Exercícios sobre tipos de vegetação
(Seed PR) As vegetações da Terra apresentam características específicas relacionadas ao clima, solo, fauna e outros fatores ambientais. Relacione adequadamente cada tipo de vegetação à sua descrição.
1. Tundra. 2. Taiga. 3. Deserto quente. 4. Savana. 5. Floresta equatorial.
( ) Clima quente e úmido durante todo o ano, com grande biodiversidade e vegetação densa.
( ) Clima árido, com pouca vegetação, adaptada à escassez de água e de elevada amplitude térmica.
( ) Predominância de coníferas, clima subártico, com invernos longos e rigorosos.
( ) Clima tropical ou subtropical, com estações secas bem definidas, predominando gramíneas e arbustos.
( ) Clima frio, com vegetação rasteira adaptada ao frio extremo e ao permafrost.
A sequência está correta em:
A) 1, 5, 3, 2, 4.
B) 4, 2, 1, 5, 3.
C) 5, 3, 2, 4, 1.
D) 2, 1, 4, 3, 5.
Alternativa C.
- A primeira descrição é adequada para as florestas equatoriais (5), presentes em áreas de clima úmido e quente, com chuvas abundantes durante todo o ano. Por aqui já é possível determinar a resposta da questão.
- A segunda descrição se encaixa com os Desertos quentes (3), que têm como principal aspecto a amplitude térmica diária elevada: enquanto, durante o dia, as temperaturas se aproximam dos 50 ºC; à noite, pode fazer 10 ºC ou menos.
- A terceira descreve o bioma Taiga (2). Sua vegetação é formada pela floresta boreal, também conhecida como floresta de coníferas.
- A quarta descreve a savana (4), que se desenvolve em clima tropical típico ou semiárido, com estações secas bem delimitadas. Predomina a vegetação de pequeno e médio porte.
(Enem)
“Então a travessia das veredas sertanejas é mais exaustiva que a de uma estepe nua. Nesta, ao menos, o viajante tem o desafogo de um horizonte largo e a perspectiva das planuras francas. Ao passo que a outra o afoga; abrevia-lhe o olhar; agride-o e estonteia-o; enlaça-o na trama espinescente e não o atrai; repulsa-o com as folhas urticantes, com o espinho, com os gravetos estalados em lanças, e desdobra-se-lhe na frente léguas e léguas, imutável no aspecto desolado; árvore sem folhas, de galhos estorcidos e secos, revoltos, entrecruzados, apontando rijamente no espaço ou estirando-se flexuosos pelo solo, lembrando um bracejar imenso, de tortura, da flora agonizante…”
CUNHA. E, Os sertões. Disponível em: http:f/pLscribd.com. Acesso em: 2 jun. 2012.
Os elementos da paisagem descritos no texto correspondem a aspectos biogeográficos presentes na:
A) composição de vegetação xerófila.
B) formação de florestas latifoliadas.
C) transição para mata de grande porte.
D) adaptação à elevada salinidade.
E) homogeneização da cobertura perenifólia.
Alternativa A.
O livro Os Sertões, do qual o excerto foi retirado, se passa no Semiárido Brasileiro, uma região recoberta pela Caatinga. Por conta do clima seco, que tem um longo período de estiagem, a vegetação apresenta inúmeras adaptações em sua estrutura física para sobreviver durante os meses sem chuva. Essas plantas são classificadas, por isso, como xerófitas.
(Unicamp)
O que se costuma chamar popularmente de “bioma Mata Atlântica” e de “bioma Mata Amazônica” não são, na verdade, biomas, mas conjuntos de biomas, uma vez que não apresentam a condição básica do conceito internacional de biomas, isto é: um espaço geográfico natural que se caracteriza pela uniformidade de condições climáticas, edáficas e de fitofisionomias.
(Adaptado de Leopoldo Magno Coutinho, Biomas brasileiros. São Paulo: Oficina de Textos, 2016, p. 34.)
A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos sobre os biomas brasileiros, assinale a alternativa correta.
A) A ocorrência de savanas no Brasil restringe-se à região Centro-Oeste e a porções interioranas da região Nordeste, em climas que apresentam uma estação seca definida.
B) As florestas no Brasil só ocorrem na zona intertropical, pois esses biomas são adaptados a climas quentes, com precipitação superior a 2.000 mm anuais e temperaturas médias superiores a 25º C.
C) O Pantanal tem clima uniforme e não apresenta uniformidade nas suas características edáficas e na sua fitofisionomia, como exige o conceito de bioma; por isso é considerado um sistema complexo.
