Whatsapp

Exercícios sobre a construção de Brasília

Exercícios de História do Brasil

Faça estes exercícios a respeito da construção de Brasília e coloque os seus conhecimentos sobre o governo Juscelino Kubitschek e a Quarta República à prova. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

A construção de Brasília deu-se durante o governo de Juscelino Kubitschek, mas, antes da posse do político mineiro, o cenário político brasileiro estava bastante conturbado. A posse de Kubitschek só foi garantida por meio de uma manobra militar conduzida pelo ministro da Guerra, Henrique Teixeira Lott. Estamos falando:

a) do movimento 11 de Novembro.

b) da Revolta dos Sargentos.

c) da Revolta de Jacareacanga.

d) do Manifesto dos Coronéis.

e) do Manifesto dos Mineiros.

questão 2

O plano desenvolvimentista proposto por Juscelino Kubitschek no Brasil recebeu o nome de Plano de Metas, contendo 31 objetivos estabelecidos em cinco áreas estratégicas para garantir-se o crescimento do Brasil. Entre as cinco áreas estratégicas, selecione a alternativa INCORRETA:

a) Transporte

b) Energia elétrica

c) Indústria de base

d) Saúde

e) Alimentação

questão 3

Desde a independência, existiam debates a respeito da transferência da capital do Brasil para o Planalto Central, mas que não se transformaram em medidas efetivas. A primeira menção em caráter oficial no sentido de transferir a capital para o centro do Brasil ocorreu com o(a):

a) Lançamento da pedra fundamental durante o governo de Epitácio Pessoa.

b) Decreto nº 58-A, emitido no governo de Deodoro da Fonseca.

c) Constituição de 1891.

d) Constituição de 1934.

e) Constituição de 1946.

questão 4

A construção da nova capital brasileira deu-se de 1957 a 1960 e mobilizou uma enorme quantidade de recursos. Para viabilizar o projeto, foi criada a Companhia Urbanizadora Nova Capital, a Novacap, tendo em sua direção Israel Pinheiro. Ao longo da construção de Brasília, duas pessoas foram essenciais, uma por idealizar os prédios da capital e outra por idealizar o projeto urbanístico da cidade. Eram elas:

a) San Tiago Dantas e Israel Pinheiro

b) Victor Nunes Leal e Henrique Teixeira Lott

c) Oscar Niemeyer e Lúcio Costa

d) Nereu Ramos e Tancredo Neves

e) Henrique Teixeira Lott e João Goulart

respostas
Questão 1

LETRA A

O movimento de 11 de Novembro, também conhecido como Golpe Preventivo de 1955, foi um contragolpe realizado pelo ministro da Guerra, Henrique Teixeira Lott, como forma de garantir a posse constitucional de Juscelino Kubitschek na presidência. Este era o vencedor da eleição daquele ano e alvo de uma conspiração em curso para impedir a sua posse.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA D

A saúde não era a quinta área estratégica do Plano de Metas, mas sim a educação. Apesar de terem sido propostas como áreas estratégicas, educação e alimentação receberam uma parcela muito pequena das verbas destinadas pelo governo. As outras três áreas — transporte, energia elétrica e indústria de base — foram priorizadas como parte do esforço de industrialização realizado por esse governo.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA C

Na Constituição de 1891, promulgada pela proclamação da república no Brasil, houve a primeira menção em caráter oficial da proposta de transferência da capital do país para a região do Planalto Central. Nesse documento, constava, em seu artigo 3º, a proposta da demarcação de uma área no Planalto Central para o estabelecimento da futura capital.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA C

Oscar Niemeyer foi convidado pelo próprio presidente Juscelino Kubitschek para fazer parte do projeto de construção dos prédios que fariam parte da nova capital e assumiu a função de diretor do Departamento de Arquitetura da Novacap. Já Lúcio Costa foi o vencedor de um concurso organizado pela Novacap para definir o projeto urbanístico de Brasília.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado