Exercícios sobre O Plural dos substantivos compostos
(Acafe - SC)
A alternativa em que o plural dos nomes compostos está empregado corretamente é:
a) pé de moleques, beija-flores, obras-primas, navios-escolas
b) pés de moleques, beija-flores, obras-primas, navios-escolas
c) pés de moleque, beija-flores, obras-primas, navios-escola
d) pé de moleques, beija-flores, obras-primas, navios-escola
e) pés de moleques, beija-flores, obras-prima, navios-escolas
Alternativa “c”.
Atribua V ou F para as seguintes orações, considerando o emprego correto dos substantivos compostos:
a – Ele gosta de amores-perfeitos e cultiva-os. ( )
b – Há muitos beijas-flores na varanda da casa. ( )
c – As saias-balão compuseram a moda antiga. ( )
d – Na próxima semana haverá reunião dos vice-diretores. ( )
e - As aulas de física serão ministradas nas segundas-feiras. ( )
a- verdadeira
b – falsa
c – verdadeira
d – verdadeira
e – verdadeira
Encontram-se a seguir alguns fragmentos poéticos. Analise-os respondendo ao que se pede:
Nem em pé-d’água
Em pé-de-atleta
Em pé-de-cabra
Em pé-de-boi ou pé-de-galinha
Em pé-de-meia
Ou pé de moleque
Não entra o sapatinho vermelho-sangue
[...]
a – Como podemos perceber, no poema encontra-se uma série de palavras cuja composição se dá em torno da palavra pé. Como essas palavras se classificam?
b- Aponte como atribuiríamos o plural para as mesmas.
a – Classificam-se como substantivos compostos.
b – pés-d’água, pés-de-atleta, pés-de-cabra, pés-de-boi, pés-de-galinha, pés-de-meia, pés de moleque.
De modo a adequá-las de acordo com a variedade padrão da linguagem, observe a orações, tendo em vista o plural composto dos termos em evidência:
a – O garoto tem cabelos castanho-claro e olhos verde-escuro.
b – Aqui, todos serão bem-vindo.
c - Dominar o alfabeto dos surdo-mudo está entre as competências que norteiam os educadores.
d – Os vestidos são azul-marinho.
b – bem-vindos
c – surdos-mudos
d – azul-marinho