Exercícios sobre migração
O movimento ou deslocamento de pessoas e populações pela superfície terrestre é a definição de:
A) migração.
B) êxodo rural.
C) imigração.
D) emigração.
E) turismo.
Alternativa A
O deslocamento de pessoas pela superfície terrestre é o conceito de migração. Esse movimento pode ocorrer de várias formas, sempre envolvendo o deslocamento com interesses que são diferentes da atividade turística.
As migrações podem ser classificadas segundo o objetivo. O movimento migratório caracterizado pela necessidade de garantir a própria segurança ou a vida do indivíduo é:
A) espontânea.
B) forçada.
C) êxodo rural.
D) imigração.
E) temporária.
Alternativa B
A migração forçada ocorre em função de questões políticas, guerras, catástrofes naturais ou em qualquer situação em que o indivíduo não tem alternativas para seguir. A garantia de sua segurança ou mesmo de sua vida obriga a ocorrência da migração.
Um dos processos migratórios mais comuns no mundo a partir da Primeira Revolução Industrial é o que se define pela saída de indivíduos do campo rumo às cidades. Esse tipo de migração é denominado:
A) migração inter-regional.
B) migração forçada.
C) migração intrarregional.
D) migração pendular.
E) êxodo rural.
Alternativa E
O êxodo rural é a migração que envolve a saída do indivíduo da zona rural rumo às cidades. Trata-se de uma migração que ocorre em todo o mundo desde o início da industrialização. Com o crescimento das atividades ligadas ao setor secundário e setor terciário, a cidade passou a atrair indivíduos por oferecer maiores possibilidades de emprego e renda.
As cidades crescem em função dos movimentos migratórios e pelo próprio crescimento vegetativo. Em muitas áreas, é comum a ocorrência do fenômeno de conurbação, ou seja, a união espacial entre duas ou mais cidades. A junção de municípios promove as grandes aglomerações humanas, e as atividades econômicas desenvolvidas nessas cidades se tornam cada vez mais interligadas. Nesses ambientes, é muito comum a ocorrência de um tipo específico de migração que se caracteriza pelo deslocamento diário dos indivíduos que realizam ações de sua vida cotidiana, como trabalhar, estudar ou praticar atividades de lazer em cidades diferentes. Essa é a migração:
A) sazonal.
B) inter-regional.
C) urbana.
D) pendular.
E) transumância.
Alternativa D
A migração pendular é a migração em que indivíduos se deslocam diária ou semanalmente entre cidades que são próximas, normalmente afetadas pelo fenômeno da conurbação, típicas das maiores regiões urbanas de países industrializados.
Sobre as imigrações no Brasil ao longo da História, analise os itens e marque a alternativa falsa:
A) Os fluxos migratórios se fazem presentes no território brasileiro desde a sua formação. O século XVI representou a chegada de correntes migratórias europeias no país, vindas em sua maioria de Portugal.
B) Ainda a partir do século XVI, grandes contingentes de populações africanas foram trazidas à força de seus países, com o intuito de serem vendidas e escravizadas para trabalhar nos engenhos de cana-de-açúcar. Esse tipo de migração foi intenso até o século XIX.
C) A partir de meados do século XIX, após a proibição do tráfico negreiro, a migração internacional para o Brasil se transformou em deslocamentos voluntários de novas correntes derivadas da Itália, Alemanha e Japão, que chegaram ao país para exercer atividades remuneradas nas fazendas de café.
D) Uma nova tendência migratória se instalou a partir das décadas finais do século XX, caracterizada pela entrada de pessoas vindas de países vizinhos e também de países africanos falantes de português.
E) A partir do início do século XXI, o Brasil passou a atrair grandes contingentes populacionais, seguindo a tendência da globalização, em que fluxos de imigrantes dos países desenvolvidos se deslocam para países subdesenvolvidos, em busca das melhores condições de vida.
