Exercícios sobre teoria malthusiana
A teoria malthusiana, assim chamada por ter sido desenvolvida pelo economista e clérigo britânico Thomas Malthus (1766-1834), foi publicada pela primeira vez no ano de 1798 na Grã-Bretanha, em um livro chamado Ensaio sobre o princípio da população. A obra é contemporânea a um dos períodos históricos fundamentais para o sistema econômico e produtivo mundial.
GUITARRA, Paloma. Teoria malthusiana. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/teoria-malthusiana.htm.
O período histórico mencionado corresponde à(s):
A) Grandes Navegações europeias.
B) colonização da América.
C) Primeira Revolução Industrial.
D) Segunda Revolução Industrial.
E) Revolução Chinesa.
Alternativa C
A teoria malthusiana, que associou o crescimento populacional acelerado à falta de alimentos, foi desenvolvida no cenário das modificações produzidas pela Primeira Revolução Industrial, ocorrida em meados do século XVIII, na Inglaterra.
Segundo a teoria malthusiana, a população cresceria segundo uma taxa de progressão geométrica (2, 4, 8, 16, 32, 64…), dobrando a cada período de 25 anos. Já a produção de alimentos, em contrapartida, crescia mais lentamente, seguindo uma progressão aritmética (2, 4, 6, 8, 10, 12…).
GUITARRA, Paloma. Teoria malthusiana. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/teoria-malthusiana.htm. (Adaptado)
Analisando as informações, pode-se afirmar que o princípio da teoria malthusiana é:
A) uma correlação entre o crescimento populacional e a produção de alimentos.
B) uma relação direta entre o crescimento populacional e as baixas taxas de mortalidade da época.
C) uma correlação entre o crescimento populacional e a modernização da agricultura.
D) uma correlação entre o crescimento populacional e a revolução tecnológica.
E) uma relação direta entre o crescimento populacional e o desenvolvimento dos transportes.
Alternativa A
O princípio da teoria malthusiana estabelece uma correlação entre a capacidade de produção de alimentos e o crescimento populacional. Previa um possível caos mundial porque a produção de alimentos não seria suficiente para abastecer a população mundial.
A teoria malthusiana foi objeto de muitas críticas no meio acadêmico e científico. Além das suas considerações a respeito da dinâmica de crescimento da população, Malthus discorreu sobre as medidas que seriam necessárias para evitar um colapso socioeconômico e a elevação da pobreza mundial que ele próprio antevia.
GUITARRA, Paloma. Teoria malthusiana. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/teoria-malthusiana.htm.
Para solucionar a questão levantada por Malthus em sua teoria, o estudioso propunha o/a:
A) aumento da produção de alimentos.
B) aumento da prática da pecuária.
C) interrupção do êxodo rural.
D) controle de natalidade.
E) limitação do crescimento urbano.
Alternativa D
Malthus propôs um rígido controle de natalidade como forma de solucionar a questão que envolvia o crescimento populacional maior que a capacidade de produção de alimentos no século XVIII.
A teoria malthusiana não se concretizou. O economista inglês analisou dois cenários para compor as suas proposições, sendo eles o da Grã-Bretanha no início da Revolução Industrial e o dos Estados Unidos em um período em que a maioria da população do país vivia em áreas rurais. Assim, as dinâmicas populacionais consideradas por Malthus estavam restritas temporal e espacialmente.
GUITARRA, Paloma. Teoria malthusiana. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/teoria-malthusiana.htm.
O elemento que fez com que a teoria malthusiana não se concretizasse foi o/a:
A) adoção de métodos contraceptivos no século XVIII.
B) aumento da mortalidade a partir do século XIX.
C) modernização das atividades agropecuárias.
D) migrações internacionais mais intensas a partir do século XVIII.
E) industrialização crescente nos demais continentes.
Alternativa C
A Primeira Revolução Industrial, do século XVIII, produziu, também, melhorias técnicas e tecnológicas no campo. A produção de alimentos só aumentou desde o século XVIII, quando a teoria foi publicada. Hoje, não é possível perceber falta de alimentos para a população mundial, mas uma má distribuição desses alimentos.
A teoria demográfica que relaciona o crescimento populacional acelerado à dificuldade de se alcançar o desenvolvimento econômico pleno é a:
A) teoria malthusiana.
B) teoria ecomalthusiana.
C) teoria reformista.
D) teoria neomalthusiana.
E) teoria marxista.
Alternativa D
A corrente neomalthusiana, crescente na segunda metade do século XX, considera que o crescimento populacional acelerado é um empecilho para os países alcançarem o desenvolvimento econômico pleno. Neomalthusianos são seguidores do princípio malthusiano que defendem o controle de natalidade para a resolução de problemas socioeconômicos.
