Exercícios sobre concordância verbal
Resolva esta lista de exercícios sobre concordância verbal e teste seus conhecimentos sobre a situação em que o verbo se adapta ao número e à pessoa do sujeito.
Publicado por: Talliandre MatosQuestões
-
Questão 1
(Vunesp) A frase que está em conformidade com a norma-padrão de concordância verbal se encontra na alternativa:
Alternativa C.
A alternativa C não apresenta nenhum erro de concordância verbal. Na alternativa A, o verbo “existe” está em discordância com o sujeito “mais possibilidades de sucesso”. Na alternativa B, o verbo “levaram” está em discordância com o sujeito “fato”. Na alternativa D, o verbo “tomou” está em discordância com o sujeito passivo “algumas medidas contra os efeitos nocivos da solidão.” Na alternativa E, o verbo auxiliar da locução verbal “pode surgir” está em discordância com o sujeito “problemas graves [...]”.
-
Questão 2
(Ibam - Adaptada) Leia o texto a seguir para responder à questão:
A Sogra estava Certa
Ao casar, ela encontrava charme nas manias dele. Nascida no interior e com seis irmãos, a vida sempre foi cheia de surpresas. Morar na cidade grande era um sonho antigo e apaixonada, ignorava essas manias. Afinal, quem é perfeito?
O apartamento era bonito e aconchegante. Se a saia era deixada no segundo cabide, lá ela estaria. Se o perfume estava na primeira prateleira, também. Mas logo ela aprendeu que na vida tudo é uma questão de troca.
Ela percebeu que, além das manias iniciais, outras surgiram. A pior delas era ele não gostar de fechar coisas: remédios, portas, vidros. E ela precisava revisar tudo diariamente. Mais tarde, soube que a sogra brincava, trancando-o fora de casa quando ele era criança. Talvez essa fosse a raiz da mania.
Pegando um vidro de xampu e derramando-o no box do banheiro, e de madrugada, quase quebrando as canelas em gavetas abertas. Até o cúmulo de bandidos abrirem facilmente a porta do carro.
A gota d'água foi descobrir que ele tinha uma rival: a televisão. Ela era quadrada, atrasava qualquer homem e falava mais que todas as mulheres da família juntas.
Cinco anos de casamento e uma mania de televisão eram o suficiente para questionar tudo. Foi aí que ela repensou: talvez a sogra tivesse razão. Pensando bem, surpresas demais cansam. A sogra, que sempre a alertou, estava certa.
Cissa de Oliveira - Texto Adaptado
https://www.casadacultura.org/Literatura/Cronicas/gr01/sogra_certa_cis sa.htm
No trecho "Cinco anos de casamento e uma mania de televisão eram o suficiente para questionar tudo.", a concordância verbal está de acordo com as regras da gramática normativa. Analise as alternativas e identifique a justificativa correta para a concordância do verbo "ser".
Alternativa C.
O verbo “ser” está conjugado na 3ª pessoa do plural, pois possui um sujeito composto, o qual apresenta dois núcleos: “Cinco anos de casamento e uma mania de televisão”.
-
Questão 3
(Igeduc) "O que há são minúsculas bolhas d”água em que a luz se fragmenta, como em um prisma."
A concordância do verbo “haver” depende de seu uso como verbo pessoal ou impessoal, conforme o contexto em que está inserido. No trecho, ele foi empregado como impessoal, por isso não foi flexionado. Analise o emprego dele nos enunciados a seguir e identifique aquele em que a concordância está INCORRETA:
Alternativa C.
Na alternativa C, o verbo “havia” está flexionado de forma incorreta, pois ele atua como verbo auxiliar da locução verbal “havia fugido”, sendo assim, deve concordar com o núcleo do sujeito “bandidos”, que está no plural, logo, o correto seria “haviam fugido”.