Alternativa E
A partir das últimas décadas do século XX, os fluxos migratórios internacionais passaram a seguir a tendência de enviar grandes contingentes populacionais dos países subdesenvolvidos para os países desenvolvidos, que oferecem mais oportunidades econômicas e qualidade de vida.
Durante a década de 1950, um intenso fluxo migratório de nordestinos que se deslocaram para a região Centro-Oeste ocorreu e foi justificado por:
A) expansão da fronteira agrícola.
B) crescimento das indústrias.
C) construção de Brasília.
D) doações de terras agrícolas.
E) expansão da cafeicultura.
Alternativa C
A construção de Brasília atraiu um enorme contingente migratório de indivíduos da região Nordeste para a região Centro-Oeste. Muitos desses migrantes permaneceram na região e contribuíram para o povoamento do Distrito Federal.
Analise os itens:
I. Concentração fundiária.
II. Precárias condições de vida no campo.
III. Mecanização da agropecuária.
IV. Industrialização das cidades.
Os elementos apresentados são justificativas para qual tipo de migração no Brasil?
A) Nortistas rumo à região Sul.
B) Sulistas rumo ao Centro-Oeste.
C) Êxodo rural em todo o país.
D) Nordestinos rumo ao Sudeste.
E) Nortistas rumo ao Sudeste.
Alternativa C
Os itens indicam as causas do êxodo rural, que é a migração da zona rural para as cidades. O êxodo rural é um tipo de migração intensa no Brasil desde a segunda metade do século XX.
Atualmente, a dinâmica migratória do Brasil é caracterizada por um grande movimento de volta dos migrantes para suas respectivas regiões de origem, especialmente os nordestinos que voltam para a região Nordeste. Esse movimento migratório é chamado de:
A) migração de retorno.
B) migração interestadual.
C) migração em massa.
D) migração sazonal.
E) migração pendular.
Alternativa A
Com a diversificação e crescimento das atividades econômicas no Nordeste brasileiro, especialmente a partir dos anos 2000, percebe-se um aumento das migrações de retorno que envolvem nordestinos que migraram para outras regiões do país e, agora, retornam à sua região de origem.
(Famerp) Nas migrações internas do Brasil, os retirantes correspondem a pessoas que se deslocam
A) no contexto das secas prolongadas na região Nordeste.
B) no período de entressafra na região Sudeste.
C) nos momentos de cheia dos rios da Bacia Amazônica.
D) na baixa temporada do turismo no Pantanal mato-grossense.
E) nos períodos de menor dinamismo industrial da região Sul.
Alternativa A
O Nordeste é tradicionalmente a região com maior emigração para as demais regiões do país. O termo “retirantes” refere-se aos emigrantes que saem do sertão semiárido em direção à Zona da Mata e outras regiões, como a região Sudeste. As causas da repulsão populacional são: maior pobreza no Nordeste, desigualdade social extrema, má distribuição de terras (concentração fundiária) e seca prolongada (fator agravante e não determinante).
(FMP) Considere o texto sobre a dinâmica demográfica europeia:
A globalização está a transformar profundamente as sociedades europeias. Os seus ganhadores tendem a concentrar-se nas grandes metrópoles, nos serviços, nas profissões mais qualificadas e especializadas, nas faixas de população ativa com esse perfil abaixo de 50 anos. Paralelamente, amplifica as assimetrias de rendimento, de estratificação social e geracionais. A globalização aumentou também, drasticamente, a mobilidade e as migrações. Trouxe fluxos humanos com uma magnitude e intensidade sem precedentes de pessoas que se deslocam por razões profissionais, de estudo, à procura de melhores condições de vida ou porque fogem de conflitos e perseguições.
FERNANDES, J. O Regresso da Geopolítica. Coimbra: Almedina, 2020, p. 45. Adaptado.
Nesse contexto globalizado da Europa, uma consequência identificada é a(o)
A) crescente heterogeneidade da população, com origem dentro e fora do continente.
