Exercícios sobre tipos de clima
O clima equatorial, um dos principais registrados no território brasileiro, é caracterizado pela
a) ocorrência de elevadas temperaturas e volumosas precipitações.
b) existência de médias termais bastante baixas ao longo do ano.
c) presença de um tempo bastante seco, especialmente no verão.
d) frequência baixa de chuvas e altas amplitudes térmicas anuais.
e) constância de baixas temperaturas e escassa ocorrência de chuvas.
Letra A
O clima equatorial, que ocorre especialmente na faixa tropical do globo, como na porção norte brasileira, é caracterizado especialmente pelas elevadas temperaturas e pelas volumosas precipitações. Para saber mais sobre esse tipo de clima, clique aqui.
A presença de uma dualidade climática, com uma estação mais seca no outono e no inverno e outra mais úmida, especialmente no verão, é típica do clima
a) equatorial.
b) desértico.
c) tropical.
d) semiárido.
e) subtropical.
Letra C
O clima tropical típico é caracterizado pela presença de duas estações bem definidas, uma mais seca e outra mais úmida, impactando especialmente o regime de chuvas local. Para saber mais sobre esse tipo de clima, clique aqui.
Em relação à distribuição geográfica do clima subtropical no território brasileiro, verifica-se que ele ocorre especialmente na região
a) Norte, como nos estados de Amazonas e Pará.
b) Centro-Oeste, especialmente no Pantanal.
c) Sudeste, principalmente no norte de Minas Gerais.
d) Sul, como no estado do Rio Grande do Sul.
e) Nordeste, com destaque para o litoral maranhense.
Letra D
O clima subtropical, que registra temperaturas mais amenas quando comparado às demais variáveis do clima tropical, ocorre especialmente na região Sul do Brasil, em estados como Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Para saber mais sobre esse tipo de clima, clique aqui.
Uma característica geográfica de regiões com ocorrência do clima semiárido é a
a) predominância de rios intermitentes que secam nas estações mais secas do ano.
b) frequência elevada de chuvas, especialmente entre as estações outono e inverno.
c) ocorrência de precipitações em formato de neve nas estações mais frias do ano.
d) concentração de chuvas na estação mais seca e registro de baixas temperaturas.
e) existência de duas estações bem definidas, com amplas precipitações no inverno.
Letra A
O clima semiárido, em razão da escassez de chuva ao longo do ano hidrológico, possui muitos rios intermitentes, ou seja, que secam especialmente no período mais seco do ano. Para saber mais sobre esse tipo de clima, clique aqui.
Qual a principal característica do clima desértico, que ocorre em zonas de média e alta latitude do globo?
a) Baixa umidade do ar.
b) Elevada precipitação local.
c) Temperaturas sempre baixas.
d) Existência de altas latitudes.
e) Registro de frentes frias.
Letra A
A baixa umidade do ar é a principal característica dos desertos, sejam eles do tipo quente ou frio, que estão distribuídos especialmente em zonas de médias e altas latitudes globais.
O tipo climático mundial caracterizado pela ocorrência de estações do ano bem definidas, com elevada amplitude térmica anual e regime pluviométrico variado, é chamado de
a) subtropical.
b) temperado.
c) polar.
d) semiárido.
e) desértico.
Letra B
O clima temperado ocorre especialmente na faixa temperada do globo. Ele é caracterizado pela elevada amplitude térmica anual e pela diversidade de chuvas. As estações do ano são muito bem definidas no clima temperado. Para saber mais sobre esse tipo de clima, clique aqui.
Em relação à ocorrência geográfica do tipo climático polar, assinale a alternativa correta:
a) Está localizado em zonas de elevada latitude.
b) É registrado ao longo da Linha do Equador.
c) Ocorre em regiões globais de alta altitude.
d) Está presente na faixa temperada do globo.
e) É restrito à faixa central da esfera planetária.
Letra A
O clima polar ocorre geograficamente próximo aos polos, portanto está associado às regiões de elevada latitude do planeta. Para saber mais sobre esse tipo de clima, clique aqui.
O clima tropical de monção, uma variante do tipo climático tropical, tem ocorrência geográfica bastante restrita, sendo típico do
a) Oriente Médio.
b) Oeste do Europa.
c) Sudeste Asiático.
d) Centro da América.
e) Norte da África.
Letra C
O clima tropical de monção, caracterizado pela ocorrência de fortes chuvas em períodos específicos do ano, é um tipo de clima típico de países do Sudeste Asiático, como Vietnã e Tailândia.
(UCPel 2012) No Brasil, os climas predominantes são quentes, pois a maior parte do território brasileiro está localizada na zona tropical. Entretanto, existem diferentes tipos de clima quente, devido às variações de latitude combinadas com a altitude, a continentalidade e a influência das massas de ar. Sobre os tipos climáticos brasileiros, é correto afirmar que
a) o clima equatorial apresenta pequena amplitude térmica anual, ou seja, pouca diferença entre a temperatura média do mês mais quente e a temperatura média do mês mais frio. As chuvas costumam ser abundantes durante todo o ano. A influência principal é da massa equatorial continental, responsável pela grande ocorrência de chuva.
b) o clima tropical úmido ou continental é o que ocorre na parte central do Brasil, também chamado de litorâneo pela forte influência das massas de ar equatorial e tropical atlântica.
c) o clima subtropical também pode ser chamado de clima quente, pois a temperatura média do mês mais frio é superior a 18 °C. Sua ocorrência se verifica principalmente nas partes mais elevadas da região Sudeste.
d) o clima tropical semiúmido ou continental é o que ocorre na maior parte do litoral do Nordeste brasileiro. Quando recebe a influência da massa de ar equatorial atlântica, diminui a falta de água no sertão.
e) o clima tropical semiárido se caracteriza pela escassez de chuvas, que, apesar de serem poucas, ocorrem bem distribuídas durante todo o ano. Sofre influência da massa de ar polar, que ameniza as temperaturas na chamada friagem do Norte do país.