O debate ambiental permitiu que várias correntes de pensamento surgissem para entender, explicar e solucionar os mais graves problemas ambientais existentes. A teoria que relaciona o crescimento populacional como gerador de impactos ambientais pela necessidade de utilizar, cada vez mais, recursos naturais é conhecida como:
A) teoria marxista.
B) teoria malthusiana.
C) teoria da sustentabilidade.
D) teoria neomalthusiana.
E) teoria ecomalthusiana.
Alternativa E
O pensamento ecomalthusiano estabelece que o crescimento populacional é o grande gerador de problemas ambientais, uma vez que o aumento de pessoas no mundo exige maior utilização de recursos naturais. Os ecomalthusianos são seguidores do princípio malthusiano.
Analise os itens:
I. Crescimento populacional em progressão geométrica.
II. Produção de alimentos em progressão aritmética.
III. Defesa de um controle de natalidade.
IV. Previsão de caos na humanidade.
Os fatores fazem referência a qual teoria demográfica?
A) Teoria reformista.
B) Teoria marxista.
C) Teoria malthusiana.
D) Teoria neomalthusiana.
E) Teoria ecomalthusiana.
Alternativa C
Os elementos apresentados fazem referência à teoria malthusiana, que discorria sobre uma relação entre o crescimento populacional ocorrido de forma mais rápida que a produção de alimentos. Malthus previa o caos mundial e defendia o controle de natalidade como forma de resolução da questão.
São fatores verificados no cenário temporal que justificam as preocupações de Robert Thomas Malthus, no século XVIII, para a criação da teoria que lhe fez famoso, exceto o/a:
A) mecanização da agricultura.
B) elevada natalidade.
C) industrialização.
D) crescimento urbano.
E) aumento populacional.
Alternativa A
Durante o período observado por Thomas Malthus para o desenvolvimento de sua teoria demográfica não se verificava a mecanização da agricultura e o aumento da produção de alimentos. Esse movimento foi crescente no mundo a partir do século XIX.
(UPE) As teorias demográficas falam da estrutura e da dinâmica das populações, estabelecendo leis e princípios que regem esses fenômenos, bastante estudados pela Geografia da População. Com relação a esse tema, leia o texto a seguir:
Essa teoria considera correto o princípio segundo o qual a população cresce em ritmo geométrico e os recursos crescem em progressão aritmética, mas discorda das medidas para controlar o crescimento da população. Os defensores dessa teoria propõem uma tomada de consciência da superpopulação como um problema que temos de ser capazes de solucionar. Apostam na “procriação consciente”, na promoção do planejamento familiar, no uso e na difusão dos métodos anticonceptivos, bem como na defesa da esterilização masculina.
Assinale a teoria demográfica descrita no texto acima.
A) Teoria malthusiana
B) Teoria neomarxista do controle populacional
C) Teoria neomalthusiana
D) Teoria da transição demográfica
E) Teoria de revolução reprodutiva
Alternativa C
A teoria neomalthusiana afirma que o crescimento populacional é responsável pela pobreza dos países, haja vista que o excedente da população absorveria os investimentos que se deslocam do setor produtivo para o social, causando atraso econômico nos países.
(Unesp) No estudo do crescimento demográfico mundial, a teoria que considera a sociedade de consumo e os impactos do consumismo denomina-se
A) teoria antinatalista, ponderando o aumento populacional atrelado à lentidão na recomposição do meio ambiente.
B) teoria neomalthusiana, relacionando o crescimento populacional às políticas de recuperação do meio ambiente.
C) teoria ecomalthusiana, avaliando a pressão do crescimento populacional sobre os recursos naturais.
D) teoria malthusiana, associando o número de pessoas no planeta ao custo do passivo ambiental esperado.
E) teoria reformista, analisando as populações dos países por meio da gestão de seus recursos naturais.
Alternativa C
A teoria que estabelece relação entre o crescimento demográfico e o consumo é a ecomalthusiana, cuja premissa baseia-se no aumento da população em um ritmo acima do que os recursos naturais podem suprir.
(UPF) Analise as afirmativas sobre as teorias demográficas e marque V para verdadeiro e F para falso.
( ) A teoria malthusiana, formulada em 1798 por Thomas Robert Malthus, afirmava que a capacidade de produção de alimentos cresceria em progressão aritmética enquanto a população cresceria em progressão geométrica.
( ) A teoria reformista defende que a pobreza é que gera a superpopulação e que o surgimento de novas tecnologias aumenta a capacidade produtiva dos meios de sobrevivência.
( ) A teoria neomalthusiana defendia o controle da natalidade ao afirmar que o alto crescimento demográfico causava a generalização da pobreza em áreas subdesenvolvidas, exigindo grandes investimentos sociais e reduzindo a capacidade de investimentos nos setores produtivos.
( ) Segundo a teoria malthusiana, as doenças não seriam um mecanismo natural de controle do tamanho da população, pois os avanços na área da medicina seriam eficientes para o controle das doenças.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A) V – V – V – F
B) V – F – F – V
C) F – F – V – V
D) V – V – F – F
E) F – V – F – V
Alternativa A
A teoria malthusiana, formulada em 1798 por Thomas Robert Malthus, afirmava que a capacidade de produção de alimentos cresceria em progressão aritmética enquanto a população cresceria em progressão geométrica. (Verdadeiro)
A teoria reformista defende que a pobreza é que gera a superpopulação e que o surgimento de novas tecnologias aumenta a capacidade produtiva dos meios de sobrevivência. (Verdadeiro)
A teoria neomalthusiana defendia o controle da natalidade ao afirmar que o alto crescimento demográfico causava a generalização da pobreza em áreas subdesenvolvidas, exigindo grandes investimentos sociais e reduzindo a capacidade de investimentos nos setores produtivos. (Verdadeiro)
Segundo a teoria malthusiana, as doenças não seriam um mecanismo natural de controle do tamanho da população, pois os avanços na área da medicina seriam eficientes para o controle das doenças. (Falso)
No período histórico em que foi apresentada, a teoria malthusiana propunha que a ocorrência das guerras e epidemias, por exemplo, seriam fatores positivos para o controle do crescimento populacional, uma vez que os métodos anticoncepcionais não existiam.
(Mackenzie) Analise as informações do quadro abaixo.
Teorias demográficas |
Características |
1 |
O crescimento da população acontece em progressão geométrica e o crescimento da produção de alimentos, em progressão aritmética. O estudo, realizado no século XVIII, prevê que esse desequilíbrio e a quantidade limitada de terras agricultáveis levariam, ao longo dos anos, à fome e a uma crise mundial no abastecimento de alimentos. |
2 |
Teoria embasada no surto populacional do pós-Segunda Guerra Mundial, defendia a ideia de que a riqueza de um país, ao ser dividida por seus habitantes, é cada vez menor quanto maior for o número de sua população. Para frear esse crescimento desordenado, o Estado deveria intervir com políticas públicas de controle da natalidade e planejamento familiar, em especial nos países subdesenvolvidos. |
3 |
Teóricos desta vertente sustentam a premissa de que o aumento populacional é uma consequência da pobreza e do subdesenvolvimento, não o inverso. Nos países desenvolvidos, com elevados índices sociais, o controle de natalidade ocorre de maneira espontânea e paralela às melhorias nas condições de vida da população. |
4 |
Teoria desenvolvida no contexto do século XX, em que a degradação ambiental passou a ser uma grande preocupação. Assim, o crescimento populacional descontrolado levou à necessidade da exploração cada vez maior de recursos naturais, acelerando o seu esgotamento. |
Identifique a alternativa que relaciona, corretamente, os números indicados na tabela às respectivas teorias demográficas.
A) 1 - Teoria malthusiana; 2 - Teoria reformista; 3 - Teoria marxista; 4 - Teoria ambientalista
B) 1- Teoria neomalthusiana; 2- Teoria calvinista; 3- Teoria luterana; 4 - Teoria ecomalthusiana
C) 1 - Teoria neomalthusiana; 2 - Teoria desenvolvimentista; 3 - Teoria luterana; 4 - Teoria reformista
D) 1 - Teoria malthusiana; 2 - Teoria neomalthusiana; 3 - Teoria Reformista; 4 - Teoria ecomalthusiana
E) 1 - Teoria calvinista; 2 - Teoria neomalthusiana; 3 - Teoria reformista; 4 - Teoria naturalista
Alternativa D
1 - Teoria malthusiana: a população cresce em progressão geométrica, e a produção de alimentos, em progressão aritmética.
2 - Teoria neomalthusiana: associa a pobreza ao elevado crescimento populacional.
3 - Teoria reformista: defende uma profunda mudança na estrutura da população para que a miséria/pobreza seja erradicada, e, naturalmente, ocorreria a redução do crescimento populacional.
4 - Teoria ecomalthusiana: associa o elevado uso dos recursos naturais ao crescimento populacional.