Exercícios sobre O Plural dos substantivos compostos

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre O Plural dos substantivos compostos e veja a resolução comentada. Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte
Questão 1

(Acafe - SC)

A alternativa em que o plural dos nomes compostos está empregado corretamente é:

a) pé de moleques, beija-flores, obras-primas, navios-escolas
b) pés de moleques, beija-flores, obras-primas, navios-escolas
c) pés de moleque, beija-flores, obras-primas, navios-escola
d) pé de moleques, beija-flores, obras-primas, navios-escola
e) pés de moleques, beija-flores, obras-prima, navios-escolas
 

Ver resposta
Resposta

Alternativa “c”.

Questão 2

Atribua V ou F para as seguintes orações, considerando o emprego correto dos substantivos compostos:

a – Ele gosta de amores-perfeitos e cultiva-os. (   )
b – Há muitos beijas-flores na varanda da casa. (   )
c – As saias-balão compuseram a moda antiga. (    )   
d – Na próxima semana haverá reunião dos vice-diretores. (    )
e - As aulas de física serão ministradas nas segundas-feiras. (   )
 

Ver resposta
Resposta

a- verdadeira
b – falsa
c – verdadeira
d – verdadeira
e – verdadeira

Questão 3

Encontram-se a seguir alguns fragmentos poéticos. Analise-os respondendo ao que se pede:

Nem em pé-d’água
Em pé-de-atleta
Em pé-de-cabra
Em pé-de-boi ou pé-de-galinha
Em pé-de-meia
Ou pé de moleque
Não entra o sapatinho vermelho-sangue
[...]

a – Como podemos perceber, no poema encontra-se uma série de palavras cuja composição se dá em torno da palavra pé. Como essas palavras se classificam?


b- Aponte como atribuiríamos o plural para as mesmas.

Ver resposta
Resposta

a – Classificam-se como substantivos compostos.

b – pés-d’água,  pés-de-atleta, pés-de-cabra, pés-de-boi, pés-de-galinha, pés-de-meia, pés de moleque.    
 

Questão 4

De modo a adequá-las de acordo com a variedade padrão da linguagem, observe a orações, tendo em vista o plural composto dos termos em evidência: 

a – O garoto tem cabelos castanho-claro e olhos verde-escuro.
b – Aqui, todos serão bem-vindo.
c - Dominar o alfabeto dos surdo-mudo está entre as competências que norteiam os educadores.
d – Os vestidos são azul-marinho.
 

Ver resposta
Resposta

a- castanho-claros, verde-escuros.
b – bem-vindos
c – surdos-mudos
d – azul-marinho

 

Assista às nossas videoaulas