Letra A
O clima equatorial, que ocorre especialmente na porção norte do território brasileiro, é caracterizado pelos elevados volumes de chuva, pelas altas temperaturas e pela pequena amplitude térmica.
(IF-BA 2014) O tipo de vegetação de determinada região irá depender, primordialmente, do seu tipo de clima. Entretanto, essa regra aplica-se somente a vegetações naturais ou nativas, pois a formação vegetal é o primeiro elemento da paisagem que o homem modifica e, portanto, está em constante transformação. Baseando-se nessa afirmação e em seus conhecimentos sobre a vegetação brasileira, é INCORRETO afirmar que
a) a Floresta Amazônica, típica de clima equatorial, é caracterizada como uma formação florestal aciculifoliada, pois suas folhas são largas e agrupam-se densamente.
b) a Mata Atlântica é definida como uma floresta latifoliada tropical e de clima tropical úmido, restando apenas 7% de sua cobertura original.
c) a Caatinga compreende uma vegetação típica de clima semiárido, localizada no Nordeste brasileiro e possui plantas espinhosas.
d) a formação do Cerrado é típica do Planalto Central brasileiro e de clima tropical semiúmido, sendo a segunda maior formação vegetal do Brasil.
e) a Mata de Araucária é uma formação vegetal com predominância de pinheiros, sendo uma vegetação típica de clima subtropical.
Letra A
A vegetação comumente associada ao clima equatorial é a Floresta Amazônica. Nessa zona do planeta ocorrem elevadas temperaturas e volumosas chuvas. Sua formação florestal, porém, não é aciculifoliada.
(IF-RR 2017) Muitos são os fatores que definem os diferentes tipos de clima no planeta Terra. E o clima subtropical encontrado em áreas de médias latitudes está presente em diversas regiões, especificamente no sul da América do Norte, áreas do Centro, Norte e Sul do continente africano, Austrália, sudeste da China, península Arábica e norte da Índia. No Brasil, o clima subtropical está presente na Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira, Campinas, Paraná, Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. O que há em comum nessas regiões é devido às mesmas apresentarem as seguintes características climatológicas:
a) no inverno, que costuma ser curto, a temperatura média anual fica em torno de 10 °C, enquanto no verão fica em torno de 15 °C. Há uma variação de temperaturas expressiva, ou seja, uma baixa amplitude térmica em boa parte do ano.
b) o índice pluviométrico mensal registrado fica entre 80 e 700 milímetros. É um índice considerado bastante elevado, principalmente na primavera, a estação mais quente.
c) ocorrência de geadas durante a estação do outono, principalmente em áreas de planícies aluviais, apresentando um verão mais longo.
d) o verão costuma ser curto, porém com temperaturas elevadas. Já o inverno é bastante rigoroso, com baixas temperaturas e alta amplitude térmica anual.
e) a umidade relativa do ar anual fica entre 20% e 30%, com chuvas mal distribuídas no ano, o que acarreta estações mal definidas, com uma primavera mais quente e outono mais frio.
Letra D
O clima subtropical, como o registrado em estados do centro-sul brasileiro, é caracterizado pela definição clara das estações do ano, com inverno com temperaturas baixas e verão com elevadas temperaturas.
(UFRR 2017) O vasto território brasileiro é fortemente marcado pela presença de diferentes tipos climáticos. Embora a nomenclatura e a classificação desses tipos climáticos possam variar em razão de diferentes autores e bibliografias, podemos destacar que os climas presentes na maior parte do interior do Nordeste (i) e na maior parte da região Norte do Brasil (ii), respectivamente, possuem as seguintes características:
a) Temperaturas amenas e chuvas bem distribuídas durante todo o ano (i); temperaturas elevadas e muita umidade (ii).
b) Temperaturas elevadas, com chuvas escassas e irregulares ao longo do ano (i); temperaturas elevadas e muita umidade (ii).
c) Temperaturas elevadas, com chuvas escassas e irregulares ao longo do ano (i); temperaturas baixas, com escassez de chuva no outono e no inverno (ii).
d) Temperaturas amenas e chuvas bem distribuídas durante todo o ano (i); temperaturas amenas, com pouca chuva no outono e no inverno (ii).
e) Temperaturas elevadas, com umidade durante todo o ano vinda do oceano (i); temperaturas amenas, fortes chuvas no verão e aridez no inverno (ii)
Letra B
O clima típico do Nordeste do Brasil é o semiárido, que é caracterizado pelas altas temperaturas e pelas escassas chuvas. Já o clima típico do Norte do Brasil é o equatorial, que é caracterizado pelas elevadas temperaturas e pelas volumosas chuvas.