B) grande concentração da população imigrante nas áreas metropolitanas, com maior peso na Europa Central e do Leste.
C) generalizada ascensão dos mais pobres, em virtude da homogênea política de acolhimento de imigrantes no continente.
D) acentuado processo de rejuvenescimento da população, devido ao incremento do crescimento vegetativo.
E) reduzido envelhecimento demográfico do Reino Unido, devido à sua saída da União Europeia.
Alternativa A
Os intensos fluxos migratórios e de refugiados contribuem para uma composição heterogênea da população europeia.
(Enceja)
Matopiba tchê
As pessoas se reúnem pelo menos duas vezes por semana para ensaiar músicas tradicionalistas gaúchas. O ponto de encontro é o Centro de Tradições Gaúchas, localizado no município de Luís Eduardo Magalhães (Bahia), a mais de 2,5 mil quilômetros de distância do Rio Grande do Sul — terra que muitos sequer conhecem. Entre os mais de 100 alunos que formam quatro turmas de invernada, de mirim a adulta, grande parte nasceu bem longe do Sul. Na pista de dança, filhos de gaúchos e de paranaenses se misturam a jovens baianos, mineiros e goianos na troca de passos de chamamé, xote, rancheira, milonga e bugio.
Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br. Acesso em: 6 set. 2019 (adaptado).
Essas tradições, realizadas fora de seu lugar de origem, são resultados das migrações
A) internas, que são feitas entre estados brasileiros.
B) pendulares, que são feitas entre cidades vizinhas.
C) forçadas, que são realizadas por refugiados climáticos.
D) sazonais, que são realizadas por trabalhadores temporários.
Alternativa A
A presença de gaúchos e paranaenses na Bahia indica a migração interna, ou seja, aquela que acontece nas fronteiras de um mesmo país, nesse caso entre estados brasileiros.
(Udesc) Analise as proposições sobre os tipos de migrações frequentes no cotidiano da sociedade brasileira.
I. Migração pendular é aquela em que o trabalhador muda de cidade dentro de uma região metropolitana, principalmente da cidade principal para outra próxima.
II. Migração sazonal é aquela em que os migrantes permanecem fora de seu lugar de origem durante determinado período, em geral a trabalho, e depois retornam ao lugar de origem, onde ficam à espera de uma nova oportunidade.
III. Na migração intrametropolitana, o trabalhador reside em uma cidade de certa região metropolitana e se desloca, diariamente, até a cidade principal ou à cidade vizinha para trabalhar ou estudar.
IV. Migração cidade-cidade caracteriza-se pelo fluxo de pessoas entre diferentes cidades, em busca de melhores condições de vida.
Assinale a alternativa correta.
A) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
B) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
C) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
D) Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras
E) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
Alternativa E
I. Migração pendular é aquela em que o trabalhador muda de cidade dentro de uma região metropolitana, principalmente da cidade principal para outra próxima. (Falso)
Migração pendular não envolve a mudança de residência fixa. É caracterizada pelo deslocamento diário ou semanal de indivíduos entre cidades próximas para o desenvolvimento de atividades como trabalho e estudos.
II. Migração sazonal é aquela em que os migrantes permanecem fora de seu lugar de origem durante determinado período, em geral a trabalho, e depois retornam ao lugar de origem, onde ficam à espera de uma nova oportunidade. (Verdadeiro)
III. Na migração intrametropolitana, o trabalhador reside em uma cidade de certa região metropolitana e se desloca, diariamente, até a cidade principal ou à cidade vizinha para trabalhar ou estudar. (Falso)
A migração intrametropolitana envolve a mudança de residência fixa entre cidades dentro da região metropolitana.
IV. Migração cidade-cidade caracteriza-se pelo fluxo de pessoas entre diferentes cidades, em busca de melhores condições de vida. (Verdadeiro)