-
Questão 4
(Ibam - Adaptada) Leia o texto a seguir para responder à questão:
A onça vegana e o galo machista
Imagino que, daqui a milhares de anos, quando a Terra for um deserto, exploradores de outras galáxias estudarão nossa história. Descobrirão que, entre os séculos XX e XXI, o planeta foi inundado por desinformação e conceitos fantasiosos. A mídia da época propagou equívocos e a estupidez tomou conta de lares, escolas e discursos políticos. Essa avalanche afetou a inteligência e o discernimento, marcando o declínio da civilização terráquea. Um triste registro de nossa decadência.
Vivemos sob uma onda de ingenuidade e arrogância. Exemplo disso é a reação a uma cena natural no Pantanal: uma onça devorando uma anta. Algo comum, já que onças estão no topo da cadeia alimentar, gerou censura e revolta online. Outro caso inusitado foi um vídeo de adolescentes portuguesas denunciando o comportamento de um galo como machista e opressor ao bicar e copular com as galinhas. Alegavam que o ato configurava "estupros machistas" e exigiam reação humana.
Surpreendentemente, as reações eram sérias, o que me levou a refletir sobre o afastamento da realidade. Muitos escolhem viver em uma bolha idealizada, onde o mal não existe e tudo é fofinho. Essa visão ignora a complexidade do mundo natural, onde conflitos e relações predador-presa são essenciais e deveriam ser estudados, não censurados.
O planeta, a natureza e suas configurações originais existem há 4,5 bilhões de anos. Já nós, humanos, chegamos aqui há apenas 300 mil. Se a nossa lamentável sina se resume a interferir na ordem natural com arrepios e arrogâncias intempestivas disfarçadas de "ações para o bem do planeta e da humanidade", já vamos indo bem, esculhambando tudo com pretensas boas intenções.
Quem sabe o planeta − esse organismo vivo chamado Gaia − já não está dando sinais de irritação, remexendo-se em furacões, enchentes, terremotos e incêndios para livrar-se da prepotência dessa espécie insolente chamada Homo sapiens?
Fernando Fabbrini - Texto Adaptado
https://www.otempo.com.br/opiniao/fernando-fabbrini/a-onca-vegana-eo-galo-machista-1.2848837
Com base no trecho: "O planeta, a natureza e suas configurações originais existem há 4,5 bilhões de anos", assinale a alternativa correta sobre a concordância verbal do verbo "existem".
Alternativa D.
O sujeito “O planeta, a natureza e suas configurações originais” possui três núcleos: “planeta”, “natureza” e “configurações”. Logo, o verbo “existir” deve estar flexionado na 3ª pessoa do plural, para estar em concordância com o sujeito composto.
-
Questão 5
(Amauc)
"Nós usamos a cola há muito tempo."
Os verbos impessoais são aqueles que não admitem sujeito e, portanto, são flexionados na 3ª pessoa do singular.
No enunciado acima, o verbo “haver” foi empregado para indicar tempo, estando como impessoal.
Nas orações a seguir, os verbos também devem ser empregados no singular por serem impessoais, EXCETO:
Alternativa D.
Embora os verbos de fenômenos da natureza sejam originalmente verbos impessoais, podem apresentar sujeito quando utilizados com sentidos simbólicos. Na alternativa D, o verbo “trovejar” expressa a ação de falar de forma intensa ou raivosa, desse modo, tem sentido de ação, logo, é pessoal.
O sujeito é classificado como sujeito oculto, pois não está explícito na frase: “(Ele/ela) trovejou palavrões durante o discurso do governador.”
-
Questão 6
(IBFC) Assinale a opção cuja concordância verbal seja equivalente a que aparece em “Faz oito meses que parei”:
Alternativa C.
Na frase “Faz oito meses que parei.”, o verbo está flexionado na 3ª pessoa do singular, pois está na forma impessoal, indicando passagem de tempo. A única alternativa que apresenta verbo impessoal é a alternativa C, pois o verbo “haver” tem sentido de “existir”.
