da Europa. O que o autor quis dizer, na frase mencionada, é a entrada de capital estrangeiro no país.
c) Correto – No verso citado, há uma crítica à privatização, em que o governo vendeu as empresas estatais (nos vender) e comprou possíveis apoios políticos (nos comprar).
d) Correto – Na atual Divisão Internacional do Trabalho, há uma exportação de mercadorias tecnológicas e empresas multinacionais dos países desenvolvidos para subdesenvolvidos, mas não há a difusão dessas tecnologias.
Analise as informações abaixo:
I. Predomínio do setor primário nas atividades produtivas;
II. Industrialização realizada por empresas estrangeiras;
III. Balança comercial constantemente favorável;
IV. Dependência tanto econômica quanto tecnológica.
Dentre as afirmações acima, podemos considerar como característica dos países subdesenvolvidos:
a) Apenas a afirmativa I
b) Apenas as afirmativas I e II
c) Apenas as afirmativas III e IV
d) Apenas as afirmativas I, II e IV
e) Todas as afirmativas.
Dentre as afirmativas listadas, a predominância do setor primário na economia, a industrialização operada por empresas multinacionais e a dependência econômica e tecnológica são características intrínsecas aos países subdesenvolvidos. Por outro lado, a balança comercial desses países, apesar de algumas exceções, costuma ser quase sempre negativa, importando produtos mais caros (industrializados e tecnológicos) e exportando produtos mais baratos (matérias-primas).
Portanto, apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas (letra D).
Observe o mapa abaixo:
Com base na imagem, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Foi elaborada com base em critérios econômicos
b) Em azul estão os países desenvolvidos e, em vermelho, os subdesenvolvidos.
c) Em vermelho estão aqueles países que, em maior ou menor grau, passaram por governos socialistas ou por influências da extrema esquerda.
d) Representa o panorama da ordem política e econômica internacional na atualidade
A divisão apontada no mapa separa (em vermelho) os países subdesenvolvidos dos países desenvolvidos (em azul). Portanto, foi elaborada a partir de critérios econômicos e é representativa da ordem política mundial desde o final da Guerra Fria. Não há relação, porém, dessa divisão com o sistema político adotado pelos países.
Portanto, a alternativa incorreta é a letra C.
(ENEM)
Em 1999, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento elaborou o Relatório do Desenvolvimento Humano, do qual foi extraído o trecho abaixo.
[…] Nos últimos anos da década de 1990, o quinto da população mundial que vive nos países de renda mais elevada tinha: 86% do PIB mundial, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1%; 82% das exportações mundiais, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1%; 74% das linhas telefônicas mundiais, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1,5%; 93,3% das conexões com a lnternet, enquanto o quinto de menor renda, apenas 0,2%. A distância da renda do quinto da população mundial que vive nos países mais pobres – que era de 30 para 1, em 1960 – passou para 60 para 1, em 1990, e chegou a 74 para 1, em 1997.
De acordo com esse trecho do relatório, o cenário do desenvolvimento humano mundial, nas últimas décadas, foi caracterizado pela:
a) diminuição da disparidade entre as nações.
b) diminuição da marginalização de países pobres.
c) inclusão progressiva de países no sistema produtivo.
d) crescente concentração de renda, recursos e riqueza.
e) distribuição equitativa dos resultados das inovações tecnológicas.
No texto fica nítido que a população dos países considerados desenvolvidos, ao final da década de 1990, eram detentores da maior parte do PIB, das exportações mundiais, do número de linhas telefônicas, do acesso à internet e às novas tecnologias, entre outros fatores. Isso vem deflagrando o aumento da concentração de renda, recursos e riqueza, mencionada na alternativa D.