Exercícios sobre a construção de Brasília
A construção de Brasília deu-se durante o governo de Juscelino Kubitschek, mas, antes da posse do político mineiro, o cenário político brasileiro estava bastante conturbado. A posse de Kubitschek só foi garantida por meio de uma manobra militar conduzida pelo ministro da Guerra, Henrique Teixeira Lott. Estamos falando:
a) do movimento 11 de Novembro.
b) da Revolta dos Sargentos.
c) da Revolta de Jacareacanga.
d) do Manifesto dos Coronéis.
e) do Manifesto dos Mineiros.
LETRA A
O movimento de 11 de Novembro, também conhecido como Golpe Preventivo de 1955, foi um contragolpe realizado pelo ministro da Guerra, Henrique Teixeira Lott, como forma de garantir a posse constitucional de Juscelino Kubitschek na presidência. Este era o vencedor da eleição daquele ano e alvo de uma conspiração em curso para impedir a sua posse.
O plano desenvolvimentista proposto por Juscelino Kubitschek no Brasil recebeu o nome de Plano de Metas, contendo 31 objetivos estabelecidos em cinco áreas estratégicas para garantir-se o crescimento do Brasil. Entre as cinco áreas estratégicas, selecione a alternativa INCORRETA:
a) Transporte
b) Energia elétrica
c) Indústria de base
d) Saúde
e) Alimentação
LETRA D
A saúde não era a quinta área estratégica do Plano de Metas, mas sim a educação. Apesar de terem sido propostas como áreas estratégicas, educação e alimentação receberam uma parcela muito pequena das verbas destinadas pelo governo. As outras três áreas — transporte, energia elétrica e indústria de base — foram priorizadas como parte do esforço de industrialização realizado por esse governo.
Desde a independência, existiam debates a respeito da transferência da capital do Brasil para o Planalto Central, mas que não se transformaram em medidas efetivas. A primeira menção em caráter oficial no sentido de transferir a capital para o centro do Brasil ocorreu com o(a):
a) Lançamento da pedra fundamental durante o governo de Epitácio Pessoa.
b) Decreto nº 58-A, emitido no governo de Deodoro da Fonseca.
c) Constituição de 1891.
d) Constituição de 1934.
e) Constituição de 1946.
LETRA C
Na Constituição de 1891, promulgada pela proclamação da república no Brasil, houve a primeira menção em caráter oficial da proposta de transferência da capital do país para a região do Planalto Central. Nesse documento, constava, em seu artigo 3º, a proposta da demarcação de uma área no Planalto Central para o estabelecimento da futura capital.
A construção da nova capital brasileira deu-se de 1957 a 1960 e mobilizou uma enorme quantidade de recursos. Para viabilizar o projeto, foi criada a Companhia Urbanizadora Nova Capital, a Novacap, tendo em sua direção Israel Pinheiro. Ao longo da construção de Brasília, duas pessoas foram essenciais, uma por idealizar os prédios da capital e outra por idealizar o projeto urbanístico da cidade. Eram elas:
a) San Tiago Dantas e Israel Pinheiro
b) Victor Nunes Leal e Henrique Teixeira Lott
c) Oscar Niemeyer e Lúcio Costa
d) Nereu Ramos e Tancredo Neves
e) Henrique Teixeira Lott e João Goulart
LETRA C
Oscar Niemeyer foi convidado pelo próprio presidente Juscelino Kubitschek para fazer parte do projeto de construção dos prédios que fariam parte da nova capital e assumiu a função de diretor do Departamento de Arquitetura da Novacap. Já Lúcio Costa foi o vencedor de um concurso organizado pela Novacap para definir o projeto urbanístico de Brasília.