Exercícios sobre o governo de Floriano Peixoto

Exercícios de História do Brasil

Faça estes exercícios sobre o governo de Floriano Peixoto, o segundo presidente da história da república no Brasil, responsável por enfrentar diversas crises. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

Floriano Peixoto foi presidente do Brasil, de novembro de 1891 a novembro de 1894, e teve um governo marcado pelo autoritarismo e pela postura centralizadora. Fez a transição do poder para o civil Prudente de Morais a contragosto, e ficou conhecido na história brasileira por combater duas grandes revoltas que aconteceram no país. Estamos falando dos seguintes movimentos:

a) Guerra de Canudos e Revolta da Vacina

b) Guerra do Contestado e Cangaço

c) Revolta da Armada e Revolução Federalista

d) Revolta da Armada e Revolta da Vacina

e) Revolta da Chibata e Guerra do Contestado

questão 2

Em janeiro de 1892, os membros da Câmara dos Deputados e do Senado oficializaram um documento que suspendia o trabalho das duas casas. Esse acontecimento representava:

a) defesa para a implantação de uma república autoritária

b) manifestação contra a renúncia de Deodoro da Fonseca

c) denúncia dos congressistas contra a posse ilegal de Floriano Peixoto

d) insatisfação do Legislativo com o governo

e) todas as alternativas anteriores

questão 3

A Revolta da Armada, que aconteceu durante o governo de Floriano Peixoto, foi a segunda revolta organizada pela Marinha, instituição com muitos monarquistas que se tornou abertamente antiflorianista. Floriano Peixoto aproveitou-se desse acontecimento para:

a) aliar-se aos federalistas no Sul

b) ampliar sua política de austeridade iniciada por conta do encilhamento

c) reabrir o Legislativo para obter verbas importantes

d) ampliar as medidas centralizadoras

e) evacuar a capital do Brasil

questão 4

A Revolução Federalista foi uma das guerras civis mais violentas da história do Brasil e colocou castilhistas e federalistas lutando entre si, durante dois anos, pelo poder do Rio Grande do Sul. Floriano, temendo que os federalistas pudessem colocá-lo em risco, aliou-se aos castilhistas e enviou tropas para auxiliá-los. O avanço dos federalistas quase derrubou Floriano, mas, aos poucos, as tropas do governo derrubaram-nos.

A cidade que atualmente é Florianópolis tinha sido conquistada pelos federalistas, depois foi libertada pelas tropas do governo e rebatizada. O nome “Florianópolis” deu-se como uma homenagem a Floriano Peixoto. Qual era o antigo nome dessa cidade?

a) Piratini

b) Juliana

c) Contestado

d) Porto dos Casais

e) Desterro

respostas
Questão 1

LETRA C

A Revolta da Armada e a Revolução Federalista foram os dois grandes movimentos que o governo de Floriano Peixoto teve de enfrentar. A primeira foi motivada pela insatisfação da Marinha com o florianismo; e a segunda, por brigas políticas pelo controle do Estado do Rio Grande do Sul. Floriano suprimiu os dois movimentos por meio da força, e isso lhe deu o apelido de “Marechal de Ferro”.

Voltar a questão
Questão 2

LETRA A

O fechamento do Legislativo no Brasil estendeu-se de maio a janeiro de 1892. Foi uma medida utilizada pelos parlamentares para dar amplos poderes ao presidente, de maneira a consolidar-se a recém-proclamada república no Brasil. Essa medida também demonstra uma intenção dos parlamentares de transformar do país em uma república autoritária.

Voltar a questão
Questão 3

LETRA D

Com a Revolta da Armada, os marinheiros rebelaram-se contra o governo e passaram a atacar a capital, o Rio de Janeiro. O presidente Floriano Peixoto, conhecido pelo seu autoritarismo, impôs medidas que ampliaram a centralização do poder. As liberdades individuais e de imprensa foram suspensas por ordem do presidente.

Voltar a questão
Questão 4

LETRA E

No final de 1893, os revoltosos da Revolta da Armada, derrotados, fugiram para o Sul e uniram-se com os federalistas em luta contra os castilhistas e o governo. Estabeleceram-se na ilha de Santa Catarina e ocuparam a cidade de Desterro. Tempos depois, em abril de 1894, as tropas do governo conseguiram expulsar os rebeldes e recuperaram a cidade, que mudou de nome para homenagear o presidente, passando a chamar-se Florianópolis.

Voltar a questão
Logo Artigo
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
Artigo
Relacionado