Exercícios sobre o Exército Zapatista de Libertação Nacional
(UM-SP) Recentes acontecimentos neste país, tais como a revolta dos zapatistas e o assassinato de um candidato a presidente, provocaram reflexões sobre a maior revolução de massas da história latino-americana, que teve entre seus líderes Pancho Villa, Emiliano Zapata e o liberal Francisco Madero.
Apoiado na legitimidade revolucionária, o Estado bloqueou o avanço da democracia política, não solucionando também as desigualdades sociais; um único partido controla o poder há décadas.
O texto lembra qual revolução?
- Revolução Cubana.
- Revolução Nicaraguense.
- Revolução Mexicana.
- Revolução Peruana.
- Revolução Dominicana.
Letra C. O processo revolucionário mexicano iniciado em 1910, apesar do apoio popular, não resolveu os graves problemas sociais do país, sendo que durante mais de 70 anos foi governado pelo Partido Revolucionário Institucional (PRI).
(Uff) O Exército Zapatista de Libertação Nacional continua liderando um dos principais movimentos organizados de resistência na América Latina. Realizou, em 1996, um Encontro Internacional, quando foram debatidos temas humanitários e econômicos. Afirma-se, corretamente, que esse movimento é:
- De caráter popular guerrilheiro, comandado formalmente pelo narcotráfico e pretende manter o domínio sobre os produtores de coca da região de Chiapas.
- Forte, de alcance internacional, e objetiva formar uma união federativa entre as nações indígenas em conflito na América Central.
- Basicamente de escala nacional, visa à independência do México em relação aos Estados Unidos e propõe sua desvinculação do NAFTA.
- Antes de tudo, atuante na escala global e visa a impor uma nova ordem econômica que reforce o papel dos Estados-Nações.
- Constituído, basicamente, por camponeses pobres do Sul do México, visa à autogestão no nível regional e propõe uma articulação nacional e global contra o neoliberalismo.
Letra E. O EZLN é formado, em sua maioria, pelos camponeses de origem maia, habitantes principalmente da região de Chiapas, que fazem uma crítica ao capitalismo, mas têm uma proposta de atuação regional.
O Exército Zapatista de Libertação Nacional apresenta-se publicamente na divulgação de seus comunicados através de um personagem misterioso. Qual o nome deste personagem?
- Emiliano Zapata.
- Pancho Villa.
- Subcomandante Marcos.
- General Lázaro Cárdenas.
- General Porfírio Díaz.
Letra C. O fato de se apresentar com uma balaclava transforma a figura do subcomandante Marcos em uma incógnita, já que é impossível distinguir sua identidade e se é apenas uma pessoa.
O Exército Zapatista de Libertação Nacional, como o nome indica, inspira-se na luta comandada por Emiliano Zapata, no sul do México, durante a Revolução Mexicana de 1910. Nesse sentido, o movimento tem como principal reivindicação:
- A reforma agrária.
- A saída do México do NAFTA.
- A ampliação da Aliança Bolivariana para as Américas (ALBA)
- A expropriação das indústrias mexicanas em favor de seus trabalhadores.
Letra A. Após a perda de várias de suas terras em virtude da pressão econômica decorrente de uma mudança constitucional na década de 1980, as populações indígenas da região de Chiapas passaram a intensificar a luta pela reforma agrária.