Topo
pesquisar

Exercícios sobre Destino Manifesto

Exercícios de História da América

Ao realizar os exercícios sobre o Destino Manifesto, leve em consideração o caráter divino que alguns estadunidenses davam à expansão de seu território. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
questão 1

(UFV-MG) Leia os trechos de notícias de jornais publicados nos Estados Unidos no século XIX:

1) (...) um espírito de interferência hostil [de outras nações] para conosco, com o objetivo confesso de deformar nossa política e prejudicar nosso poder, limitando nossa grandeza e impedindo a realização de nosso Destino Manifesto, que é estendermo-nos sobre o continente que a Providência fixou para o livre desenvolvimento de nossos milhões de habitantes, que ano após ano se multiplicam. (Democratic Review)

2) A universal nação ianque pode regenerar e libertar o povo do México em poucos anos; e cremos que é parte de nosso destino civilizar esse belo país e capacitar seus habitantes para apreciar algumas das numerosas vantagens e bênçãos de que dispõem. (New York Herald)

Citados por AQUINO, R.S.L. et al. História das sociedades americanas. Rio de Janeiro: Livraria Eu e Você, 1981. p.140 e 141.

Quanto à história do expansionismo norte-americano no século XIX, pode-se afirmar que:

a) na época, os Estados Unidos apossaram-se de várias áreas do território mexicano sem o pagamento de indenizações e, da mesma forma, apropriaram-se de colônias da França, da Inglaterra e da Rússia, orientados por seu "Destino Manifesto".

b) as ações expansionistas dos Estados Unidos pretendiam empurrar suas fronteiras até o Oceano Pacífico e excluir a região sul do país porque nela predominava uma economia agrário-exportadora que impedia o avanço da industrialização.

c) o expansionismo norte-americano sobre as colônias espanholas contou com o apoio da Santa Aliança porque ela pretendia ver instauradas repúblicas, livres e democráticas, nas metrópoles europeias e em suas colônias.

d) por força de seu "Destino Manifesto", a descoberta do ouro nas colinas californianas estreitou as relações entre mexicanos e americanos evitando novos conflitos e disputas nas fronteiras, o que permitiu o acesso dos Estados Unidos ao Oceano Pacífico.

e) a imprensa dos Estados Unidos, na época, acreditava que eles tinham uma predestinação: a missão de civilizar povos inferiores do continente americano por causa de seu "Destino Manifesto", ou seja, o seu domínio representava a vontade de Deus.

questão 2

2) (Mackenzie-SP) A população que, em 1790, era de quase 4 milhões de habitantes passou para cerca de 31 milhões em 1860. Dez anos depois, alcançava os 40 milhões. Boa parte desse contingente era formado por estrangeiros: entre 1830 e 1860 entraram no país quase 5 milhões de imigrantes europeus.

José Robson de A. Arruda e Nelson Piletti. A História dos Estados Unidos da América.

No que diz respeito à fase do expansionismo interno e à ocupação e ao povoamento do atual território norte-americano, teve como justificativa a Doutrina do Destino Manifesto, sobre a qual é INCORRETO afirmar que:

a) explicitava uma visão racista que agia como alimento moral para o desenvolvimento da nação.

b) seus objetivos nunca foram utilizados para legitimar invasões, intervenções ou conquistas territoriais em países do continente americano.

c) baseava-se em um sentimento de superioridade do imigrante europeu branco, diante dos índios e dos mexicanos.

d) contém elementos inspirados no Darwinismo Social, no qual as relações sociais destacam a sobrevivência dos mais capazes.

e) os norte-americanos tinham sido predestinados por Deus à conquista dos territórios situados entre os oceanos Atlântico e Pacífico.

questão 3

Leia abaixo o texto do historiador e ex-senador dos EUA, Albert Beveridge:

“Ele [Deus] nos fez os mestres organizadores do mundo para estabelecer um sistema onde reina o caos. (...) Ele nos fez adeptos do bom governo para que possamos administrá-los aos povos selvagens e senis (...) ele marcou o povo americano como Sua nação escolhida para finalmente liderar no trabalho de regeneração do mundo. Essa é a missão divina da América (...) Nós somos os depositários do progresso mundial, os guardiões da paz virtuosa”

BEVERIDGE apud FERES JUNIOR, João. Spanish America como o Outro da América, Revista Lua Nova, n.62, São Paulo, CEDEC, 2004, p. 69-89.

O trecho do texto de Beveridge é um exemplo das concepções ideológicas difundidas através do termo Destino Manifesto. Além do caráter religioso da predestinação dos habitantes iniciais das Treze Colônias inglesas, o Destino Manifesto tinha por objetivo, entre outros fatores, levar aos demais povos da América:

a) a religião calvinista dos puritanos ingleses.

b) a democracia e a civilização.

c) ações militares contra o terrorismo.

d) o combate ao comunismo.

questão 4

Observe a imagem abaixo:

Tela Progresso Americano, de John Gaster (1842-?).
Tela Progresso Americano, de John Gaster (1842-?)

É possível ver na imagem acima Colúmbia, a personificação feminina dos EUA, levando cabos de telégrafos para o Oeste, sendo ainda acompanhada por colonos estadunidenses e pelos trens. Do lado esquerdo, estão os indígenas e animais selvagens, em um quadrante escuro da tela, o que mostra que a chegada de Colúmbia levaria a luz a esses locais. A imagem representa também a ideologia:

a) da Doutrina Monroe.

b) da Aliança para o Progresso.

c) do Destino Manifesto.

d) da Guerra ao Terror.

respostas
Questão 1

Letra E. A alternativa a está incorreta porque houve pagamento de indenização pela anexação de alguns territórios; a b, por não considerar a área ao Sul como de interesse dos norte-americanos; c está incorreta porque não houve apoio da Santa Aliança; e d também está errada porque o Destino Manifesto não estreitou laços com os mexicanos, já que os conflitos mantiveram-se.

Voltar a questão
Questão 2

Letra B. Ao contrário do que afirma a alternativa, o Destino Manifesto foi utilizado enquanto justificativa ideológica para a expansão territorial a Oeste e Sul do território inicialmente ocupado pelas Treze Colônias.

Voltar a questão
Questão 3

Letra B. Um dos objetivos declarados do Destino Manifesto era expandir a democracia republicana e a “civilização” que estavam construindo a partir das Treze Colônias para as demais regiões do continente americano.

Voltar a questão
Questão 4

Letra C. A tela representa a doutrina do Destino Manifesto, através da qual grupos de estadunidenses acreditavam ser divinamente predestinados a ocupar o território do oceano Atlântico até o Oceano Pacífico. A figura de Colúmbia nos céus, com a bíblia nas mãos, representa o caráter divino do progresso material dos EUA.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola