Exercícios sobre a Ditadura Militar
(Fundatec – adaptado) Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o primeiro e último presidente da Ditadura Militar.
a) Emílio Garrastazu Médici e Itamar Franco.
b) Ernesto Geisel e Emílio Garrastazu Médici.
c) Castelo Branco e João Baptista de Oliveira Figueiredo.
d) João Baptista de Oliveira Figueiredo e Ernesto Geisel.
e) Castelo Branco e Emílio Garrastazu Médici.
LETRA C
O primeiro “presidente” da Ditadura Militar foi Humberto Castelo Branco, de 1964 a 1967, e o último foi João Figueiredo, de 1979 a 1985.
(Fundatec) Os discursos dos militares, no Brasil, no período antes da Ditadura Militar, eram de que eles precisavam tomar o poder para afastar o perigo do comunismo; segundo o discurso, logo após a
tomada do poder, seria(m):
a) criada uma junta militar para fortalecer o Poder do Executivo.
b) restabelecida a ordem, com a criação do Ato Institucional nº 1.
c) devolvido o poder aos civis por meio de eleições democráticas.
d) elaborada uma nova Constituição, dando mais poder ao povo.
e) ampliados os direitos e deveres políticos com a criação do partido do PTB.
LETRA C
O discurso anterior ao golpe era de que os militares deveriam tomar o poder para “sanear” a república e entregar novamente o poder aos civis — na mesma lógica do que havia acontecido em 1945. Acontece que os militares não estavam dispostos a entregar o poder, pois tinham um projeto de longo prazo com ele.
(IF Sul Rio-Grandense – adaptado) Leia o excerto a seguir.
“A extensão do mandato do próximo presidente da República, de cinco para seis anos; as eleições para governador de Estados seriam indiretas (ao contrário do que previa a própria constituição do regime); um terço dos senadores seria nomeado pelo presidente; mudança do cálculo do número de cadeiras por Estado na Câmara Federal (visando diminuir a representatividade dos Estados em que a oposição ganhava força, como o Rio de Janeiro e São Paulo).”
NAPOLITANO, M. 1964: História do Regime Militar Brasileiro. São Paulo, SP: Contexto, 2014. p.62.
O texto faz referência:
a) ao Plano Trienal, que procurou acabar com o crescimento político da Arena nas esferas estadual e municipal.
b) à Operação Condor, que ocasionou a cassação dos mandatos dos parlamentares do MDB.
c) ao Ato Institucional número 4, que estabeleceu eleições indiretas em todas as esferas políticas.
d) ao Pacote de Abril, editado durante o governo Geisel para limitar a atuação da oposição ao governo.
e) Nenhuma das alternativas acima.
LETRA D
O pacote de abril foi um conjunto de medidas tomadas pelo governo de Ernesto Geisel em 1977 e tinha como objetivo realizar mudanças pontuais no país, de forma a sustentar os militares no poder em um cenário de crescente oposição à ditadura. Entre as medidas tomadas, estavam o aumento do mandato presidencial de cinco para seis anos.
(Unesc – adaptado) No dia 13 de dezembro de 2018, completaram 50 anos da promulgação do Ato Institucional nº 5 (AI-5). Sobre o Al-5 observe as afirmativas a seguir:
I – O Ato Institucional era o modo como os governos militares executavam suas ordens sem a necessidade de consultar o Congresso Nacional; esse ato instaurou a censura e possibilitou a perseguição aos opositores.
II – Outra proibição do AI-5 era relativa às reuniões públicas, já que no ano de 1968 a oposição ao regime militar tornou-se mais visível devido aos movimentos como a passeata dos cem mil e as produções culturais que questionavam a ditadura.
III – O AI-5 é conhecido como um dos motivos para o acirramento dos embates entre o regime militar e a oposição, que, por não poder propor atos públicos, enveredou-se pela clandestinidade ao optar pela luta armada.
IV – A revogação dos atos institucionais aconteceu somente em 1978, quando Ernesto Geisel promulgou a emenda constitucional que punha fim no Al-5 e demais atos. Essa emenda entrou em vigor no ano de 1979, conhecido como o ano da anistia.
Estão corretas as afirmativas:
a) I e II, apenas.
b) I, II, III e lV.
c) I e IV, apenas.
d) I, II e IV, apenas.
e) Todas as alternativas estão incorretas.
LETRA B
No que se refere ao Ato Institucional número 5, o AI-5, todas as afirmativas na questão estão corretas. Esse foi o ato mais autoritário da ditadura e iniciou a fase mais repressiva dos militares no poder do Brasil.
O presidente brasileiro destituído com o golpe civil-militar de 1964 foi:
a) Jânio Quadros
b) João Goulart
c) Getúlio Vargas
d) Juscelino Kubitschek
e) Café Filho
LETRA B
O golpe civil-militar de 1964 destituiu João Goulart da presidência do Brasil. Esse político tinha assumido a presidência em 1961, depois que Jânio Quadros renunciou ao cargo. Jango tornou-se presidente porque era vice de Quadros, e a Constituição de 1946 determinava que o vice sucederia o poder em caso de renúncia do presidente.
O levante militar que aconteceu em Brasília em 1963 e que foi motivado pela insatisfação dos militares com uma decisão do STF ficou conhecido como:
a) Revolta dos Sargentos
b) Manifesto dos Mineiros
c) Revolta dos Tenentes
d) Revolta de Jacareacanga
e) Nenhuma das alternativas acima
LETRA A
A Revolta dos Sargentos aconteceu em 12 de setembro de 1963 e foi um episódio que demonstrou o enfraquecimento do governo de João Goulart. Nesse episódio, sargentos se rebelaram contra a decisão do STF que os impedia de assumir cargos no Legislativo. Os rebelados tomaram prédios governamentais na capital, mas foram rapidamente contidos.
O levante militar que resultou no golpe civil-militar de 1964 foi iniciado em qual cidade brasileira:
a) Rio de Janeiro
b) São Paulo
c) Brasília
d) Porto Alegre
e) Juiz de Fora
LETRA E
O golpe civil-militar se iniciou com um levante militar liderado por Olympio Mourão, comandante da 4ª Região Militar, em Juiz de Fora, no interior de Minas Gerais.
A campanha popular que exigia o direito da população de votar no presidente do Brasil recebeu o nome de:
a) Marcha dos Verde Amarelo
b) Caras-pintadas
c) Diretas Já
d) Jornadas de Maio
e) Nenhuma das alternativas acima
LETRA C
As Diretas Já foram uma campanha popular em apoio à Emenda Dante de Oliveira, que propunha o retorno do voto direto para a eleição presidencial e teria validade já para o pleito de 1985. Grandes comícios foram organizados no país, mas a emenda não foi aprovada e a eleição presidencial de 1985 foi realizada por voto indireto.
Qual foi o primeiro presidente brasileiro após o término da Ditadura Militar:
a) Tancredo Neves
b) Fernando Collor
c) João Figueiredo
d) José Sarney
e) Ulisses Guimarães
LETRA D
O primeiro presidente do Brasil após 21 anos de Ditadura Militar foi José Sarney. Ele assumiu a presidência por conta dos problemas de saúde de Tancredo Neves, que, embora eleito em 1985, nunca assumiu o cargo. O governo de José Sarney foi, no mínimo, turbulento.
Os dois partidos que existiram durante boa parte da Ditadura Militar foram:
a) UDN e Arena
b) PSD e PTB
c) MDB e Arena
d) PT e PDS
e) PMDB e PSDB
LETRA C
Durante o período do bipartidarismo, os dois partidos existentes no Brasil foram a Aliança Renovadora Nacional, a Arena, que representava os militares, e o Movimento Democrático Brasil, o MDB, entendido como oposição consentida.
A Frente Ampla foi um movimento de oposição à ditadura formado por um político conservador que havia apoiado o golpe civil-militar de 1964. Estamos falando de:
a) Auro de Moura
b) Magalhães Pinto
c) Jânio Quadros
d) Tancredo Neves
e) Carlos Lacerda
LETRA E
A Frente Ampla foi um movimento de oposição à Ditadura Militar formado por Carlos Lacerda, em 1966. Esse político estava insatisfeito com a ditadura depois que foi cancelada a eleição presidencial de 1965 (e na qual ele concorreria). A Frente Ampla reuniu políticos como João Goulart e JK, mas não durou muito, pois foi proibida de atuar no país pelos militares.
A reunião que deu origem ao Ato Institucional nº 5, em 1968, recebeu qual nome:
a) Mergulho Profundo
b) Missa Negra
c) Anos de Chumbo
d) Hora mais Escura
e) Nenhuma das alternativas acima
LETRA B
A reunião que definiu o anúncio do AI-5 foi chamada pelo jornalista Elio Gaspari de Missa Negra. Esse ato foi definido pelos participantes da reunião como a imposição de uma real ditadura no Brasil, e, de fato, o AI-5 iniciou o período de maior repressão da Ditadura Militar aqui.