D) No clima subtropical, com temperaturas médias anuais de 10º C a 18º C, a região Sul do Brasil tem um único bioma, caracterizado por apresentar um dossel formado exclusivamente pela Araucária.
Alternativa C.
O Pantanal fica entre dois tipos de bioma distintos, os quais apresentam tipos de vegetação próprios. Nas áreas do Pantanal, é possível identificar a presença de formações que são características de ambos os biomas, assim como espécies próprias adaptadas a aspectos como as áreas alagadas que permanecem cheias durante um período do ano. Assim sendo, classifica-se a vegetação pantaneira como complexa, sendo ela, portanto, parte de um sistema complexo.
(Enem)
A topografia predominante no Planalto Central é a de uma região horizontal, chata, que me fez recordar muito do Planalto Central da África do Sul: o mesmo horizonte circular, a mesma vegetação baixa e rala, que permite à vista varrer extensões infinitas.
WEIBEL, L. Capítulos de geografia tropical e do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 1979.
Quais formações vegetais pertencem às paisagens apresentadas?
A) Os cerrados e as savanas.
B) Os garrigues e as pradarias.
C) As caatingas e os maquis.
D) As coníferas e as estepes.
E) As restingas e os chaparrais.
Alternativa A.
O planalto central brasileiro é recoberto majoritariamente pela vegetação do Cerrado, enquanto o planalto central da África do Sul tem como vegetação a savana. Lembremos que o Cerrado brasileiro é um tipo de savana que se desenvolve no país.
(UFU) Composto por espécies muito utilizadas e exploradas pela indústria; estende-se por vasta região de terras baixas e pelas costas montanhosas da Europa, da Ásia e da América do Norte, de elevada amplitude térmica anual e por invernos longos e frios; abriga um número relativamente pequeno de espécies vegetais.
O bioma descrito refere-se:
A) à Taiga ou Floresta Boreal.
B) às Florestas Temperadas.
C) às Estepes.
D) à Tundra.
Alternativa A.
O bioma descrito é o da Taiga, também conhecido como floresta boreal, presente nas áreas de alta latitude Hemisfério Norte. Formado por um tipo muito específico de vegetação, as árvores coníferas, esse bioma é altamente visado pela indústria madeireira para a extração de matéria-prima, o que tem causado a sua degradação.
(UEMG) Tendo em vista a influência dos fatores físicos sobre as características da vegetação, assinale a alternativa correta.
A) Os elementos climáticos, especialmente a temperatura e a umidade, são determinantes para o tipo de vegetação presente em determinada área.
B) A formação geomorfológica de um lugar é o elemento mais evidente na classificação e na caracterização dos ecossistemas e dos biomas terrestres.
C) Em escala global, os biomas são grupos de vegetação que evidenciam grande heterogeneidade de seus elementos.
D) Florestas de regiões tropicais quentes e úmidas se desenvolvem graças aos altos índices de luminosidade e fertilidade dos solos dessas regiões.
Alternativa A.
O desenvolvimento da vegetação depende, sobretudo, da disponibilidade hídrica, da amplitude térmica, do tempo de exposição à luz solar e do tipo de solo da área. Esses são fatores determinados pelo clima, mais precisamente por dois de seus elementos: a temperatura e a umidade.
(Uece) As formações vegetais que vivem em solos profundos, em áreas submetidas à influência de climas úmidos correspondem à:
A) vegetação de estepes, com pequena variação florística.
B) floresta equatorial, rica em biodiversidade.
C) vegetação xerófila, rica em cactáceas.
D) floresta temperada, com grande variação florística.
Alternativa B.
O enunciado descreve o solo das florestas equatoriais, que, apesar de profundo, apresenta baixa fertilidade química. Esses solos sustentam inúmeros ecossistemas e uma grande biodiversidade, considerada a maior do planeta Terra.
(Fatec) Analise a seguinte descrição geral de um tipo de vegetação.
Ocorre em climas estacionais com períodos frios e quentes bem marcados. As temperaturas de inverno podem chegar abaixo do ponto de congelamento. As plantas são úmidas, com estrutura e composição distintas conforme a área de ocorrência. A queda das folhas nas estações secas equilibra as plantas para que elas, transpirando menos, consigam atravessar os períodos de escassez de água. As árvores têm em geral 40-50 m de altura e possuem folhas delgadas e largas, como os plátanos. É vegetação das mais destruídas do mundo.
