Exercícios sobre a Ditadura Militar
(Fundatec – adaptado) Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o primeiro e último presidente da Ditadura Militar.
a) Emílio Garrastazu Médici e Itamar Franco.
b) Ernesto Geisel e Emílio Garrastazu Médici.
c) Castelo Branco e João Baptista de Oliveira Figueiredo.
d) João Baptista de Oliveira Figueiredo e Ernesto Geisel.
e) Castelo Branco e Emílio Garrastazu Médici.
LETRA C
O primeiro “presidente” da Ditadura Militar foi Humberto Castelo Branco, de 1964 a 1967, e o último foi João Figueiredo, de 1979 a 1985.
(Fundatec) Os discursos dos militares, no Brasil, no período antes da Ditadura Militar, eram de que eles precisavam tomar o poder para afastar o perigo do comunismo; segundo o discurso, logo após a
tomada do poder, seria(m):
a) criada uma junta militar para fortalecer o Poder do Executivo.
b) restabelecida a ordem, com a criação do Ato Institucional nº 1.
c) devolvido o poder aos civis por meio de eleições democráticas.
d) elaborada uma nova Constituição, dando mais poder ao povo.
e) ampliados os direitos e deveres políticos com a criação do partido do PTB.
LETRA C
O discurso anterior ao golpe era de que os militares deveriam tomar o poder para “sanear” a república e entregar novamente o poder aos civis — na mesma lógica do que havia acontecido em 1945. Acontece que os militares não estavam dispostos a entregar o poder, pois tinham um projeto de longo prazo com ele.
(IF Sul Rio-Grandense – adaptado) Leia o excerto a seguir.
“A extensão do mandato do próximo presidente da República, de cinco para seis anos; as eleições para governador de Estados seriam indiretas (ao contrário do que previa a própria constituição do regime); um terço dos senadores seria nomeado pelo presidente; mudança do cálculo do número de cadeiras por Estado na Câmara Federal (visando diminuir a representatividade dos Estados em que a oposição ganhava força, como o Rio de Janeiro e São Paulo).”
NAPOLITANO, M. 1964: História do Regime Militar Brasileiro. São Paulo, SP: Contexto, 2014. p.62.
O texto faz referência:
a) ao Plano Trienal, que procurou acabar com o crescimento político da Arena nas esferas estadual e municipal.
b) à Operação Condor, que ocasionou a cassação dos mandatos dos parlamentares do MDB.
c) ao Ato Institucional número 4, que estabeleceu eleições indiretas em todas as esferas políticas.
d) ao Pacote de Abril, editado durante o governo Geisel para limitar a atuação da oposição ao governo.
e) Nenhuma das alternativas acima.
LETRA D
O pacote de abril foi um conjunto de medidas tomadas pelo governo de Ernesto Geisel em 1977 e tinha como objetivo realizar mudanças pontuais no país, de forma a sustentar os militares no poder em um cenário de crescente oposição à ditadura. Entre as medidas tomadas, estavam o aumento do mandato presidencial de cinco para seis anos.
(Unesc – adaptado) No dia 13 de dezembro de 2018, completaram 50 anos da promulgação do Ato Institucional nº 5 (AI-5). Sobre o Al-5 observe as afirmativas a seguir:
I – O Ato Institucional era o modo como os governos militares executavam suas ordens sem a necessidade de consultar o Congresso Nacional; esse ato instaurou a censura e possibilitou a perseguição aos opositores.
II – Outra proibição do AI-5 era relativa às reuniões públicas, já que no ano de 1968 a oposição ao regime militar tornou-se mais visível devido aos movimentos como a passeata dos cem mil e as produções culturais que questionavam a ditadura.
III – O AI-5 é conhecido como um dos motivos para o acirramento dos embates entre o regime militar e a oposição, que, por não poder propor atos públicos, enveredou-se pela clandestinidade ao optar pela luta armada.
IV – A revogação dos atos institucionais aconteceu somente em 1978, quando Ernesto Geisel promulgou a emenda constitucional que punha fim no Al-5 e demais atos. Essa emenda entrou em vigor no ano de 1979, conhecido como o ano da anistia.
Estão corretas as afirmativas:
a) I e II, apenas.
b) I, II, III e lV.
c) I e IV, apenas.
d) I, II e IV, apenas.
e) Todas as alternativas estão incorretas.
LETRA B
No que se refere ao Ato Institucional número 5, o AI-5, todas as afirmativas na questão estão corretas. Esse foi o ato mais autoritário da ditadura e iniciou a fase mais repressiva dos militares no poder do Brasil.
