Topo
pesquisar

Exercícios sobre o Exército Zapatista de Libertação Nacional

Exercícios de História da América

Surgido em 1994, o Exército Zapatista de Libertação Nacional foi uma organização criada pelas populações indígenas do sul do México. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
questão 1

(UM-SP) Recentes acontecimentos neste país, tais como a revolta dos zapatistas e o assassinato de um candidato a presidente, provocaram reflexões sobre a maior revolução de massas da história latino-americana, que teve entre seus líderes Pancho Villa, Emiliano Zapata e o liberal Francisco Madero.

Apoiado na legitimidade revolucionária, o Estado bloqueou o avanço da democracia política, não solucionando também as desigualdades sociais; um único partido controla o poder há décadas.

O texto lembra qual revolução?

  1. Revolução Cubana.
  2. Revolução Nicaraguense.
  3. Revolução Mexicana.
  4. Revolução Peruana.
  5. Revolução Dominicana.
questão 2

(Uff) O Exército Zapatista de Libertação Nacional continua liderando um dos principais movimentos organizados de resistência na América Latina. Realizou, em 1996, um Encontro Internacional, quando foram debatidos temas humanitários e econômicos. Afirma-se, corretamente, que esse movimento é:

  1. De caráter popular guerrilheiro, comandado formalmente pelo narcotráfico e pretende manter o domínio sobre os produtores de coca da região de Chiapas.
  2. Forte, de alcance internacional, e objetiva formar uma união federativa entre as nações indígenas em conflito na América Central.
  3. Basicamente de escala nacional, visa à independência do México em relação aos Estados Unidos e propõe sua desvinculação do NAFTA.
  4. Antes de tudo, atuante na escala global e visa a impor uma nova ordem econômica que reforce o papel dos Estados-Nações.
  5. Constituído, basicamente, por camponeses pobres do Sul do México, visa à autogestão no nível regional e propõe uma articulação nacional e global contra o neoliberalismo.
questão 3

O Exército Zapatista de Libertação Nacional apresenta-se publicamente na divulgação de seus comunicados através de um personagem misterioso. Qual o nome deste personagem?

  1. Emiliano Zapata.
  2. Pancho Villa.
  3. Subcomandante Marcos.
  4. General Lázaro Cárdenas.
  5. General Porfírio Díaz.
questão 4

O Exército Zapatista de Libertação Nacional, como o nome indica, inspira-se na luta comandada por Emiliano Zapata, no sul do México, durante a Revolução Mexicana de 1910. Nesse sentido, o movimento tem como principal reivindicação:

  1. A reforma agrária.
  2. A saída do México do NAFTA.
  3. A ampliação da Aliança Bolivariana para as Américas (ALBA)
  4. A expropriação das indústrias mexicanas em favor de seus trabalhadores.
respostas
Questão 1

Letra C. O processo revolucionário mexicano iniciado em 1910, apesar do apoio popular, não resolveu os graves problemas sociais do país, sendo que durante mais de 70 anos foi governado pelo Partido Revolucionário Institucional (PRI).

Voltar a questão
Questão 2

Letra E. O EZLN é formado, em sua maioria, pelos camponeses de origem maia, habitantes principalmente da região de Chiapas, que fazem uma crítica ao capitalismo, mas têm uma proposta de atuação regional.

Voltar a questão
Questão 3

Letra C. O fato de se apresentar com uma balaclava transforma a figura do subcomandante Marcos em uma incógnita, já que é impossível distinguir sua identidade e se é apenas uma pessoa.

Voltar a questão
Questão 4

Letra A. Após a perda de várias de suas terras em virtude da pressão econômica decorrente de uma mudança constitucional na década de 1980, as populações indígenas da região de Chiapas passaram a intensificar a luta pela reforma agrária.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola