Exercícios sobre Metalinguagem
Há metalinguagem no quadro “Van Gogh pintando girassóis”, de Paul Gauguin, pois nela podemos observar o artista retratado no momento da criação
Pode-se definir “metalinguagem” como a linguagem que comenta a própria linguagem, fenômeno presente na literatura e nas artes em geral. O quadro “Van Gogh pintando girassóis”, de Paul Gauguin, é um exemplo de metalinguagem porque:
a) destaca a qualidade do traço artístico
b) mostra o pintor no momento da criação.
c) implica a valorização da arte tradicional.
d) indica a necessidade de inspiração concreta.
e) destaca as cores presentes no quadro.
Alternativa “b”. A metalinguagem do quadro mostra a reflexão do artista sobre sua obra. O quadro de Paul Gauguin explicita bem a função metalinguística da linguagem, pois apresenta uma pintura na qual o pintor retrata a criação da própria obra.
Sobre a metalinguagem, podemos afirmar:
a) Quando a preocupação do emissor está voltada para o próprio código, ou seja, para a própria linguagem, temos então o que chamamos de função metalinguística.
b) A metalinguagem ocorre quando o emissor deseja verificar se o canal de comunicação está funcionando ou compreendendo a mensagem.
c) Evidencia o assunto, o objeto, os fatos, os juízos. É a linguagem da comunicação.
d) Quando há ênfase no emissor, ou seja, na primeira pessoa e na expressão direta de suas emoções e atitudes.
e) Busca mobilizar a atenção do receptor, produzindo um apelo ou uma ordem.
Alternativa “a”.
Identifique, nos textos dos poetas representantes do barroco, arcadismo e romantismo, em qual deles há o uso do procedimento metalinguístico:
a) As ondas são anjos que dormem no mar,
Que tremem, palpitam, banhados de luz...
São anjos que dormem, a rir e sonhar
Em leito d’escuma revolvem-se nus!
(Álvares de Azevedo)
b) O cego Cupido um dia
Com os seus Gênios falava
Do modo que lhe restava
De cativar a Dirceu.
(Tomás Antonio Gonzaga)
c) Para a tropa do trapo vazo a tripa
E mais não digo porque a Musa topa
Em apa, epa, ipa, opa, upa.
(Gregório de Matos)
d) O povo é como o sol! Da treva escura
rompe um dia co’a destra iluminada,
como o Lázaro, estala a sepultura!
(Castro Alves)
e) Vês! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de tua última quimera.
Somente a Ingratidão - esta pantera -
Foi tua companheira inseparável!
(Augusto dos Anjos)
Alternativa “c”. Os versos do poema “Musa” referem-se à própria composição poética, explorando os sons no verso final.
Nos trechos abaixo, de Dom Casmurro, de Machado de Assis, o narrador deixa de praticar a metalinguagem em:
a) Agora que expliquei o título, passo a escrever o livro. Antes disso, porém, digamos os motivos que me põem a pena na mão.
b) Tio Cosme vivia com minha mãe, desde que ela enviuvou. Já então era viúvo, como prima Justina; era a casa dos três viúvos.
c) Releva-me estas metáforas; cheiram ao mar e à maré que deram morte ao meu amigo e comborço Escobar.
d) D. Sancha, peço-lhe que não leia este livro; ou, se o houver lido até aqui, abandone o resto.
e) Também não achei melhor título para a minha narração; se não tiver outro daqui até ao fim do livro, vai este mesmo.
Alternativa “b”. Essa é a única que não apresenta metalinguagem, pois não está fazendo referência à própria escrita do livro.