(Instituto Fênix – adaptado) No contexto da Ditadura Militar (1964-1985) no Brasil, a censura aos meios de comunicação foi uma medida adotada pelo governo. Qual foi uma das consequências dessa política?
a) Controle do conteúdo veiculado pela mídia, suprimindo críticas ao governo e censurando artistas, intelectuais e jornalistas.
b) Fortalecimento dos movimentos culturais, sem qualquer tipo de restrição à liberdade de expressão.
c) Expansão dos direitos civis e liberdades individuais, garantindo maior acesso à informação para a população.
d) Extinção das agências de notícias internacionais, que dominavam o cenário jornalístico brasileiro.
e) Nenhuma das alternativas acima
Letra A. Durante a Ditadura Militar, a censura foi amplamente utilizada como forma de controlar o livre pensar da população e de impedir que fossem difundidas críticas ao governo. Os militares utilizaram durante a ditadura todo um aparato de controle e repressão que censurou o jornalismo, as artes e a sociedade em geral.
(Amauc) Os governos militares no Brasil, que se estenderam de 1964 a 1985, foram marcados por profundas transformações políticas, sociais e econômicas. Considerando as características desse período, assinale a alternativa que melhor representa as consequências dos governos militares para a sociedade brasileira:
a) Os governos militares promoveram uma ampla reforma agrária, distribuindo terras para os trabalhadores rurais e fortalecendo o movimento sindical.
b) Os governos militares reprimiram as oposições políticas, censuraram a imprensa e violaram os direitos humanos, deixando marcas profundas na sociedade brasileira.
c) Os governos militares implementaram políticas de desenvolvimento industrial, diversificando a matriz energética e reduzindo a dependência de produtos importados.
d) Os governos militares promoveram um rápido crescimento econômico, com distribuição de renda e redução das desigualdades sociais.
e) Os governos militares garantiram a liberdade de expressão e a participação popular nas decisões políticas, fortalecendo a democracia.
Letra B. Entre as características básicas do período, estão: a repressão das oposições políticas, tanto as praticadas pelos movimentos sociais, como as feitas por partidos políticos e parlamentares; a censura da imprensa, impedindo que críticas aos militares fossem difundidas; e as violações dos Direitos Humanos, como em sequestros, torturas e execuções de cidadãos.
(Maranatha Assessoria) Durante a Ditadura Civil-Militar (1964-1985), o presidente que iniciou o processo de abertura política foi:
a) Castelo Branco.
b) Ernesto Geisel.
c) Emílio Garrastazu Médici.
d) João Figueiredo.
e) Costa e Silva.
Letra B. O processo de abertura da Ditadura Militar foi iniciado durante o governo de Ernesto Geisel sob o lema “abertura lenta, gradual e segura”. Teve como objetivo promover uma abertura dentro dos limites impostos pelos militares para garantir governos civis que fossem submetidos aos interesses militares.
(Ameosc – adaptado) Durante o regime militar no Brasil (1964-1985), diversas políticas econômicas e sociais foram implementadas com o objetivo de modernizar o país e controlar a oposição.
Um dos momentos marcantes desse período foi o “milagre econômico” (1968-1973). No entanto, essa fase de crescimento trouxe consigo diversas contradições sociais. Qual das afirmações a seguir descreve corretamente uma dessas contradições?
a) A modernização industrial foi interrompida pelas crises do petróleo, que geraram queda na produção e aumento da inflação desde o início do milagre econômico.
b) Apesar do aumento do PIB, o “milagre econômico” não foi suficiente para reduzir as desigualdades regionais e promover uma inclusão social mais ampla.
c) A alta taxa de investimento público em infraestrutura garantiu a estabilidade política e social ao longo de todo o período ditatorial.
d) A inflação foi completamente controlada durante o período, o que garantiu uma transição suave para a redemocratização nos anos 80.
e) A inflação cresceu por conta dos altos níveis de distribuição de renda, que incentivaram o consumo e encareceram o custo de vida.
Letra B. O milagre econômico foi responsável por um enorme crescimento na produção de riqueza no Brasil. Essa riqueza, no entanto, não foi bem distribuída, e as desigualdades regionais e sociais foram ampliadas pelos militares, não havendo nenhuma política de inclusão social. Para saber mais, clique aqui.
(Furb) “O golpe foi efetivamente dado (não apenas apoiado) por civis e militares e, portanto, é possível chamá-lo de civil-militar. Alguns passos subsequentes foram marcando o caráter militar do novo regime, principalmente a decisão do Comando Supremo da Revolução de abortar, com o primeiro ato institucional, a discussão que havia no Congresso Nacional sobre conceder ou não aos vitoriosos poderes de cassação de parlamentares e, depois, a prorrogação do mandato de Castelo Branco até 15 de março de 1967 (decisão tomada em julho de 1964).”
Sobre a ditadura civil-militar brasileira, considere as afirmativas a seguir e assinale V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:
(__) A ditadura manteve o sistema capitalista e o aprofundou, embora o Estado tivesse participação ativa na esfera econômica.
(__) Os apoiadores do golpe civil-militar visavam combater os comunistas, as organizações de esquerda e os movimentos sociais.
