Exercícios sobre a semântica das preposições
(FUVEST – SP) Na frase: “Estamos a bordo”, a preposição indica uma relação de lugar. Escreva duas frases em que o emprego dessa mesma preposição indique:
a – relação de tempo habitual.
b – relação de instrumento.
A – Às segundas e terças-feiras fazemos visitas a instituições de caridade.
b – O assaltante foi morto a tiros.
Observando o modelo em questão, indique a relação semântica estabelecida pelas preposições expressas nas orações que seguem:
Amanhã iremos a Brasília.
Relação semântica de lugar.
a – Voltaremos à tarde do passeio.
b – Ela só sai com os amigos.
c – Em determinadas situações devemos agir com calma.
d – Viajamos para Maceió.
e - Profissionalize-se para obter sucesso na sua carreira.
f – Por não ter se esforçado, não obteve um bom resultado.
g – Falamos muito do acontecido durante a reunião.
h – Com as fortes chuvas ocorridas, as estradas estão em péssimas condições de tráfego.
i – O cão morreu de fome.
j – O avião sobrevoou sobre a cidade por um bom tempo.
l – O portão foi todo pintado a pincel.
m – Ele foi conduzido a socos para prestar depoimento.
a – Voltaremos à tarde do passeio.
Relação semântica de tempo.
b – Ela só sai com os amigos.
Relação semântica de companhia.
c – Em determinadas situações devemos agir com calma.
Relação semântica de modo.
d – Viajamos para Maceió.
Relação semântica de lugar.
E - Profissionalize-se para obter sucesso na sua carreira.
Relação semântica de finalidade.
f – Por não ter se esforçado, não obteve um bom resultado.
Relação semântica de causa.
g – Falamos muito do acontecido durante a reunião.
Relação semântica de assunto
h – Com as fortes chuvas ocorridas, as estradas estão em péssimas condições de tráfego.
Relação semântica de causa.
i – O cão morreu de fome.
Relação semântica de causa.
j – O avião sobrevoou sobre a cidade por um bom tempo.
Relação semântica de lugar.
l – O portão foi todo pintado a pincel.
Relação semântica de instrumento.
m – Ele foi conduzido a socos para prestar depoimento.
Relação semântica de modo.
O poema que segue é de autoria de Augusto de Campos, um célebre representante da poesia concreta. Lendo-o, você perceberá que o poeta realiza um jogo com as palavras, de modo a obter construções distintas a partir da própria disposição delas no interior da construção poética. Contudo, mesmo havendo tais colocações distintas, um fato é certo: o emprego da preposição “da”, ora estabelecendo a conexão entre as palavras, realizando, pois, uma função primordial. Assim, analise-a, apontando a relação semântica que a ela podemos atribuir.
Flor da pele
Flor da boca da pele do céu
Pele do céu da flor da boca
Céu da flor da boca da pele
Boca da pele do céu da flor
Augusto de Campos
Mesmo havendo esse jogo com as palavras, obtendo, portanto, construções distintas, a elação semântica que podemos atribuir à preposição é a de posse.
FUVEST – SP Em “óculos sem aro”, a preposição indica ausência, falta. Explique o sentido expresso pelas preposições em:
a – “Cale-se ou expulso a senhora da sala”.
b – “... interrompia a lição com piadinhas.”
a – lugar
b – instrumento/modo.