Exercícios sobre expressões numéricas

Estes exercícios sobre expressões numéricas objetivam testar seus conhecimentos sobre as operações básicas e a ordem de solução dessas expressões. Publicado por: Luiz Paulo Moreira Silva
Questão 1

A respeito da resolução de expressões numéricas, assinale a alternativa correta:

a) As operações devem ser feitas na ordem em que aparecem.

b) É necessário calcular primeiro todas as operações no interior dos parênteses na ordem em que elas aparecem.

c) A pessoa que realiza os cálculos escolhe a ordem mais oportuna para eles.

d) Não existe ordem para realização dos cálculos em uma expressão numérica.

e) As adições e subtrações são os últimos cálculos na lista de prioridades das expressões numéricas.

Ver resposta
Resposta

a) Falsa!
As operações devem ser feitas na seguinte ordem: potências e raízes, multiplicações e divisões e, por fim, adições e subtrações.

b) Falsa!
Embora realmente seja necessário calcular primeiro as operações no interior de parênteses, a ordem de realização das operações é: potências e raízes, multiplicações e divisões e, por fim, adições e subtrações.

c) Falsa!
A ordem para realização das operações é predefinida: potências e raízes, multiplicações e divisões e, por fim, adições e subtrações.

d) Falsa!
Na realidade, existe uma ordem de realização dos cálculos, como já dito.

e) Verdadeira!

Gabarito: letra E.

Questão 2

Qual das alternativas a seguir representa um quinto do resultado desta expressão numérica:

[(64 – 16·4) + (48·10 – 180)]·5

a) 270

b) 300

c) 350

d) 400

e) 410

Ver resposta
Resposta

Para resolver esse problema, lembre-se da ordem de resolução das expressões numéricas. Primeiramente, deve-se resolver o interior dos parênteses; em seguida, os colchetes e, nos casos em que aparecerem, as chaves. Já as operações matemáticas devem ser resolvidas com a seguinte prioridade: primeiramente, as raízes e potências (na ordem em que aparecerem); depois, multiplicações e divisões (na ordem em que aparecerem) e, por fim, adições e subtrações (na melhor ordem possível). Dessa maneira, faremos:

[(64 – 16·4) + (48·10 – 180)]·5 =

[(64 – 64) + (480 – 180)]·5 =

[0 + 300]·5 =

300·5 =

1500

Como o exercício pede um quinto desse resultado, será necessário dividi-lo por 5:

1500:5 = 300

Gabarito: letra B.

Questão 3

Analise a solução da expressão algébrica abaixo e assinale a alternativa correta:

{(10·10 + 4·11):12 – [(20 + 19·10):39 + 15]} + 50 =

{(100 + 44):12 – [(39·10):39 + 15]} + 50 =

{144:12 – [390:39 + 15]} + 50 =

{12 – [10 + 15]} + 50 =

{12 – 25} + 50 =

– 13 + 50 =

37

a) A resolução está correta, nenhum erro foi cometido.

b) A resolução está correta, mas por coincidência, pois alguns erros foram cometidos.

c) A resolução está incorreta, o verdadeiro resultado é 50.

d) A resolução está incorreta, pois foi feita uma soma em vez de dar prioridade a uma multiplicação.

e) A resolução está incorreta, pois as multiplicações devem ser feitas sempre depois das divisões.

Ver resposta
Resposta

a) Incorreta!
A resolução está incorreta e um erro foi cometido.

b) Incorreta!
A resolução está incorreta.

c) Incorreta!
O resultado não é 50.

d) Correta!
Observe que, logo no início, houve esta soma: 20 + 19 = 39. O correto seria primeiramente multiplicar 19·10 e, depois, somar 20 ao resultado.

e) Incorreta!
Não existe prioridade entre multiplicações e divisões.

Gabarito: letra D.

Questão 4

Margarida viu no quadro-negro algumas anotações da aula anterior um pouco apagadas, conforme mostra a figura a seguir. Qual número foi apagado?

a) 9

b) 10

c) 12

d) 13

e) 15

Ver resposta
Resposta

Primeiramente, trocaremos x por ·, para representar a multiplicação, e o espaço apagado por y, para representar o número que queremos descobrir. Posteriormente, multiplicaremos ambos os lados da igualdade pelo mesmo número para obter:

2·12 – x = 5
3      

2·12 – x = 5·3

2·12 – x = 15

24 – x = 15

Agora, pense em um número que subtraído de 24 resulte em 15, ou seja, um número que somado com 15 resulte em 24. Esse número é 9.

Gabarito: letra A.

Assista às nossas videoaulas