(__) Ao longo da ditadura civil-militar, a reforma agrária efetivou-se e, em algumas regiões de São Paulo e do Mato Grosso, propriedades foram distribuídas entre a população rural.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a) V − V − F.
b) V − F − F.
c) V − F − V.
d) F − V − F.
e) F − F − V.
Letra A. A Ditadura Militar no Brasil foi um regime autoritário capitalista que procurou realizar a modernização no Brasil de maneira autoritária. O golpe foi apoiado por muitos movimentos civis que buscavam desarticular as esquerdas da política brasileira, alijando-as da política de maneira autoritária. Por fim, não houve reforma agrária na ditadura nem em nenhum momento da história brasileira.
(Univali – adaptado) A redemocratização do Brasil de 1985 foi o processo de reestabelecimento da democracia que ocorreu no contexto da Ditadura Civil-Militar. Esse processo de redemocratização durou aproximadamente uma década, de 1974 a 1985, foi controlado pelos militares e contou com momentos de avanços e recuos.
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/redemocratizacao-do-brasil.htm
Sobre o processo de redemocratização, julgue os itens:
I. Em 1979, o processo de redemocratização permitiu o pluripartidarismo, com a criação de vários partidos políticos no Brasil.
II. A redemocratização do Brasil de 1985 foi um processo rápido, marcado por momentos de abertura política sem retrocesso.
III. O marco inicial do processo de redemocratização foi a abertura e a ascensão da ala ultraconservadora das Forças Armadas ao poder, com o governo de Ernesto Geisel.
IV. O processo de redemocratização foi encerrado em 1985, com a posse de José Sarney como presidente do Brasil.
Marque a alternativa correta:
a) Estão corretos os itens II e IV.
b) Estão corretos os itens I e II.
c) Estão corretos os itens I e IV.
d) Estão corretos os itens II e III.
e) Todas alternativas estão erradas.
Letra C. A abertura controlada pelos militares, no final da década de 1970, fez com que o pluripartidarismo retornasse, dando origem a diversos partidos, como o PMDB, PDS, PT, PDT, entre outros. A posse de José Sarney, em 1985, marcou o fim da Ditadura Militar no Brasil.
(Cotec – adaptado) No período da Ditadura Militar no Brasil (1964-1986), os generais presidentes que governaram o país decretaram Atos Institucionais como forma de instrumentalizar as suas ações e institucionalizar o autoritarismo. Sobre os Atos Institucionais, marque a alternativa CORRETA.
a) O Ato Institucional número 1 manteve a Constituição de 1946 e estabeleceu que a próxima eleição seria por maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional.
b) O Ato Institucional número 2 reabriu o Congresso Nacional para aprovação de uma nova Constituição.
c) O Ato Institucional número 3 fechou o Congresso Nacional, além de extinguir o acesso ao Habeas Corpus.
d) O Ato Institucional número 4 promoveu a cassação de mandatos políticos e estabeleceu a censura da imprensa.
e) O Ato Institucional número 5 extinguiu os partidos políticos, mas liberou a manifestação de natureza política.
Letra A. O AI-1, de fato, manteve a Constituição de 1946 em vigor, estabelecendo mudanças pontuais, e determinou que a eleição para presidente, que se realizaria em 1965, acontecesse por meio indireto, isto é, com os congressistas atuando na eleição do novo presidente brasileiro. Essa eleição, no entanto, se realizou em 1964, elegendo Humberto Castello Branco.
(FGV) Relacione os seguintes governos militares com as políticas desenvolvidas durante seus mandatos.
1. Governo Castelo Branco
2. Governo Costa e Silva
3. Governo Emílio Médici
( ) Criou o Programa de Integração Nacional (PIN) com o objetivo de ocupar e integrar partes da região norte e utilizou o lema “Brasil: ame-o ou deixe-o” como propaganda política patriótica.
( ) Instaurou o Ato Institucional número 5 como ferramenta para intimidar os opositores do governo, intensificando os instrumentos de repressão, e criou a Fundação Nacional do Índio (FUNAI).
( Formou Serviço Nacional de Informações (SNI) com o objetivo de controlar informações que interessavam a Segurança Nacional, e foi durante seu governo que o Banco Central foi criado.
Assinale a afirmativa que apresenta a relação correta, na ordem apresentada.
a) 1 – 2 – 3.
b) 1 – 3 – 2.
c) 2 – 1 – 3.
d) 2 – 3 – 1.
e) 3 – 2 – 1
Letra E. O lema “Brasil: ame-o ou deixe-o” foi estabelecido durante o governo de Médici; o AI-5 foi promulgado durante o governo de Costa e Silva; e o SNI surgiu durante o governo de Castello Branco.
Ferramentas



