Exercícios sobre orações coordenadas

Resolva esta lista de exercícios sobre orações coordenadas e teste seus conhecimentos sobre as diferentes classificações de orações coordenadas sindéticas e assindéticas. Publicado por: Guilherme Viana
Questão 1

O que são orações coordenadas?

A) São orações isoladas, que não se relacionam com nenhuma outra.

B) São orações que dependem de outra para terem sentido completo.

C) São orações que se unem sem depender sintaticamente uma da outra.

D) São orações que formam um período simples, por meio de um verbo.

E) São orações que se conectam exclusivamente por meio de preposições.

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Alternativa C.

As orações coordenadas são orações completas de sentido, mas que podem se unir sem depender sintaticamente uma da outra.

A alternativa A está errada, pois orações coordenadas não são isoladas.

A alternativa B está errada, pois são as orações subordinadas que dependem sintaticamente de outra para terem sentido completo.

A alternativa D está errada, pois orações coordenadas podem formar um período composto.

A alternativa E está errada, pois orações coordenadas não se conectam exclusivamente por meio de preposições.

Questão 2

Assinale a alternativa em que se encontra um período formado por orações coordenadas assindéticas.

A) João estudou muito, mas não conseguiu passar.

B) Cheguei cedo, arrumei a casa, preparei o almoço.

C) Ou você me ajuda, ou não conseguirei terminar a tempo.

D) Estava frio, por isso não saí de casa.

E) Como não fomos correr pela manhã, decidimos nadar.

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Alternativa B.

Nela, o período é formado por três orações coordenadas assindéticas, já que não há conjunção ligando as orações.

Nas demais alternativas, há conjunções que ligam uma oração à outra (“mas”, “ou”, “por isso”, “como”).

Questão 3

Qual é a principal diferença entre orações coordenadas assindéticas e sindéticas?

A) As assindéticas contêm mais de uma conjunção; as sindéticas, apenas uma.

B) As assindéticas ligam-se por conjunções; as sindéticas, não.

C) As assindéticas estabelecem relação de dependência; as sindéticas, não.

D) As assindéticas são separadas apenas por pontuação; as sindéticas são ligadas por conjunções.

E) As assindéticas são orações subordinadas; as sindéticas, coordenadas.

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Alternativa D.

As orações coordenadas assindéticas não são ligadas por conjunções, então é a pontuação que marca essas orações. Já as orações coordenadas sindéticas são ligadas por conjunções.

Questão 4

Assinale a alternativa que apresenta uma oração coordenada sindética aditiva.

A) Você precisa se concentrar nos estudos ou não vai conseguir um bom resultado.

B) A prova estava difícil, portanto todos demoraram mais que o previsto.

C) Ele treinou bastante, mas não conseguiu vencer a competição.

D) Joana gosta de pintar quadros e escreve poesias nas horas vagas.

E) Feche a janela, porque está começando a chover.

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Alternativa D.

A conjunção “e” marca uma relação de adição entre as duas orações, introduzindo uma oração coordenada sindética aditiva.

Nas demais alternativas, as orações são classificadas como alternativa (letra A), conclusiva (letra B), adversativa (letra C) e explicativa (letra E).

Questão 5

Assinale a alternativa que apresenta uma oração coordenada sindética adversativa.

A) Ela gosta de praia; todavia, prefere viajar para as montanhas.

B) Não apenas se dedicou ao projeto, mas conquistou o reconhecimento da empresa.

C) Já está tarde, então precisamos ir embora.

D) Não fale tão alto, pois o bebê está dormindo.

E) Vamos de ônibus ou pegamos carro por aplicativo?

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Alternativa A.

A conjunção “todavia” marca uma relação de oposição entre as duas orações, introduzindo uma oração coordenada sindética adversativa.

Nas demais alternativas, as orações são classificadas como aditiva (letra B), conclusiva (letra C), explicativa (letra D) e alternativa (letra E).

Questão 6

Assinale a alternativa que apresenta uma oração coordenada sindética alternativa.

A) Ele não compareceu ao ensaio, portanto não participará da apresentação.

B) Não saia agora, pois está perigoso lá fora.

C) Estava com sono, no entanto precisava terminar o relatório.

D) O cachorro não só latiu a manhã toda, como também destruiu as almofadas da sala.

E) Ora aceita nossos conselhos, ora age como bem entende.

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Alternativa E.

As conjunções “ora… ora” estabelecem uma relação de alternância entre as duas orações, introduzindo uma oração coordenada sindética alternativa.

Nas demais alternativas, as orações são classificadas como conclusiva (letra A), explicativa (letra B), adversativa (letra C) e aditiva (letra D).

Questão 7

Assinale a alternativa que apresenta uma oração coordenada sindética conclusiva.

A) Fizemos tudo certo, no entanto o resultado não foi satisfatório.

