Topo
pesquisar

Exercícios sobre a História da Catedral de São Basílio

Exercícios de História

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre a história de um dos principais pontos turísticos de Moscou: a Catedral de São Basílio. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

A Catedral de São Basílio localiza-se na Praça Vermelha, nos arredores do centro fortificado de Moscou, o Kremlin. Atualmente, é um dos principais cartões-postais da cidade de Moscou e, por isso, visitado por milhares de turistas. A história da Catedral de São Basílio é bastante antiga e remonta ao século XVI, quando a dinastia dos Romanov nem havia se estabelecido ainda. Essa catedral foi construída durante qual reinado:

a) Yury Dolgoruky

b) Nicolau II

c) Nicolau I

d) Pedro, o Grande

e) Ivan, o Terrível

questão 2

Era uma prática muito comum dos imperadores russos ordenar a construção de grandes monumentos como forma de ressaltar o seu poder e/ou de comemorar eventos e importantes conquistas. No caso da Catedral de São Basílio, sua construção foi ordenada por qual razão:

a) Em comemoração à instituição de São Basílio como o novo patriarca da Igreja Ortodoxa sediada em Moscou.

b) Em comemoração à expulsão dos poloneses da cidade de Moscou em meados daquele século.

c) Em comemoração ao nascimento de Teodoro Ivanocih, herdeiro do rei moscovita.

d) Em comemoração à vitória militar da campanha realizada contra os tártaros em Kazan.

e) Em comemoração aos 75 anos da expulsão dos mongóis da Rússia.

questão 3

A Catedral de São Basílio tem como nome oficial Catedral da Intercessão da Santíssima Theotokos. O nome popular “São Basílio” faz referência a:

a) um profeta russo que ficou conhecido por falar com os animais

b) um profeta russo que ficou conhecido por prever a derrota russa em Kazan

c) um eremita russo conhecido por ter dons de clarividência e por ser amigo de Ivan IV

d) um padre russo que teve atuação destacada na guerra travada contra os tártaros no século XVII

e) um pregador russo que foi perseguido pela inquisição ortodoxa e morto na fogueira em 1557

questão 4

Algumas informações acerca da construção da Catedral de São Basílio são bastante obscuras e envoltas por uma série de lendas que os historiadores procuram desmistificar. Uma dessas lendas envolve os arquitetos responsáveis pela construção dessa catedral, Barma e Postnik. Qual é essa lenda?

a) A lenda afirma que ambos os arquitetos foram cegados por Ivan IV para que não construíssem outro prédio tão belo quando a Catedral de São Basílio.

b) A lenda afirma que foram expulsos da Rússia por Pedro, o Grande, pois não haviam construído a quantidade de torres exigida.

c) A lenda afirma que tiveram suas mãos cortadas por não terem construído a catedral no tempo exigido pelo imperador.

d) A lenda afirma que foram aprisionados pelo resto de suas vidas para que estivessem disponíveis sempre que o imperador necessitasse.

e) A lenda afirma que foram mortos por se negarem a construir um monumento em homenagem ao imperador.

respostas
Questão 1

Letra E

A Catedral de São Basílio foi construída durante o reinado de Ivan IV, também conhecido como Ivan, o Terrível. O imperador russo ordenou a construção em comemoração à vitória obtida contra os tártaros em Kazan.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA D

A Catedral de São Basílio foi construída em comemoração à vitória de Moscou contra os tártaros localizados em Kazan. Aquela região era parte do Canato de Kazan, e os imperadores moscovitas estavam em luta contra os tártaros desde meados do século XV. Essa guerra encerrou-se em outubro de 1552, quando os moscovitas liderados por Ivan IV conseguiram conquistar a cidade e, por fim, esse canato.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA C

São Basílio era um eremita russo que ficou conhecido pelo dom de clarividência, ou seja, de prever o futuro. São Basílio vivia pelas ruas de Moscou nos tempos de Ivan IV, e seu suposto dom de clarividência tornou-o conhecido e atraiu a atenção do imperador. São Basílio morreu em 1557 e tornou-se um santo na Igreja Ortodoxa após sua canonização em 1588.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA A

As lendas russas narram que os dois arquitetos responsáveis pela construção da Catedral de São Basílio tiveram seus olhos cegados a mando do imperador russo, Ivan IV, para que não pudessem construir um prédio tão belo quanto a catedral. Os historiadores, no entanto, argumentam que essa história provavelmente é falsa, uma vez que um dos arquitetos responsáveis pela catedral envolveu-se em outras construções tempos depois.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola