Exercícios sobre vegetação, clima e solo
O que liga a floresta Amazônica, o aquecimento mundial e você?
Há muito tempo a floresta Amazônica é reconhecida como um repositório de serviços ecológicos, não só para os povos indígenas e as comunidades locais, mas também para o restante do mundo. Além disso, de todas as florestas tropicais do mundo, a Amazônia é a única que ainda está conservada, em termos de tamanho e diversidade.
No entanto, à medida que as florestas são queimadas ou retiradas e o processo de aquecimento global é intensificado, o desmatamento da Amazônia gradualmente desmonta os frágeis processos ecológicos que levaram anos para serem construídos e refinados.
Ironicamente, enquanto as florestas tropicais úmidas diminuem continuamente, o trabalho científico realizado nas últimas duas décadas jogou um pouco de luz sobre os vínculos essenciais que existem entre a saúde das florestas tropicais e o resto do mundo [...].
WWF Brasil. Por que a Amazônia é importante? Disponível em: http://www.wwf.org.br, Acesso em: 13/09/2013.
Sobre a Floresta Amazônica, considere as seguintes afirmações:
I. Evapotranspiração intensa e produção de umidade;
II. Vegetação densa e fechada;
III. Produção de oxigênio para o planeta;
Dentre as alternativas acima, aquela (s) que demarca (m) corretamente a importância da Floresta Amazônica para a biosfera é (são):
a) I
b) I e II
c) I e III
d) II e III
e) I, II e III
I – Verdadeira: a Floresta Amazônica é um dos ambientes naturais que mais produzem umidade em todo o mundo. A partir da evapotranspiração das águas captadas pelos rios e pelas chuvas, emitem-se moléculas gasosas que se dispersam e se transformam em chuvas que abastecem inúmeras regiões da América do Sul. Esse processo é muito importante para o controle das temperaturas e distribuição da água;
II – Verdadeira: O fato de a vegetação da Floresta Amazônica ser extremamente densa e fechada permite a conservação dos solos, impedindo a lavagem da camada superficial pelas águas das chuvas, favorecendo o acúmulo de matéria orgânica e evitando casos de erosão.
III – Falsa: praticamente todo o oxigênio produzido pela Amazônia é consumido pelo próprio ecossistema que a compõe. As “verdadeiras” produtoras de oxigênio para o mundo são as algas.
Portanto, a alternativa a ser assinalada é a Letra B.
Dentre as alternativas abaixo, todas representam um exemplo de como o clima influencia as vegetações e os solos, exceto:
a) Formação espinhosa em cactos para retenção de água em climas secos.
b) Solos rasos na região do semiárido nordestino
c) Formato cônico das coníferas para evitar o acúmulo de neve
d) Galhos retorcidos nas árvores do Cerrado para facilitar a evapotranspiração.
e) Solos pobres e arenosos em regiões de desertos.
a) Verdadeira – em regiões secas, é comum as plantas disporem de estratégias de retenção de água, a exemplo dos cactos.
b) Verdadeira – os solos no semiárido nordestino costumam ser rasos em função do baixo índice pluviométrico anual, que empobrece a vegetação durante a maior parte do ano, deixando os solos expostos ao intemperismo, tornando-os rasos.
c) Verdadeira – as florestas de coníferas, também conhecidas como Taiga, possuem o formato cônico justamente para evitar o acúmulo de neve durante o rigoroso inverno das regiões do hemisfério norte, onde habitam.
d) Falsa – as árvores do Cerrado são retorcidas justamente para evitar a perda de água na evapotranspiração, em função da baixa umidade da região durante boa parte do ano.
e) Verdadeira – As regiões desérticas propiciam a sedimentação e a arenização dos solos, em função dos fortes ventos, ausência de vegetação e, principalmente, pelo clima muito seco.
(UFPR)
A erosão das partículas superficiais do solo pela água ou pelo vento é um fenômeno natural, embora seja influenciado pelas atividades humanas. Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas:
1. Algumas atividades tradicionais no manejo da terra colocam em risco as áreas agricultáveis nos aspectos relativos à perda de nutrientes e de matéria orgânica dos solos.
2. A erosão dos solos altera a sua textura, estrutura e queda nas taxas de infiltração e retenção de água.
3. O processo erosivo diminui a produtividade da terra, o que leva a uma ampliação do uso de fertilizantes químicos.
4. A erosão natural, acelerada por processos de natureza humana, pode transformar completamente as paisagens.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
b) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
1) Verdadeira – o uso intensivo do solo, sem as técnicas de manejo adequadas, pode desgastá-lo, empobrecê-lo e até iniciar um processo de desertificação.
2) Verdadeira – o processo de erosão do solo ocasiona sua alteração química e física, facilitando a sua fragmentação e diminuindo o acúmulo de água e nutrientes.
3) Verdadeira – com a erosão e a consequente perda de nutrientes, o solo empobrecido passa a ser mais vulnerável, bem como as espécies nele cultivadas, o que exige um maior uso de fertilizantes.
4) Verdadeira – um grande exemplo de como as erosões transformam as paisagens é a extinção de rios causada pela intensa erosão de suas margens.
Portanto, todas as afirmativas são verdadeiras – letra E.
Observe a figura abaixo:
“Compreende a porção do planeta onde é possível a reprodução dos seres vivos e onde ocorrem intensas trocas de matéria e energia [...]. Nela, ocorrem as interações entre a atmosfera, a hidrosfera e a litosfera”.
(BOLIGIAN, L.; ALVES, A. Geografia: espaço e vivência. São Paulo: Atual, 2010. P.51). |
O conceito acima enunciado e o destaque sinalizado com um “x” na figura fazem referência à:
a) astenosfera
b) biosfera
c) ionosfera
d) troposfera
e) mesosfera
A porção do planeta representada pelos seres vivos e suas interações com a atmosfera, com a litosfera e com a hidrosfera é a biosfera.
Letra b
(UFPE – com alterações)
As formações vegetais, observadas na superfície terrestre, sofrem influências diretas e indiretas de numerosos fatores estáticos e dinâmicos, demonstrando a interdependência entre os elementos biológicos, climáticos e geomorfológicos. Com relação a esse tema, julgue as alternativas a seguir:
I ( ) a altitude e a latitude são dois fatores estáticos que influenciam consideravelmente a distribuição das espécies vegetais sobre a superfície terrestre, propiciando uma zonação fitogeográfica.
II. ( ) nas zonas frias, a vegetação de tundra é grandemente submetida à influência da luz; as plantas têm que se reproduzir muito rapidamente, produzindo, portanto, um grande número de sementes.
III. ( ) as florestas pluviais são típicas de ambientes quentes e úmidos, geralmente sem expressivas variações de umidade; os solos nesses ambientes são repletos de húmus.
IV. ( ) as pradarias, que dominam em ambientes temperados, de precipitações reduzidas, caracterizam-se pelas gramíneas altas, que morrem na superfície no período de inverno.
I. (V) – a relação entre a altitude e a latitude com as vegetações é mediada pelo clima. Conforme as variações da localização dos pontos da Terra, modificam-se as características climáticas e, portanto, modificam-se as composições fitogeográficas.
II. (V) – a necessidade de reprodução rápida na Tundra deve-se ao fato de, nas regiões frias onde ela se encontra, o verão ser mais curto e a presença de luz – em função da elevada nebulosidade – ser reduzida.
III. (V) – geralmente localizadas em zonas equatoriais e com elevada precipitação, as florestas pluviais caracterizam-se pelos elevados índices de umidade durante todo o ano em função da evapotranspiração. O solo é rico em matéria orgânica em função da decomposição dos galhos e folhas das árvores.
IV. (V) – as pradarias são basicamente constituídas por gramíneas que possuem uma vida curta graças às alterações climáticas, enriquecendo o solo com matéria orgânica.