Whatsapp

Exercícios sobre a Ditadura Militar

Exercícios de História do Brasil

Com estes exercícios você testará seus conhecimentos a respeito da Ditadura Militar, governo autoritário que ocorreu no Brasil de 1964 a 1985. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

(Fundatec – adaptado) Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o primeiro e último presidente da Ditadura Militar.

a) Emílio Garrastazu Médici e Itamar Franco.

b) Ernesto Geisel e Emílio Garrastazu Médici.

c) Castelo Branco e João Baptista de Oliveira Figueiredo.

d) João Baptista de Oliveira Figueiredo e Ernesto Geisel.

e) Castelo Branco e Emílio Garrastazu Médici.

questão 2

(Fundatec) Os discursos dos militares, no Brasil, no período antes da Ditadura Militar, eram de que eles precisavam tomar o poder para afastar o perigo do comunismo; segundo o discurso, logo após a

tomada do poder, seria(m):

a) criada uma junta militar para fortalecer o Poder do Executivo.

b) restabelecida a ordem, com a criação do Ato Institucional nº 1.

c) devolvido o poder aos civis por meio de eleições democráticas.

d) elaborada uma nova Constituição, dando mais poder ao povo.

e) ampliados os direitos e deveres políticos com a criação do partido do PTB.

questão 3

(IF Sul Rio-Grandense – adaptado) Leia o excerto a seguir.

“A extensão do mandato do próximo presidente da República, de cinco para seis anos; as eleições para governador de Estados seriam indiretas (ao contrário do que previa a própria constituição do regime); um terço dos senadores seria nomeado pelo presidente; mudança do cálculo do número de cadeiras por Estado na Câmara Federal (visando diminuir a representatividade dos Estados em que a oposição ganhava força, como o Rio de Janeiro e São Paulo).”

NAPOLITANO, M. 1964: História do Regime Militar Brasileiro. São Paulo, SP: Contexto, 2014. p.62.

O texto faz referência:

a) ao Plano Trienal, que procurou acabar com o crescimento político da Arena nas esferas estadual e municipal.

b) à Operação Condor, que ocasionou a cassação dos mandatos dos parlamentares do MDB.

c) ao Ato Institucional número 4, que estabeleceu eleições indiretas em todas as esferas políticas.

d) ao Pacote de Abril, editado durante o governo Geisel para limitar a atuação da oposição ao governo.

e) Nenhuma das alternativas acima.

questão 4

(Unesc – adaptado) No dia 13 de dezembro de 2018, completaram 50 anos da promulgação do Ato Institucional nº 5 (AI-5). Sobre o Al-5 observe as afirmativas a seguir:

I – O Ato Institucional era o modo como os governos militares executavam suas ordens sem a necessidade de consultar o Congresso Nacional; esse ato instaurou a censura e possibilitou a perseguição aos opositores.

II – Outra proibição do AI-5 era relativa às reuniões públicas, já que no ano de 1968 a oposição ao regime militar tornou-se mais visível devido aos movimentos como a passeata dos cem mil e as produções culturais que questionavam a ditadura.

III – O AI-5 é conhecido como um dos motivos para o acirramento dos embates entre o regime militar e a oposição, que, por não poder propor atos públicos, enveredou-se pela clandestinidade ao optar pela luta armada.

IV – A revogação dos atos institucionais aconteceu somente em 1978, quando Ernesto Geisel promulgou a emenda constitucional que punha fim no Al-5 e demais atos. Essa emenda entrou em vigor no ano de 1979, conhecido como o ano da anistia.

Estão corretas as afirmativas:

a) I e II, apenas.

b) I, II, III e lV.

c) I e IV, apenas.

d) I, II e IV, apenas.

e) Todas as alternativas estão incorretas.

questão 5

O presidente brasileiro destituído com o golpe civil-militar de 1964 foi:

a) Jânio Quadros

b) João Goulart

c) Getúlio Vargas

d) Juscelino Kubitschek

e) Café Filho

questão 6

O levante militar que aconteceu em Brasília em 1963 e que foi motivado pela insatisfação dos militares com uma decisão do STF ficou conhecido como:

a) Revolta dos Sargentos

b) Manifesto dos Mineiros

c) Revolta dos Tenentes

d) Revolta de Jacareacanga

e) Nenhuma das alternativas acima

questão 7

O levante militar que resultou no golpe civil-militar de 1964 foi iniciado em qual cidade brasileira:

a) Rio de Janeiro

b) São Paulo

c) Brasília

d) Porto Alegre

e) Juiz de Fora

questão 8

A campanha popular que exigia o direito da população de votar no presidente do Brasil recebeu o nome de:

a) Marcha dos Verde Amarelo

b) Caras-pintadas

c) Diretas Já

d) Jornadas de Maio

e) Nenhuma das alternativas acima

questão 9

Qual foi o primeiro presidente brasileiro após o término da Ditadura Militar:

