Exercícios sobre a autocatálise
Uma reação química que apresenta diminuição da sua energia de ativação, provocada por uma das substâncias formadas a partir dos reagentes, deve ser denominada:
a) catálise heterogênea
b) catálise homogênea
c) autocatálise
d) catálise
e) nda.
Letra c). Um processo químico é chamado de autocatálise sempre que houver a atuação de um dos produtos para diminuir a energia de ativação.
Cada vez mais, estão sendo utilizadas substâncias que favorecem o aumento da velocidade de reações químicas. Isso traz uma série de benefícios para a empresa produtora, pois torna possível acelerar a produção, com uma fabricação mais limpa e barata e com processos feitos em temperaturas e pressões menores. Sem essas substâncias, muitas reações ocorrem bem lentamente em temperatura e pressão ambiente. Quais são essas substâncias?
a) Inibidores
b) Venenos
c) Destruidores
d) Catalisadores
e) nda.
Letra d). Os catalisadores têm a função de diminuir a energia de ativação de uma reação química, tornando o processo mais rápido. Já os inibidores e venenos apresentam ação contrária, ou seja, não permitem que a reação seja processada de forma mais rápida.
(Fund. Oswaldo Cruz-SP) Determinada reação, em presença de catalisador, ocorre em três etapas:
XY + A → AY + X
AY + B → AB + Y
AB + X → AX + B
Qual das espécies indicadas constitui o catalisador?
a) XY
b) A
c) X
d) AB
e) B
Letra e). Podemos afirmar que a espécie B é um catalisador pelo fato de ser utilizada no processo 2 e ser obtida no processo 3, ou seja, não participa ativamente da reação, apenas diminui a energia de ativação.
(Unisinos-RS) Nas indústrias químicas, os catalisadores são utilizados em larga escala, sendo responsáveis por inúmeros processos econômicos empregados na obtenção de bens de consumo importantes para o homem moderno. Podemos afirmar que, nas reações em que atuam, os catalisadores:
a) aumentam a energia de ativação necessária para a reação.
b) diminuem a variação de entalpia do sistema.
c) atuam somente entre substâncias em solução.
d) diminuem a energia de ativação necessária para a reação.
e) aumentam a variação de entalpia da reação.
Letra d). Catalisadores sempre promovem a redução da energia de ativação de uma reação, favorecendo uma formação mais rápida do complexo ativado e, consequentemente, dos produtos.