Topo
pesquisar

Exercícios sobre o governo de Artur Bernardes

Exercícios de História do Brasil

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre o governo de Artur Bernardes, que ocorreu durante o período da Primeira República Brasileira. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

Durante a campanha eleitoral para a escolha do presidente em 1922, as oligarquias de SP e MG lançaram Artur Bernardes como candidato. A candidatura de Artur Bernardes teve de lidar com a oposição realizada pelas oligarquias de RS, RJ, BA e PE ao lançarem a candidatura de Nilo Peçanha. A chapa da candidatura de Nilo Peçanha ficou conhecida como:

a) Reação Termidoriana

b) Reação Oligárquica

c) Reação Republicana

d) Reação Tenentista

e) Reação Gaúcha

questão 2

Durante a candidatura de Artur Bernardes, a sua relação com o exército brasileiro desgastou-se de maneira severa por causa de cartas falsas veiculadas pelos seus opositores e por ações de Epitácio Pessoa (presidente do Brasil) contra os militares. A junção desses fatores deu início a um movimento político e militar no seio do exército contra o regime da Primeira República. Estamos falando de que movimento?

a) coronelismo

b) tenentismo

c) modernismo

d) messianismo

e) golpismo

questão 3

A crise política que marcou o governo de Artur Bernardes seguiu durante o governo de seu sucessor em menor escala de início, mas estourou com a crise sucessória por causa das eleições de 1930. O sucessor do governo de Artur Bernardes foi:

a) Júlio Prestes, representante dos interesses paulistas.

b) Getúlio Vargas, representante dos interesses mineiros.

c) Antônio Carlos, representante dos interesses mineiros.

d) Washington Luís, representante dos interesses paulistas.

e) João Pessoa, representante dos interesses paraibanos.

questão 4

O movimento tenentista surgiu pela insatisfação dos tenentes com os governo oligárquicos, sobretudo os que representavam os interesses dos paulistas e mineiros. Qual das alternativas a seguir não se refere a um movimento típico do tenentismo:

a) Revolta Paulista de 1924

b) Coluna Prestes

c) Revolta do Forte de Copacabana

d) Revolução Gaúcha

e) Revolta Constitucionalista

respostas
Questão 1

LETRA C

A chapa que lançou a candidatura de Nilo Peçanha ficou conhecida como Reação Republicana e atendia os interesses das oligarquias do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. Os membros da Reação Republicana percorreram as grandes cidades do Brasil tentando atrair o voto do eleitorado urbano. Criticavam a supervalorização do café na economia e a influência das oligarquias de SP e MG na política nacional. De qualquer forma, a candidatura de Nilo Peçanha foi derrotada, e Artur Bernardes foi eleito presidente do Brasil.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA B

O tenentismo surgiu no curso da campanha eleitoral de 1922 e manifestou a insatisfação dos tenentes do exército brasileiro com a suposta atitude antimilitar de Artur Bernardes e do presidente Epitácio Pessoa. O tenentismo atuou no período de 1922 e 1927 e organizou diversas revoltas no Brasil. Esse movimento atuou para intensificar a crise política que atingiu o regime político da Primeira República.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA D

O sucessor de Artur Bernardes na presidência do Brasil foi Washington Luís, antigo governador do estado de São Paulo. Apesar de ser carioca de nascimento, Washington Luís tinha seus interesses políticos alinhados com a oligarquia paulista. Seu governo de início foi razoavelmente tranquilo em comparação com o de Artur Bernardes, no entanto, a partir de 1928, a crise sucessória iniciou-se e causou a Revolução de 1930, responsável pela destituição do presidente de seu cargo.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA E

Das alternativas citadas, a única que não foi um movimento tenentista e que não aconteceu no período de atuação dos tenentistas (1922-1927) foi a Revolução Constitucionalista. Esse movimento aconteceu em São Paulo, em 1932, durante a Era Vargas. Foi resultado da insatisfação das elites paulistas com o governo de Getúlio Vargas. Essas elites passaram a exigir a elaboração de uma nova Constituição para o Brasil e a composição de uma nova Constituinte.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola