Exercícios sobre Destino Manifesto
(UFV-MG) Leia os trechos de notícias de jornais publicados nos Estados Unidos no século XIX:
1) (...) um espírito de interferência hostil [de outras nações] para conosco, com o objetivo confesso de deformar nossa política e prejudicar nosso poder, limitando nossa grandeza e impedindo a realização de nosso Destino Manifesto, que é estendermo-nos sobre o continente que a Providência fixou para o livre desenvolvimento de nossos milhões de habitantes, que ano após ano se multiplicam. (Democratic Review)
2) A universal nação ianque pode regenerar e libertar o povo do México em poucos anos; e cremos que é parte de nosso destino civilizar esse belo país e capacitar seus habitantes para apreciar algumas das numerosas vantagens e bênçãos de que dispõem. (New York Herald)
Citados por AQUINO, R.S.L. et al. História das sociedades americanas. Rio de Janeiro: Livraria Eu e Você, 1981. p.140 e 141.
Quanto à história do expansionismo norte-americano no século XIX, pode-se afirmar que:
a) na época, os Estados Unidos apossaram-se de várias áreas do território mexicano sem o pagamento de indenizações e, da mesma forma, apropriaram-se de colônias da França, da Inglaterra e da Rússia, orientados por seu "Destino Manifesto".
b) as ações expansionistas dos Estados Unidos pretendiam empurrar suas fronteiras até o Oceano Pacífico e excluir a região sul do país porque nela predominava uma economia agrário-exportadora que impedia o avanço da industrialização.
c) o expansionismo norte-americano sobre as colônias espanholas contou com o apoio da Santa Aliança porque ela pretendia ver instauradas repúblicas, livres e democráticas, nas metrópoles europeias e em suas colônias.
d) por força de seu "Destino Manifesto", a descoberta do ouro nas colinas californianas estreitou as relações entre mexicanos e americanos evitando novos conflitos e disputas nas fronteiras, o que permitiu o acesso dos Estados Unidos ao Oceano Pacífico.
e) a imprensa dos Estados Unidos, na época, acreditava que eles tinham uma predestinação: a missão de civilizar povos inferiores do continente americano por causa de seu "Destino Manifesto", ou seja, o seu domínio representava a vontade de Deus.
Letra E. A alternativa a está incorreta porque houve pagamento de indenização pela anexação de alguns territórios; a b, por não considerar a área ao Sul como de interesse dos norte-americanos; c está incorreta porque não houve apoio da Santa Aliança; e d também está errada porque o Destino Manifesto não estreitou laços com os mexicanos, já que os conflitos mantiveram-se.
2) (Mackenzie-SP) A população que, em 1790, era de quase 4 milhões de habitantes passou para cerca de 31 milhões em 1860. Dez anos depois, alcançava os 40 milhões. Boa parte desse contingente era formado por estrangeiros: entre 1830 e 1860 entraram no país quase 5 milhões de imigrantes europeus.
José Robson de A. Arruda e Nelson Piletti. A História dos Estados Unidos da América.
No que diz respeito à fase do expansionismo interno e à ocupação e ao povoamento do atual território norte-americano, teve como justificativa a Doutrina do Destino Manifesto, sobre a qual é INCORRETO afirmar que:
a) explicitava uma visão racista que agia como alimento moral para o desenvolvimento da nação.
b) seus objetivos nunca foram utilizados para legitimar invasões, intervenções ou conquistas territoriais em países do continente americano.
c) baseava-se em um sentimento de superioridade do imigrante europeu branco, diante dos índios e dos mexicanos.
d) contém elementos inspirados no Darwinismo Social, no qual as relações sociais destacam a sobrevivência dos mais capazes.
e) os norte-americanos tinham sido predestinados por Deus à conquista dos territórios situados entre os oceanos Atlântico e Pacífico.
Letra B. Ao contrário do que afirma a alternativa, o Destino Manifesto foi utilizado enquanto justificativa ideológica para a expansão territorial a Oeste e Sul do território inicialmente ocupado pelas Treze Colônias.
Leia abaixo o texto do historiador e ex-senador dos EUA, Albert Beveridge:
“Ele [Deus] nos fez os mestres organizadores do mundo para estabelecer um sistema onde reina o caos. (...) Ele nos fez adeptos do bom governo para que possamos administrá-los aos povos selvagens e senis (...) ele marcou o povo americano como Sua nação escolhida para finalmente liderar no trabalho de regeneração do mundo. Essa é a missão divina da América (...) Nós somos os depositários do progresso mundial, os guardiões da paz virtuosa”
BEVERIDGE apud FERES JUNIOR, João. Spanish America como o Outro da América, Revista Lua Nova, n.62, São Paulo, CEDEC, 2004, p. 69-89.
O trecho do texto de Beveridge é um exemplo das concepções ideológicas difundidas através do termo Destino Manifesto. Além do caráter religioso da predestinação dos habitantes iniciais das Treze Colônias inglesas, o Destino Manifesto tinha por objetivo, entre outros fatores, levar aos demais povos da América:
a) a religião calvinista dos puritanos ingleses.
b) a democracia e a civilização.
c) ações militares contra o terrorismo.
d) o combate ao comunismo.
Letra B. Um dos objetivos declarados do Destino Manifesto era expandir a democracia republicana e a “civilização” que estavam construindo a partir das Treze Colônias para as demais regiões do continente americano.
Observe a imagem abaixo:
Tela Progresso Americano, de John Gaster (1842-?)
É possível ver na imagem acima Colúmbia, a personificação feminina dos EUA, levando cabos de telégrafos para o Oeste, sendo ainda acompanhada por colonos estadunidenses e pelos trens. Do lado esquerdo, estão os indígenas e animais selvagens, em um quadrante escuro da tela, o que mostra que a chegada de Colúmbia levaria a luz a esses locais. A imagem representa também a ideologia:
a) da Doutrina Monroe.
b) da Aliança para o Progresso.
c) do Destino Manifesto.
d) da Guerra ao Terror.
Letra C. A tela representa a doutrina do Destino Manifesto, através da qual grupos de estadunidenses acreditavam ser divinamente predestinados a ocupar o território do oceano Atlântico até o Oceano Pacífico. A figura de Colúmbia nos céus, com a bíblia nas mãos, representa o caráter divino do progresso material dos EUA.