B) Ou você assina o contrato hoje, ou perderá a vaga.

C) Choveu muito à noite, logo as ruas ficaram alagadas.

D) Deixe a luz acesa, porque ainda há gente na sala.

E) Carlos leu o livro bem como fez um ótimo resumo.

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Alternativa C.

A conjunção “logo” marca uma relação de conclusão entre as duas orações, introduzindo uma oração coordenada sindética conclusiva.

Nas demais alternativas, as orações são classificadas como adversativa (letra A), alternativa (letra B), explicativa (letra D) e aditiva (letra E).

Questão 8

Assinale a alternativa que apresenta uma oração coordenada sindética explicativa.

A) João acordou cedo e preparou o café para a família.

B) Ela queria viajar, contudo não conseguiu passagem.

C) Guarde os pertences ou alguém os jogará fora.

D) Eles chegaram atrasados, portanto perderam o início do filme.

E) Evite doces agora, porquanto você já está com dor de dente.

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Alternativa E.

A conjunção “porquanto” estabelece uma relação de explicação entre as duas orações, introduzindo uma oração coordenada sindética explicativa.

Nas demais alternativas, as orações são classificadas como aditiva (letra A), adversativa (letra B), alternativa (letra C) e conclusiva (letra D).

Questão 9

(Marinha)

Cobrança

Ela abriu a janela e ali estava ele, diante da casa, caminhando de um lado para outro. Carregava um cartaz, cujos dizeres atraíam a atenção dos passantes: "Aqui mora uma devedora inadimplente.

— Você não pode fazer isso comigo — protestou ela.

— Claro que posso — replicou ele. — Você comprou, não pagou. Você é uma devedora inadimplente. E eu sou o cobrador. Por diversas vezes tentei lhe cobrar, você não pagou.

— Não paguei porque não tenho dinheiro. Esta crise…

— Já sei — ironizou ele. — Você vai me dizer que por causa daquele ataque lá em Nova York seus negócios ficaram prejudicados. Problema seu, ouviu? Problema seu. Meu problema é lhe cobrar. E é o que estou fazendo.

— Mas você podia fazer isso de uma forma mais discreta…

— Negativo. Já usei todas as formas discretas que podia. Falei com você, expliquei, avisei. Nada. Você fazia de conta que nada tinha a ver com o assunto. Minha paciência foi se esgotando, até que não me restou outro recurso: vou ficar aqui, carregando esse cartaz, até você saldar a sua dívida.

Neste momento começou a chuviscar.

— Você vai se molhar- advertiu ela. — Vai acabar ficando doente.

Ele riu, amargo:

— E daí? Se você está preocupada com a minha saúde, pague o que deve.

— Posso lhe dar um guarda-chuva…

— Não quero. Tenho de carregar o cartaz, não um guarda-chuva.

Ela agora estava irritada:

— Acabe com isso, Aristides, e venha para dentro. Afinal, você é meu marido, você mora aqui.

— Sou seu marido — retrucou ele — e você é minha mulher, mas eu sou cobrador profissional e você é devedora. Eu a avisei: não compre essa geladeira, eu não ganho o suficiente para pagar as prestações. Mas não, você não me ouviu. E agora o pessoal lá da empresa de cobrança quer o dinheiro. O que você quer que eu faça? Que perca meu emprego? De jeito nenhum. Vou ficar aqui até você cumprir sua obrigação.

Chovia mais forte, agora. Borrada, a inscrição tornara-se ilegível. A ele, isso pouco importava: continuava andando de um lado para o outro, diante da casa, carregando o seu cartaz.

SCLIAR, Moacyr. O imaginário cotidiano. São Paulo: Global, 2001.

Leia atentamente o seguinte trecho:

"Você comprou, não pagou."

Qual conjunção pode ser empregada para ligar as orações do trecho, sem alterar seu sentido?

A) Logo.

B) Como.

C) Porém.

D) Portanto.

E) Já que.

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Alternativa C.

As orações são coordenadas e têm relação de oposição, então é necessário uma conjunção coordenativa adversativa, como “porém”.

Questão 10

(Vunesp)

