Exercícios sobre As vogais “o” e “u” – particularidades ortográficas

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Exercícios sobre As vogais “o” e “u” – particularidades ortográficas e veja a resolução comentada.

Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Questões

  1. Questão 1

    Volte seu olhar para alguns fragmentos extraídos do poema “Canção do exílio”, de Gonçalves Dias e analise as formas verbais presentes em todos os versos, levando em consideração as características atribuídas a tais formas:   

    [...]
    Nosso céu tem mais estrelas,
    Nossas várzeas têm mais flores,
    Nossos bosques têm mais vida,
    Nossa vida mais amores.
    [...]

    http://www.algumapoesia.com.br/poesia2/poesianet174.htm

  2. Questão 2

    (Mackenzie-SP)

    Aponte, entre as alternativas abaixo, a única em que todas as lacunas devem ser preenchidas com a letra u:

  3. Questão 3

    Tendo em vista as mudanças ocorridas em virtude da nova reforma ortográfica, discorra acerca dos verbos “ter” e “vir” e seus respectivos derivados. 

  4. Questão 4

    Complete as lacunas a seguir, atribuindo-lhes a forma verbal (tem/têm) adequada:

  5. Questão 5

    Diante das lacunas que seguem, complete-as, utilizando as vogais “o” e “u”, levando-se em conta as devidas condições de uso dessas:

  6. Questão 6

    Analise os seguinte pares de vocábulos e registre seu comentário acerca de algumas semelhanças que os demarcam:

    comprimento – cumprimento
    soar                 –        suar
    sortir                 –      surtir