-
Questão 7
(Igeduc) Leia com atenção as alternativas abaixo e assinale aquela que não possui erro de concordância verbal:
Alternativa D.
A única alternativa correta é a alternativa D, pois o verbo “ocupou” está concordado com o numeral “1 milhão”. Na alternativa A, o verbo deveria estar no singular, para concordar com “filho”. Na alternativa B, o verbo deveria estar no singular, pois o sujeito composto está conectado por “ou” com ideia de exclusão, ou seja, somente um dos dois receberá. Na alternativa C, o verbo “viajar” deveria estar no singular, para concordar com o núcleo “parte”.
-
Questão 8
(IBFC - Adaptada) Considere as regras de concordância nominal e verbal e assinale a alternativa incorreta.
Alternativa B.
A alternativa que apresenta erro de concordância verbal é a alternativa B, pois o verbo “fazer” está indicando passagem de tempo, logo, é impessoal e deve ser flexionado na 3ª pessoa do singular. Assim, o correto seria: “Já faz dois anos que estou na lista de espera para aquela vaga de emprego.”
-
Questão 9
(Objetiva Concursos) Em relação à concordância verbal, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) Nem um nem outro havia idealizado previamente este encontro.
( ) Fernando foi um dos que falaram no debate.
( ) Só eu e Florêncio ficou calado.
Alternativa C.
A primeira frase está correta, pois, com a expressão “nem um nem outro”, o verbo deve ser flexionado no singular. A segunda frase também está correta, pois o verbo “falaram” está concordando com a expressão “os que”. A terceira frase está incorreta, pois o sujeito é composto (núcleos “eu” e “Florêncio”), logo, o verbo deveria estar no plural.
-
Questão 10
(Avança SP) Leia as frases e assinale a alternativa em que a concordância verbal está INCORRETA:
Alternativa D.
A alternativa que está incorreta é a alternativa C, pois o verbo “manter”, quando flexionado na 3ª pessoa do plural (eles/elas), deve apresentar o acento circunflexo “mantêm”. Assim, o correto seria: “Eles mantêm uma relação saudável de amizade.”
-
Questão 11
(Avança SP) Assinale a alternativa que apresenta erro de concordância.
Alternativa B.
A alternativa B está incorreta pois a frase não está na voz passiva, ou seja, “viagens radicais” não é o sujeito do verbo, e, como o sujeito não está indeterminado, o verbo deveria estar na 3ª pessoa do singular: “Gostava-se de viagens radicais.”
-
Questão 12
(IBFC) Em relação à concordância verbal, analise as orações abaixo.
I. Mais de uma pessoa quis parabenizá-lo pela mudança positiva de comportamento.
II. Mais de duas pessoas o parou para trocar contatos.
III. O palestrante foi um dos que mais contribuiu para a instauração do pensamento positivo.
IV. O palestrante foi um dos que mais contribuíram para a instauração do pensamento positivo.
Estão incorretas as orações:
Alternativa B.
A única sentença que apresenta erro de concordância é a II, pois o verbo “parar” deveria concordar com o numeral “duas”, ou seja, flexionar no plural. As sentenças III e IV estão corretas, pois, de acordo a gramática normativa, em expressões “um dos que”, o verbo pode flexionar no singular ou no plural.
-
Questão 13
(Integri Brasil Assessoria e Consultoria) Qual alternativa contém um erro de concordância verbal?
Alternativa B.
A alternativa B apresenta erro, pois o verbo “decidir” não concorda com o núcleo “grupo”, que é uma palavra no singular, ainda que indique um coletivo de pessoas.
-
Questão 14
(Objetiva concursos)
“[...] Por fim, 30% relataram ter conhecido o parceiro através de redes sociais ou aplicativos de namoro.” (6º parágrafo)
Nesse trecho do texto, a concordância da forma verbal “relataram” está bem construída. Em face disso, assinalar a alternativa que contém proposta de reescrita com respeito às normas de flexão verbal.
