Exercícios sobre As vogais “o” e “u” – particularidades ortográficas
Volte seu olhar para alguns fragmentos extraídos do poema “Canção do exílio”, de Gonçalves Dias e analise as formas verbais presentes em todos os versos, levando em consideração as características atribuídas a tais formas:
[...]
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
[...]
http://www.algumapoesia.com.br/poesia2/poesianet174.htm
O primeiro e o quarto verso possuem a forma verbal “ter” expressa na terceira pessoa do singular pelo fato de essa concordar com o sujeito, ora expresso de igual forma. Já o segundo e o terceiro versos são demarcados pelas formas verbais expressas na terceira pessoa do plural, concordando, portanto, com o sujeito que a elas se refere.
(Mackenzie-SP)
Aponte, entre as alternativas abaixo, a única em que todas as lacunas devem ser preenchidas com a letra u:
a) c__rtume, escap___lir, man___sear, sin___site.
b) esg___elar, reg___rgitar, p___leiro, ent___pir.
c) emb__lia, c___rtir, emb__tir, c___ringa.
d) ___rticária, s__taque, m___cama, z__ar.
e) m___chila, tab___leta, m___ela, b__eiro.
Alternativa “a”.
Tendo em vista as mudanças ocorridas em virtude da nova reforma ortográfica, discorra acerca dos verbos “ter” e “vir” e seus respectivos derivados.
De acordo com tais mudanças, os verbos “ter” e “vir” continuaram com as formas relativas à terceira pessoa do plural acentuadas, no intuito de se diferenciarem da terceira pessoa do singular. O mesmo ocorre com seus respectivos derivados, como é o caso dos verbos conter, obter, deter, abster e convir, expressos da seguinte forma:
Ele/ela contém
Eles/elas contêm
Ele/ela obtém
Eles/elas obtêm
e assim sucessivamente.
Complete as lacunas a seguir, atribuindo-lhes a forma verbal (tem/têm) adequada:
a) Meus primos_____a oportunidade de viajar nas férias, mas meu amigo não______.
b) Você______ótimas chances de concluir o projeto.
c) Eles não _________perspectivas em relação à mudança de horário.
d) Patrícia________bons amigos, disso eles não______do que se queixar.
a) têm/tem
b) tem
c) têm
d) tem/têm
Diante das lacunas que seguem, complete-as, utilizando as vogais “o” e “u”, levando-se em conta as devidas condições de uso dessas:
a) ab___lir, cam__ndongo, cinq__enta.
b) eng__lir, m___ela, m___squito, t___alete.
c) jab___ti, mandíb___la, b___eiro.
d) jab___ticaba, z___ar, íng___a, jab__ti.
e) amênd___a, amont___ar, b__ate, g___ela.
a) abolir, camundongo, cinquenta.
b) engolir, moela, mosquito, toalete.
c) jabuti, mandíbula, bueiro.
d) jabuticaba, zoar, íngua, jabuti.
e) amêndoa, amontoar, boate, goela.
Analise os seguinte pares de vocábulos e registre seu comentário acerca de algumas semelhanças que os demarcam:
comprimento – cumprimento
soar – suar
sortir – surtir
O que se pode perceber é que tais palavras possuem semelhanças em se tratando de alguns aspectos, mas que apresentam divergências no que tange ao significado.