Exercícios sobre os verbos nocionais e não nocionais
Após realizar uma leitura atenta dos pares de enunciados, observe os verbos neles presentes e classifique-os (nocionais e não nocionais) segundo a ideia retratada:
a – As garotas permaneceram quietas o tempo todo.
b – As garotas permaneceram no pátio durante a aula.
c- Beatriz anda apressadamente.
d – Beatriz anda um pouco tristonha nestes últimos dias.
e – O pescador virou o barco à procura do objeto perdido.
f – O pescador virou uma fera quando soube da notícia.
Mesmo em se tratando dos verbos, os quais se mostram idênticos em todos os enunciados, não podemos afirmar que retratam a mesma ideia, razão pela qual precisam ser mais bem analisados, de forma a atribuir a eles a classificação correta. Dessa forma, eis a diferença e, na sequência, a classificação:
a –As garotas permaneceram quietas o tempo todo.
b –As garotas permaneceram no pátio durante a aula.
Na alternativa “a”, o verbo em questão representa o estado que se encontravam as garotas, ou seja, quietas. Temos assim um verbo não nocional. Já no segundo, temos um verbo nocional, uma vez que representa a ação de permanecer em um dado lugar.
c- Beatriz anda apressadamente.
d–Beatriz anda um pouco tristonha nestes últimos dias.
No enunciado primeiro, temos um verbo nocional, retratando a ação de andar. Já no segundo, temos um verbo não nocional, visto que ele indica o estado que anda beatriz: tristonha.
e –O pescador virou o barco à procura do objeto perdido.
f –O pescador virou uma fera quando soube da notícia.
No enunciado primeiro, temos um verbo nocional, representando, pois, a ação de virar. Quanto ao segundo, temos um verbo não nocional, haja vista que ele representa o estado em que se encontrava o pescador diante de uma realidade específica.
(FMPA-MG)Identifique a alternativa em que o verbo destacado não é o de ligação:
a) A criança estava com fome.
b) Pedro parece adoentado.
c) Ele tem andado confuso.
d) Ficou em casa o dia todo.
e) A jovem continua sonhadora.
Afirmamos que a alternativa correta é demarcada pela letra “D”, visto que nas demais, tendo em vista o contexto em que se encontram empregados os verbos em questão, todos eles se classificam como não nocionais, de ligação, portanto. Na alternativa indicada, o verbo indica ação de ficar, classificando-se como nocional.
Explicite os conhecimentos de que dispõe e ressalte sobre a importância de analisarmos o contexto em que se encontram demarcados os verbos, quando a intenção é de classificá-los em nocionais e não nocionais.
O comentário que podemos fazer acerca da ocorrência linguística em questão se refere ao fato de que um mesmo verbo pode denotar aspectos distintos no que tange ao significado, fato que faz com que ele, ora se apresente como nocional, ora como não nocional.
(Esal - MG) Em “O tempo estava de morte, de carnificina”, o verbo é:
a) de ligação
b) transitivo indireto
c) transitivo direto
d) intransitivo
e) transitivo direto e indireto
Podemos apontar a alternativa “A” como sendo a correta, segundo o enunciado em questão, visto que o verbo “estar” indica o estado em que se encontra o tempo numa dada circunstância, razão pela qual podemos afirmar que ele se classifica como não nocional, ou seja, de ligação.