a) Tancredo Neves

b) Fernando Collor

c) João Figueiredo

d) José Sarney

e) Ulisses Guimarães

questão 10

Os dois partidos que existiram durante boa parte da Ditadura Militar foram:

a) UDN e Arena

b) PSD e PTB

c) MDB e Arena

d) PT e PDS

e) PMDB e PSDB

questão 11

A Frente Ampla foi um movimento de oposição à ditadura formado por um político conservador que havia apoiado o golpe civil-militar de 1964. Estamos falando de:

a) Auro de Moura

b) Magalhães Pinto

c) Jânio Quadros

d) Tancredo Neves

e) Carlos Lacerda

questão 12

A reunião que deu origem ao Ato Institucional nº 5, em 1968, recebeu qual nome:

a) Mergulho Profundo

b) Missa Negra

c) Anos de Chumbo

d) Hora mais Escura

e) Nenhuma das alternativas acima

respostas
Questão 1

LETRA C

O primeiro “presidente” da Ditadura Militar foi Humberto Castelo Branco, de 1964 a 1967, e o último foi João Figueiredo, de 1979 a 1985.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA C

O discurso anterior ao golpe era de que os militares deveriam tomar o poder para “sanear” a república e entregar novamente o poder aos civis — na mesma lógica do que havia acontecido em 1945. Acontece que os militares não estavam dispostos a entregar o poder, pois tinham um projeto de longo prazo com ele.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA D

O pacote de abril foi um conjunto de medidas tomadas pelo governo de Ernesto Geisel em 1977 e tinha como objetivo realizar mudanças pontuais no país, de forma a sustentar os militares no poder em um cenário de crescente oposição à ditadura. Entre as medidas tomadas, estavam o aumento do mandato presidencial de cinco para seis anos.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA B

No que se refere ao Ato Institucional número 5, o AI-5, todas as afirmativas na questão estão corretas. Esse foi o ato mais autoritário da ditadura e iniciou a fase mais repressiva dos militares no poder do Brasil.

Voltar a questão
Questão 5

LETRA B

O golpe civil-militar de 1964 destituiu João Goulart da presidência do Brasil. Esse político tinha assumido a presidência em 1961, depois que Jânio Quadros renunciou ao cargo. Jango tornou-se presidente porque era vice de Quadros, e a Constituição de 1946 determinava que o vice sucederia o poder em caso de renúncia do presidente.

Voltar a questão
Questão 6

LETRA A

A Revolta dos Sargentos aconteceu em 12 de setembro de 1963 e foi um episódio que demonstrou o enfraquecimento do governo de João Goulart. Nesse episódio, sargentos se rebelaram contra a decisão do STF que os impedia de assumir cargos no Legislativo. Os rebelados tomaram prédios governamentais na capital, mas foram rapidamente contidos.

Voltar a questão
Questão 7

LETRA E

O golpe civil-militar se iniciou com um levante militar liderado por Olympio Mourão, comandante da 4ª Região Militar, em Juiz de Fora, no interior de Minas Gerais.

Voltar a questão
Questão 8

LETRA C

As Diretas Já foram uma campanha popular em apoio à Emenda Dante de Oliveira, que propunha o retorno do voto direto para a eleição presidencial e teria validade já para o pleito de 1985. Grandes comícios foram organizados no país, mas a emenda não foi aprovada e a eleição presidencial de 1985 foi realizada por voto indireto.

Voltar a questão
Questão 9

LETRA D

O primeiro presidente do Brasil após 21 anos de Ditadura Militar foi José Sarney. Ele assumiu a presidência por conta dos problemas de saúde de Tancredo Neves, que, embora eleito em 1985, nunca assumiu o cargo. O governo de José Sarney foi, no mínimo, turbulento.

Voltar a questão
Questão 10

LETRA C

Durante o período do bipartidarismo, os dois partidos existentes no Brasil foram a Aliança Renovadora Nacional, a Arena, que representava os militares, e o Movimento Democrático Brasil, o MDB, entendido como oposição consentida.

Voltar a questão
Questão 11

LETRA E

A Frente Ampla foi um movimento de oposição à Ditadura Militar formado por Carlos Lacerda, em 1966. Esse político estava insatisfeito com a ditadura depois que foi cancelada a eleição presidencial de 1965 (e na qual ele concorreria). A Frente Ampla reuniu políticos como João Goulart e JK, mas não durou muito, pois foi proibida de atuar no país pelos militares.

Voltar a questão
Questão 12

LETRA B

A reunião que definiu o anúncio do AI-5 foi chamada pelo jornalista Elio Gaspari de Missa Negra. Esse ato foi definido pelos participantes da reunião como a imposição de uma real ditadura no Brasil, e, de fato, o AI-5 iniciou o período de maior repressão da Ditadura Militar aqui.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas