Topo
pesquisar

Exercícios sobre a história de Jerusalém

Exercícios de História

Resolva estes exercícios a respeito da história de Jerusalém e amplie seus conhecimentos acerca dessa cidade, que é sagrada para o judaísmo, cristianismo e islamismo. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

Ao longo de sua trajetória histórica, a cidade de Jerusalém foi conquistada e ocupada por diferentes povos. Entre os povos que conquistaram Jerusalém, selecione a alternativa INCORRETA:

a) Citas

b) Sassânidas

c) Persas

d) Jebuseus

e) Hebreus

questão 2

Em 1099, Jerusalém foi conquistada pelos exércitos cristãos, que haviam sido enviados pelos francos para a Palestina durante a Primeira Cruzada. A convocação das Cruzadas foi realizada após o imperador bizantino Aleixo I solicitar ajuda a qual papa?

a) Alexandre VI

b) Urbano II

c) Leão X

d) Pio XII

e) Gregório VI

questão 3

Depois da Primeira Guerra Árabe-Israelense, travada em 1948, a cidade de Jerusalém foi ocupada por israelenses e jordanianos. A cidade permaneceu assim até que os israelenses tomaram o controle da cidade durante a:

a) Guerra de Yom Kippur

b) Guerra dos Seis Dias

c) Guerra de Suez

d) Segunda Guerra Árabe-Israelense

e) Guerra do Golfo

questão 4

A partir da virada do século XIX para o XX, tanto Jerusalém quanto a Palestina começaram a receber um crescente número de judeus. O crescimento da população judia na Palestina e em Jerusalém está relacionado com:

a) a diáspora

b) o judaísmo ortodoxo

c) o sionismo

d) o darwinismo social

e) o socialismo

 

respostas
Questão 1

LETRA A

Entre os povos citados, os únicos que não conquistaram Jerusalém foram os citas, povo que habitou a região do planalto iraniano e as estepes da Ásia Central. Todos os outros citados dominaram Jerusalém em algum momento de sua história: os sassânidas no século V d.C., os persas, jebuseus e hebreus em períodos diferentes da antiguidade.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA B

O papa Urbano II foi responsável por convocar a Primeira Cruzada, durante o Concílio de Clermont, realizado em 1095. A convocação da Primeira Cruzada aconteceu mediante um pedido de ajuda do imperador bizantino Aleixo I na guerra travada contra os turcos. O papa Urbano II viu no pedido uma oportunidade de conseguir reunificar as duas igrejas (Católica e Ortodoxa) e de canalizar a violência da nobreza europeia contra um inimigo em comum.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA B

Em 1967 foi travada a Guerra dos Seis Dias, na qual Israel lutou contra uma junção de forças do Egito, Síria, Jordânia e Iraque. Como o próprio nome revela, essa guerra durou seis dias. Nela, os israelenses conseguiram expandir consideravelmente seu território, conquistando, por exemplo, Jerusalém Oriental, porção da cidade que estava nas mãos dos jordanianos desde 1948.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA C

O crescimento de judeus na Palestina e em Jerusalém está diretamente ligado com o surgimento do sionismo. Esse movimento político foi criado por um judeu húngaro que passou a defender a necessidade de criação de um Estado nacional para os judeus na Palestina. Historicamente, essa terra havia sido habitada por judeus, mas foi abandonada com a diáspora.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola