Exercícios sobre sumérios e acádios
(Ufsm) A região da Mesopotâmia ocupa lugar central na história da humanidade. Na Antiguidade, foi berço da civilização sumeriana devido ao fato de:
a) ser ponto de confluência de rotas comerciais de povos de diversas culturas.
b) ter um subsolo rico em minérios, possibilitando o salto tecnológico da idade da pedra para a idade dos metais.
c) apresentar um relevo peculiar e favorável ao isolamento necessário para o crescimento socioeconômico.
d) possuir uma área agriculturável extensa, favorecida pelos rios Tigre e Eufrates.
e) abrigar um sistema hidrográfico ideal para locomoção de pessoas e apropriado para desenvolvimento comercial.
Letra D
A própria etimologia do nome Mesopotâmia, onde se desenvolveu a civilização sumeriana, indica a centralidade dos rios Tigre e Eufrates para o desenvolvimento das civilizações que ali floresceram. Mesopotâmia significa “terra entre rios”. A agricultura era favorecida por essa região pelo fato de a Mesopotâmia situar-se na zona da chamada “crescente fértil” do Médio Oriente. Graças aos dois rios mencionados, a terra possuía grande fertilidade, o que não apenas possibilitava a agricultura, mas atraía animais que serviam aos homens que ali habitavam.
(UFRN - modificada) As sociedades que, na Antiguidade, habitavam os vales dos rios Nilo, Tigre e Eufrates tinham em comum o fato de:
a) terem desenvolvido um intenso comércio marítimo, que favoreceu a constituição de grandes civilizações hidráulicas.
b) serem povos orientais que formaram diversas cidades-estado, as quais organizavam e controlavam a produção de cereais.
c) haverem possibilitado a formação do Estado a partir da produção de excedentes, da necessidade de controle hidráulico e da diferenciação social.
d) possuírem, baseados na prestação de serviços dos camponeses, imensos exércitos que viabilizaram a formação de grandes impérios milenares.
e) possuírem uma liga comercial transoceânica que só seria superada pela navegação ateniense.
Letra C
As cidades-estado da Mesopotâmia, como as sumerianas Ur e Uruk, não se desenvolveram a partir do intenso comércio marítimo, apesar do termo “civilizações hidráulicas” sugerir algo semelhante a isso. Essas cidades-estado desenvolveram-se a partir dos rios Tigre e Eufrates e estabeleceram uma sólida estrutura administrativa com base na economia gerada pela produção de grãos e na hierarquia social.
O chefe de cada cidades-estado sumeriana era chamado de Patesi. Entre as principais atribuições do Patesi, destacavam-se:
a) as funções estritamente administrativas
b) as funções meramente decorativas, já que eram os escribas que governavam.
c) as estritas ações diplomáticas com as civilizações do Mediterrâneo, como a grega.
d) as funções estritamente religiosas
e) as funções religiosas, administrativas e militares.
Letra E
O Patesi desempenhava as três funções mais importantes da sociedade: chefe guerreiro, sacerdote supremo e governante máximo. A ele era confiado toda segurança e todos as responsabilidades pela cidade-estado.
A civilização desenvolvida pelos acádios teve um grande rei que conseguiu expandir os domínios da cidade de Acádia por vastas extensões, criando um dos primeiros grandes impérios da antiguidade oriental. O nome desse rei era:
a) Abraão
b) Sargão I
c) Hamurabi
d) Salomão
e) Nabucodonosor
Letra B
Sargão I foi o rei acadiano responsável por transformar a cidade de Acádia em um império de vastas extensões. De simples Patesi, o rei Sargão conquistou e cooptou muitas cidades vizinhas de Acádia, estabelecendo uma complexa rede administrativa na região da Mesopotâmia.