Alternativa C.
A alternativa C é a única que está adequada às regras de concordância verbal, pois o verbo concorda com o substantivo “pessoal”. Ele também poderia concordar com o numeral e flexionar no plural. As demais alternativas estão inadequadas, pois os verbos estão flexionados no plural, quando só poderiam flexionar no singular.
-
Questão 15
(Ibade) Assinale a alternativa em que o verbo destacado está corretamente concordado com o sujeito.
Alternativa A.
O único verbo que está flexionado adequadamente é o verbo “haver” na alternativa A, pois, nessa sentença, o verbo possui sentido de “existir”, logo, é impessoal e deve ser flexionado na 3ª pessoa do singular (havia).
-
Questão 16
(MPE GO) Assinale a alternativa em que há erro de concordância verbal:
Alternativa C.
A alternativa que apresenta erro de concordância verbal é a alternativa C, pois o verbo “haver”, por ter sentido de existir, deve manter-se na 3ª pessoa do singular, ou seja: “Houve muitas dificuldades durante a viagem.”
-
Questão 17
(Avança SP) Analise o enunciado a seguir e assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente suas lacunas apresentadas.
Mesmo que não ...... indícios de que eles foram os culpados do crime, muitas pessoas ...... essa suspeita. Já …… muitos anos que a mídia deixou de falar sobre o caso.
Alternativa B.
A primeira lacuna deve ser preenchida pela forma “haja”, pois o verbo haver está como impessoal e permanece na 3ª pessoa do singular. A segunda lacuna deve ser preenchida pela forma “têm”, pois está flexionado na 3ª pessoa do plural. A terceira lacuna deve ser preenchida pela forma “faz”, pois o verbo está indicando passagem do tempo, por isso, é impessoal e fica flexionado na 3ª pessoa do singular.
-
Questão 18
(Vunesp) Assinale a alternativa cuja frase foi redigida em conformidade com a norma-padrão de concordância verbal.
Alternativa E.
A única alternativa que não apresenta erro de concordância é a alternativa E, pois o verbo “promovem-se” está na voz passiva sintética, tendo como sujeito “mudanças relevantes em diversas áreas”, sendo assim, deve estar flexionado no plural e acompanhado da partícula apassivadora “se”.
-
Questão 19
(Máxima)
“Tanto o artista quanto o cientista têm de ser suficientemente flexíveis para sair do seguro, do conhecido, do imediato, e assumir os riscos ao propor o novo, o possível.”
Levando em consideração o verbo destacado e as frases a seguir, a flexão indicando o plural se dá da mesma forma, caso estas estejam no plural, EXCETO:
Alternativa A.
Alguns verbos marcam a 3ª pessoa do plural por meio do acréscimo do acento circunflexo (mantêm, têm, retêm, contêm etc.). A única alternativa em que o verbo não está sujeito a essa regra é a alternativa A, pois a 3ª pessoa do plural do verbo “crer” é “eles creem”.
-
Questão 20
(Instituto Consulplan) A silepse é um tipo de concordância que não se estabelece com a forma das palavras, mas sim com a ideia que se pretende veicular ou com termos implícitos no enunciado. Por isso, também é conhecida como concordância ideológica. Nesse sentido, assinale a alternativa a seguir relacionada em que há um caso de silepse.
Alternativa A.
A única alternativa que apresenta a silepse é a alternativa A, pois o verbo “fazemos”, embora tenha como sujeito “todos os lusófonos”, concorda com a 1ª pessoa do plural (nós), pois o locutor insere-se como um dos lusófonos “como (nós) fazemos todos os lusófonos ao falar”.
-
Questão 21
(Unespar) Qual das orações abaixo apresenta erro de concordância verbal?
Alternativa B.
O verbo “haver”, quando tem sentido de “existir”, deve flexionar na 3ª pessoa do singular, por isso, a alternativa B apresenta erro de concordância verbal.
