Exercícios sobre Forma e Grafia de algumas palavras
(FGV-SP) Assinale a alternativa em que as formas mal ou mau estão utilizadas de acordo com a norma culta:
a) Mau agradecidas, as juízas se postaram diante do procurador, a exigir recompensas.
b) Seu mal humor ultrapassa os limites do suportável.
c) Mal chegou a dizer isso, e tomou um sopapo que o lançou longe.
d) As respostas estavam mau dispostas sobre a mesa, de forma que ninguém sabia a sequência correta.
e) Então, mau ajeitada, desceu triste para o salão, sem perceber que alguém a observava.
Alternativa “c”.
Explicite a diferença semântica que demarca as expressões “ao par” e “a par”.
A título de exemplificação, basear-nos-emos nos seguintes exemplos:
O garoto está a par de todos os acontecimentos.
O sentido aqui se relaciona a ter ciência, informar-se acerca de algo.
As moedas americana e europeia mantêm-se praticamente ao par.
A ideia agora expressa uma relação de equivalência ou de igualdade entre ambos os elementos.
Atribua às lacunas em evidência as expressões que lhes são correspondentes, tendo em vista o contexto em que se emprega o discurso.
a) Não havia outra alternativa ------------------ deixá-la partir. (senão/ se não)
b) Estou exausta ---------------------, por isso não irei ao cinema. (demais/de mais)
c) -----------------------você vai com tanta pressa? (onde/aonde)
d) -----------------------Beatriz mora? (onde/aonde)
e) Estas propostas vão ---------------------- às expectativas dos clientes. (ao encontro de/de encontro a)
f) Depois de uma longa espera, finalmente os filhos vão ----------------------------- de seus pais. (ao encontro de/ de encontro a)
g) ---------------------- a mais acho que o que ocorreu serviu-lhe de lição. (de mais/ demais)
a) senão
b) demais
c) aonde
d) onde
e) neste caso, dependendo do contexto, as duas formas estariam corretas.
f) ao encontro
g) de mais
(UFPR) Complete as lacunas, usando adequadamente mas/mais/mal/mau:
Pedro e João, -------entraram em casa, perceberam que as coisas não estavam bem, pois sua irmã caçula escolhera um momento ------- para comunicar aos pais que iria viajar nas férias; --------------seus dois irmãos deixaram os pais ------- sossegados quando disseram que a jovem iria com as primas e a tia.
a) mau – mal – mais – mas
b) mal – mal – mais – mais
c) mal – mau – mas – mais
d) mal – mau – mas – mas
e) mau – mau – mas – mais.
Alternativa “c”
Atenha-se aos enunciados subsequentes, de forma a analisar acerca do emprego da expressão em destaque. Realizado tal procedimento, caso detecte alguma inadequação, comente-a:
Esse é o bosque onde às vezes passeávamos juntos.
Esse é o problema onde não desejo me envolver. |
Em se tratando do primeiro exemplo, constatamos que a expressão em referência se encontra adequada ao padrão formal da linguagem. Já no segundo, por vezes representando uma recorrente prática linguística, vale dizer que o mesmo não ocorre, pois “onde” somente é utilizado para retratar a ideia de lugar, uma vez que representa um advérbio indicando tal circunstância. Sendo assim, de modo a tornar o discurso adequado, temos que esse deveria ser assim expresso:
Esse é o problema no qual não desejo me envolver.