Topo
pesquisar

Exercícios sobre a autocatálise

Exercícios de Química

Esta lista de exercícios sobre a autocatálise aborda situações em que uma substância formada no produto atua como catalisador, acelerando os processos da reação. Publicado por: Diogo Lopes Dias
questão 1

Uma reação química que apresenta diminuição da sua energia de ativação, provocada por uma das substâncias formadas a partir dos reagentes, deve ser denominada:

a) catálise heterogênea

b) catálise homogênea

c) autocatálise

d) catálise

e) nda.

questão 2

Cada vez mais, estão sendo utilizadas substâncias que favorecem o aumento da velocidade de reações químicas. Isso traz uma série de benefícios para a empresa produtora, pois torna possível acelerar a produção, com uma fabricação mais limpa e barata e com processos feitos em temperaturas e pressões menores. Sem essas substâncias, muitas reações ocorrem bem lentamente em temperatura e pressão ambiente. Quais são essas substâncias?

a) Inibidores

b) Venenos

c) Destruidores

d) Catalisadores

e) nda.

questão 3

(Fund. Oswaldo Cruz-SP) Determinada reação, em presença de catalisador, ocorre em três etapas:

XY + A → AY + X

AY + B →  AB + Y

AB + X →  AX + B

Qual das espécies indicadas constitui o catalisador?

a) XY

b) A

c) X

d) AB

e) B

questão 4

(Unisinos-RS) Nas indústrias químicas, os catalisadores são utilizados em larga escala, sendo responsáveis por inúmeros processos econômicos empregados na obtenção de bens de consumo importantes para o homem moderno. Podemos afirmar que, nas reações em que atuam, os catalisadores:

a) aumentam a energia de ativação necessária para a reação.

b) diminuem a variação de entalpia do sistema.

c) atuam somente entre substâncias em solução.

d) diminuem a energia de ativação necessária para a reação.

e) aumentam a variação de entalpia da reação.

respostas
Questão 1

Letra c). Um processo químico é chamado de autocatálise sempre que houver a atuação de um dos produtos para diminuir a energia de ativação.

Voltar a questão
Questão 2

Letra d). Os catalisadores têm a função de diminuir a energia de ativação de uma reação química, tornando o processo mais rápido. Já os inibidores e venenos apresentam ação contrária, ou seja, não permitem que a reação seja processada de forma mais rápida.

Voltar a questão
Questão 3

Letra e). Podemos afirmar que a espécie B é um catalisador pelo fato de ser utilizada no processo 2 e ser obtida no processo 3, ou seja, não participa ativamente da reação, apenas diminui a energia de ativação.

Voltar a questão
Questão 4

Letra d). Catalisadores sempre promovem a redução da energia de ativação de uma reação, favorecendo uma formação mais rápida do complexo ativado e, consequentemente, dos produtos.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola