Exercícios sobre Integralismo
Com o lema “Deus, Pátria e Família”, a Ação Integralista Brasileira (AIB) conseguiu que cerca de 600 mil pessoas aderissem a seu movimento político. Com uma proposta autoritária e centralizadora, a AIB teve como principal líder:
- o tenente Luís Carlos Prestes.
- o gaúcho Getúlio Vargas.
- o industrial Roberto Simonsen.
- o jornalista Plínio Salgado.
- o jornalista Carlos Lacerda.
Letra D. Plínio Salgado, que também era escritor, foi o principal fundador e líder dos integralistas, movimento que se inspirava no fascismo europeu.
(Fuvest-SP) Com respeito à Ação Integralista no Brasil, na década de 1930, é correto afirmar que:
- foi uma cópia fiel do fascismo italiano, inclusive nas cores escolhidas para o uniforme usado nas manifestações públicas.
- foi um movimento sem expressão política, pois não tinha líderes intelectuais, nem adesão popular.
- tinha como principais marcas o nacionalismo, a base sindical corporativa e a supremacia do Estado.
- elegeu católicos, comunistas e positivistas como antagonistas mais significativos.
- foi um movimento financiado pelo getulista, o que explica sua sobrevivência.
Letra C. Essas três características eram também componentes do fascismo italiano, mas por ser um movimento nacionalista, era necessário criar novos símbolos ligados ao Brasil, como a cor verde de suas camisas, ou a saudação “anauê!”, originária do tupi.
(Ufscar-SP) Os anos 30 do século XX foram marcados por disputas ideológicas, por propostas revolucionárias e pela emergência de regimes centralizados e autoritários. No Brasil, a polarização ideológica intensificou-se em 1935, opondo:
- A Ação Integralista Brasileira, partido político simpatizante do fascismo, à Ação Libertadora Nacional, que lutava pela instalação de um governo popular revolucionário.
- os anarco-sindicalistas, líderes do movimento operário em toda a Primeira República, ao Partido Comunista do Brasil, de tendência revolucionária bolchevista.
- os católicos ultramontanos de Centro Dom Vital, situado no Rio de Janeiro, aos partidários do fascismo italiano e, sobretudo, do nazismo hitlerista.
- a socialdemocracia, representada pelo Partido Democrático de São Paulo, às tendências políticas autoritárias do movimento tenentista.
- os constitucionalistas paulistas, que haviam combatido na Revolução de 1932, ao Estado Novo, dominado pelo presidente Getúlio.
Letra A. A principal oposição política no Brasil nesse ano de 1935 foi realmente entre os integralistas e comunistas, manifestando no Brasil os confrontos de rua que ocorriam também na Alemanha, entre nazistas e comunistas. A importância política dos dois grupos naquele momento histórico deu a importância política do embate.
“Olha a Pátria que desperta,
Mocidade varonil,
Marcha, marcha e brada alerta,
Anauê pelo Brasil.”
Estrofe do hino oficial da AIB, apud TRINDADE, H. Integralismo, 198.
Número 19 da Revista Anauê
De acordo com a estrofe do hino, da imagem da revista e seus conhecimentos sobre o integralismo, indique a alternativa que contém uma característica incorreta do integralismo.
- Nacionalismo.
- Utilização das cores da bandeira do Brasil, como o verde da camisa.
- Utilização de simbologias patrióticas e de unidade, como veículo de propaganda política.
- Internacionalismo.
- Convocação da juventude para a adesão ao movimento político.
Letra D. O integralismo era um movimento eminentemente nacionalista, cujo lema era “Deus, Pátria e Família”.