(CONTI, J. B. e FURLAN, S.A. Geoecologia: o clima, os solos e a biota. São Paulo: Edusp, 1996. Adaptado).
Assinale o nome do tipo de vegetação correspondente à descrição.
A) Floresta tropical semiúmida.
B) Vegetação mediterrânea.
C) Floresta temperada.
D) Savana tropical.
E) Floresta boreal.
Alternativa C.
São as florestas temperadas o tipo de vegetação que se desenvolve em áreas de clima com estações do ano bem marcadas, com invernos muito frios e verões quentes, além de apresentarem o mecanismo da queda das folhas como defesa para o período sem chuvas. Essa floresta também sofre com o problema do desmatamento voltado para a extração de matéria-prima.
(FGV) As fotos a seguir mostram cinco diferentes tipos de formações vegetais presentes nos ambientes brasileiros.
Analise o seguinte pluviograma:
A formação vegetal que ocorre no clima representado no pluviograma é encontrada na:
A) Foto 1 – clima tropical semiúmido, com chuvas de verão e secas de inverno.
B) Foto 2 – clima semiárido, com baixas precipitações e temperaturas elevadas.
C) Foto 3 – clima tropical úmido, com chuvas o ano todo e temperaturas elevadas.
D) Foto 4 – clima subtropical, sem nítida estação seca e com grande amplitude térmica.
E) Foto 5 – clima superúmido, com elevados totais de chuva o ano todo.
Alternativa D.
O pluviograma mostra chuvas bem distribuídas durante o ano, com temperaturas amenas durante o ano. É possível perceber, ainda, que o inverno tende a ser frio, com média que se aproxima de 12 ºC. Esse é o clima subtropical, cuja vegetação é representada na foto de número 4, que mostra a mata de araucária. Essa mata é típica da região Sul do Brasil, onde o clima subtropical é preponderante.
(Unicamp) O mapa abaixo mostra a distribuição global do fluxo de carbono. As regiões indicadas pelos números I, II e III são, respectivamente, regiões de alta, média e baixa absorção de carbono.
Considerando-se as referidas regiões, pode-se afirmar que os respectivos tipos de vegetação predominante são:
A) I - Floresta Tropical; II- Savana; III - Tundra e Taiga.
B) I - Floresta Amazônica; II - Plantações; III - Floresta Temperada.
C) I - Floresta Tropical; II - Deserto; III - Floresta Temperada.
D) I - Floresta Temperada; II - Savana; III - Tundra e Taiga.
Alternativa A.
Pelo mapa, nota-se que a vegetação número I acontece em áreas de clima úmido, como o clima equatorial (tropical úmido), caracterizando, assim, as florestas tropicais. Em II, ficam as savanas, típicas de regiões tropicais e semiáridas. A vegetação III está em alta latitude, assim como a Tundra (ou floresta boreal) e a Taiga.
(Etec) Fazer uma trilha é muito divertido, desde que o passeio seja realizado com a presença de um guia, com roupas e calçados adequados e muita água potável.
Em uma trilha pela Mata Atlântica, o ambiente observado se caracteriza principalmente por
A) vegetação densa, latifoliada e heterogênea.
B) floresta aciculifoliada homogênea e densa.
C) selva de tundra com cactáceas esparsas.
D) arbustos esparsos com galhos retorcidos.
E) plantas esparsas, caducifólias e xerófitas.
Alternativa A.
Sendo uma floresta tropical, a Mata Atlântica apresenta vegetação densa e diversificada, além de ser descrita como latifoliada, isto é, dispõe de plantas com folhas grandes e largas.
(Famerp)
Embora crescendo em ambiente de transição, o manguezal não é um ecossistema de transição, não é um ecótono, pois apresenta unidade e características próprias. Há quem entenda o manguezal como um ecossistema dentro de outro maior, o ecossistema estuarino.
(Arthur Soffiati. https://oeco.org.br, 22.09.2005. Adaptado.)
As áreas onde se desenvolvem os manguezais têm:
A) reduzida presença de matéria orgânica.
B) vegetação adaptada à água salobra.
C) drenagem hidrográfica endorreica.
D) extensa floresta latifoliada.
E) clima temperado continental.
Alternativa B.
Os manguezais têm como vegetação o mangue, típico de regiões litorâneas em que há presença de água salobra. Portanto, suas plantas têm adaptações para sobreviver nesse tipo de ambiente, como glândulas que eliminam o sal e raízes aéreas.
Ferramentas