O descobridor das coisas

A gente vinha de mãos dadas, sem pressa de nada pela rua. Totoca vinha me ensinando a vida. E eu estava muito contente porque meu irmão mais velho estava me dando a mão e ensinando as coisas. Mas ensinando as coisas fora de casa. Porque em casa eu aprendia descobrindo sozinho e fazendo sozinho, fazia errado e fazendo errado acabava sempre tomando umas palmadas. Até bem pouco tempo ninguém me batia. Mas depois descobriram as coisas e vivem dizendo que eu era o cão, que eu era capeta, gato ruço de mau pelo. Não queria saber disso. Se não estivesse na rua eu começava a cantar. Cantar era bonito. Totoca sabia fazer outra coisa além de cantar, assobiar. Mas eu por mais que imitasse, não saía nada. Ele me animou dizendo que era assim mesmo, que eu ainda não tinha boca de soprador. Mas como eu não podia cantar por fora, fui cantando por dentro. Aquilo era esquisito, mas se tornava muito gostoso. E eu estava me lembrando de uma música que Mamãe cantava quando eu era bem pequenininho. Ela ficava no tanque, com um pano amarrado na cabeça para tapar o sol. Tinha um avental amarrado na barriga e ficava horas e horas, metendo a mão na água, fazendo sabão virar muita espuma. Depois torcia a roupa e ia até a corda. Prendia tudo na corda e suspendia o bambu. Ela fazia igualzinho com todas as roupas. Estava lavando a roupa da casa do Dr. Faulhaber para ajudar nas despesas da casa. Mamãe era alta, magra, mas muito bonita. Tinha uma cor bem queimada e os cabelos pretos e lisos. Quando ela deixava os cabelos sem prender, davam até na cintura. Mas bonito era quando ela cantava e eu ficava junto aprendendo.

(José Mauro de Vasconcelos. O meu pé de laranja lima, 1975. Adaptado)

Nas passagens – Aquilo era esquisito, mas se tornava muito gostoso. – e – Prendia tudo na corda e suspendia o bambu. –, as orações destacadas expressam, correta e respectivamente, sentidos de

A) oposição e adição.

B) conclusão e alternância.

C) adição e conclusão.

D) oposição e alternância.

E) conclusão e adição.

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Alternativa A.

No primeiro período (“Aquilo era esquisito, mas se tornava muito gostoso”), há relação de oposição entre algo ser “esquisito” e “gostoso” ao mesmo tempo, o que fica explicitado pela conjunção “mas”. Já no segundo período (“Prendia tudo na corda e suspendia o bambu”), há relação de adição, entre a ação de prender na corda e suspender o bambu, o que fica explícito pela conjunção “e”.

Questão 11

(Cespe/Cebraspe)

Texto 1A1-II

Há uma diferença fundamental entre a cognição de crianças humanas e de cachorros: quando uma pessoa aponta para uma bola, os bebês sabem que esta é um objeto que está a uma certa distância, enquanto os cães, em geral, entendem a mão da pessoa como instrução sobre a direção na qual eles devem andar.

Essas características são o que os cientistas cognitivos denominam vieses, e não verdades constantes. Ou seja: os cachorros também conseguem navegar o mundo em termos de objetos, e não de direções. Contudo, nesse caso, o aprendizado é mais lento e menos intuitivo.

Um estudo com 82 cachorros não só comprovou a dificuldade canina com o conceito de objeto como descobriu que ela é um ótimo indicador de inteligência: cãezinhos mais espertos, em geral, também têm uma concepção de objeto mais parecida com a humana. Essa descoberta é um passo importante para entender como se deu a evolução da inteligência ímpar exibida pelo ser humano, e em quais aspectos cruciais a nossa cognição difere da de outros animais.

Internet:<super.abril.com.br/ciencia>  (com adaptações).

A conjunção “Contudo” (terceiro período do segundo parágrafo do texto 1A1-II) introduz, no período em que se insere, ideia de 

A) adição.

B) condição.

C) conclusão.

D) oposição.

E) explicação.

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Alternativa D.

A conjunção “contudo” é classificada como adversativa, estabelecendo relação de oposição entre a oração “Contudo, nesse caso, o aprendizado é mais lento e menos intuitivo.” e a oração que aparece antes dela.

Questão 12

(Ameosc) Leia com atenção as colunas abaixo:

Coluna 01:

(__) Os servidores públicos devem agir com ética, e respeitar os interesses da sociedade.

(__) O código foi atualizado, novas diretrizes foram implementadas, os treinamentos foram reforçados.

(__) O gestor revisou os processos, analisou os relatórios, propôs mudanças.

(__) O funcionário agiu com transparência, mas não obteve o reconhecimento esperado.

(__) O público espera eficiência, deseja clareza, exige ética.

Coluna 02:

I. Oração coordenada assindética.

II. Oração coordenada sindética.

Correlacione ambas as colunas de acordo com o tipo de oração coordenada empregado. Em seguida, assinale a alternativa que indica a sequência correta:

A) I > II > II > I > II.

B) I > II > I > II > I.

C) II > I > II > I > II.

D) II > I > I > II > I.

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Alternativa D.

A primeira frase apresenta uma oração coordenada sindética, ou seja, com conjunção: “e respeitar os interesses da sociedade”.

A segunda e a terceira frase apresentam orações coordenadas assindéticas, sem nenhuma conjunção entre elas.

A quarta frase apresenta uma oração coordenada sindética, isto é, com conjunção: “mas não obteve o reconhecimento esperado”.

A quinta frase apresenta orações coordenadas assindéticas, sem nenhuma conjunção entre elas.

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