-
Questão 22
(Igeduc) Especialistas recomendam o atum em água para uma alimentação com menor ingestão calórica, mas ressaltam que ambas as versões podem ser incluídas em uma dieta equilibrada.
Em relação à concordância verbal, assinale a alternativa correta.
Alternativa A.
A alternativa correta é a alternativa A, pois os dois verbos destacados possuem o mesmo sujeito, “especialistas”, e, por isso, ambos flexionam na 3ª pessoa do plural.
-
Questão 23
(IBFC) Considere a concordância que ocorre em “Faz 30 anos” (1º§). Assinale a alternativa que apresenta um exemplo desse mesmo tipo de concordância.
Alternativa C.
Na frase “Faz 30 anos”, o verbo está na 3ª pessoa do singular por indicar passagem de tempo e, por isso, está na forma impessoal. A única alternativa que apresenta verbo impessoal é a alternativa C, pois o verbo “haver” tem sentido de existir.
-
Questão 24
(Fapec) No trecho “As obras de Frida Kahlo são mundialmente conhecidas…”, a concordância verbal está correta porque:
Alternativa C.
O verbo “são” tem o sujeito “As obras de Frida Kahlo”, que possui um núcleo plural “obras”, logo, a alternativa correta é a alternativa C.
-
Questão 25
(Fadesp) No trecho “Segundo a enfermeira e gerente da UBS José Caetano, localizada no bairro João Pintinho, as palestras têm como objetivo orientar a população sobre saúde mental”, a concordância (verbal ou nominal) é estabelecida entre os termos
Alternativa C.
A alternativa correta é a alternativa C, pois, na oração “as palestras têm como objetivo orientar a população sobre saúde mental”, o verbo “têm” apresenta o acento de plural, mostrando concordância com o núcleo do sujeito “palestras”.
-
Questão 26
(Unespar)
I. “Houveram sérios problemas com o software na última atualização.”
II. “Fazem muitos anos que o grupo se separou.”
III. “As pesquisas se mantém atualizadas a cada semestre.”
IV. “O professor e pesquisador orienta diversas equipes ao mesmo tempo.”
V. “A forma e o modo de execução do projeto foi analisada ontem.”
De acordo com as normas de concordância verbal e nominal, apenas:
Alternativa A.
Somente a sentença IV está correta, pois o sujeito “O professor e pesquisador” apresenta um único indivíduo, referido de duas formas. Sendo assim, o verbo “orienta” está flexionado de forma correta na 3ª pessoa do singular.
-
Questão 27
(Fafipa) Considerando um critério sintático, a flexão do verbo "recusar", para uma concordância correta no período "Não sou daqueles que...", seria:
Alternativa D.
No exemplo acima, o verbo deve concordar com “daqueles”, logo, deve estar flexionado na 3ª pessoa do plural: “recusam”.
-
Questão 28
(Avança - SP) Leia as frases e assinale a alternativa em que a concordância verbal está INCORRETA:
Alternativa B.
A alternativa que apresenta erro de concordância é a alternativa B, pois o sujeito “eles” está no plural, mas o verbo “tem”, sem acento circunflexo, está no singular, ou seja, discorda do seu sujeito. O correto seria: “eles têm”.
-
Questão 29
(PS Concursos) Assinale a alternativa em que a concordância verbal está incorreta:
Alternativa D.
A alternativa D apresenta erro de concordância verbal, pois o sujeito “O casal de amigo” tem como núcleo a palavra “casal”, que está no singular, logo, o verbo deveria estar flexionado igualmente: “viajou”.
-
Questão 30
(Objetiva) Qual das alternativas abaixo NÃO apresenta erro de concordância verbal?
Alternativa B.
A única alternativa que está com a concordância verbal adequada é a alternativa B, pois o sujeito é composto por dois núcleos, “eu” e “Florêncio”. Sendo um deles de 1ª pessoa, exige que o verbo seja flexionado na 2ª pessoa do singular (nós).