O presidente brasileiro destituído com o golpe civil-militar de 1964 foi:
a) Jânio Quadros
b) João Goulart
c) Getúlio Vargas
d) Juscelino Kubitschek
e) Café Filho
LETRA B
O golpe civil-militar de 1964 destituiu João Goulart da presidência do Brasil. Esse político tinha assumido a presidência em 1961, depois que Jânio Quadros renunciou ao cargo. Jango tornou-se presidente porque era vice de Quadros, e a Constituição de 1946 determinava que o vice sucederia o poder em caso de renúncia do presidente.
O levante militar que aconteceu em Brasília em 1963 e que foi motivado pela insatisfação dos militares com uma decisão do STF ficou conhecido como:
a) Revolta dos Sargentos
b) Manifesto dos Mineiros
c) Revolta dos Tenentes
d) Revolta de Jacareacanga
e) Nenhuma das alternativas acima
LETRA A
A Revolta dos Sargentos aconteceu em 12 de setembro de 1963 e foi um episódio que demonstrou o enfraquecimento do governo de João Goulart. Nesse episódio, sargentos se rebelaram contra a decisão do STF que os impedia de assumir cargos no Legislativo. Os rebelados tomaram prédios governamentais na capital, mas foram rapidamente contidos.
O levante militar que resultou no golpe civil-militar de 1964 foi iniciado em qual cidade brasileira:
a) Rio de Janeiro
b) São Paulo
c) Brasília
d) Porto Alegre
e) Juiz de Fora
LETRA E
O golpe civil-militar se iniciou com um levante militar liderado por Olympio Mourão, comandante da 4ª Região Militar, em Juiz de Fora, no interior de Minas Gerais.
A campanha popular que exigia o direito da população de votar no presidente do Brasil recebeu o nome de:
a) Marcha dos Verde Amarelo
b) Caras-pintadas
c) Diretas Já
d) Jornadas de Maio
e) Nenhuma das alternativas acima
LETRA C
As Diretas Já foram uma campanha popular em apoio à Emenda Dante de Oliveira, que propunha o retorno do voto direto para a eleição presidencial e teria validade já para o pleito de 1985. Grandes comícios foram organizados no país, mas a emenda não foi aprovada e a eleição presidencial de 1985 foi realizada por voto indireto.
Qual foi o primeiro presidente brasileiro após o término da Ditadura Militar:
a) Tancredo Neves
b) Fernando Collor
c) João Figueiredo
d) José Sarney
e) Ulisses Guimarães
LETRA D
O primeiro presidente do Brasil após 21 anos de Ditadura Militar foi José Sarney. Ele assumiu a presidência por conta dos problemas de saúde de Tancredo Neves, que, embora eleito em 1985, nunca assumiu o cargo. O governo de José Sarney foi, no mínimo, turbulento.
Os dois partidos que existiram durante boa parte da Ditadura Militar foram:
a) UDN e Arena
b) PSD e PTB
c) MDB e Arena
d) PT e PDS
e) PMDB e PSDB
LETRA C
Durante o período do bipartidarismo, os dois partidos existentes no Brasil foram a Aliança Renovadora Nacional, a Arena, que representava os militares, e o Movimento Democrático Brasil, o MDB, entendido como oposição consentida.
A Frente Ampla foi um movimento de oposição à ditadura formado por um político conservador que havia apoiado o golpe civil-militar de 1964. Estamos falando de:
a) Auro de Moura
b) Magalhães Pinto
c) Jânio Quadros
d) Tancredo Neves
e) Carlos Lacerda
LETRA E
A Frente Ampla foi um movimento de oposição à Ditadura Militar formado por Carlos Lacerda, em 1966. Esse político estava insatisfeito com a ditadura depois que foi cancelada a eleição presidencial de 1965 (e na qual ele concorreria). A Frente Ampla reuniu políticos como João Goulart e JK, mas não durou muito, pois foi proibida de atuar no país pelos militares.
A reunião que deu origem ao Ato Institucional nº 5, em 1968, recebeu qual nome:
a) Mergulho Profundo
b) Missa Negra
c) Anos de Chumbo
d) Hora mais Escura
e) Nenhuma das alternativas acima
LETRA B
A reunião que definiu o anúncio do AI-5 foi chamada pelo jornalista Elio Gaspari de Missa Negra. Esse ato foi definido pelos participantes da reunião como a imposição de uma real ditadura no Brasil, e, de fato, o AI-5 iniciou o período de maior repressão da Ditadura Militar aqui.